IBM e Copersucar renovam parceria para reduzir custos e ganhar agilidade, segurança e escalabilidade

Publicado em 31/05/2021 16:15 e atualizado em 31/05/2021 17:00
Dalbi Arruda e Luis Marcelo Teixeira - CIO da Copersucar e Dir. de Serviços de Infraestrutura da IBM Brasil
Líder global na comercialização de açúcar e etanol escolheu IBM Cloud em sua transformação digital, além de seguir com parceria em diversas outras ferramentas

Podcast

Entrevista com Dalbi Arruda e Luis Marcelo Teixeira - CIO da Copersucar e Dir. de Serviços de Infraestrutura da IBM Brasil sobr

Download
 

LOGO nalogo

A Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol¹, escolheu IBM Cloud para ajudar a aumentar sua produtividade e eficiência, modernizar processos e acelerar a expansão de seus negócios. Responsável por comercializar 3,7 milhões de toneladas de açúcar e 5 bilhões de litros de etanol na safra 2019-20, a empresa concluiu recentemente um importante passo em sua jornada de transformação digital com a migração de sua infraestrutura principal de TI para IBM Cloud com suporte de IBM Global Technology Services.

O Brasil é hoje responsável por cerca de 23% da produção de açúcar do mundo² e referência mundial na produção de etanol de cana-de-açúcar, o biocombustível com menor pegada de carbono. O país ocupa o segundo lugar em produção de biocombustíveis, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Líder global nas duas áreas, a Copersucar tem um modelo de negócio único, conectando as usinas e os clientes, ao mesmo tempo em que realiza a operação logística, integrando todos os elos da cadeia de valor.

Para alcançar sua transformação digital e seus objetivos de negócio, a Copersucar contratou a IBM - sua parceira de tecnologia por mais de uma década - para realizar a migração de seu ambiente de uma arquitetura on-premises para IBM Cloud. Essa atualização de tecnologia abrangente conseguiu endereçar as principais necessidades do cliente: ganhar mais flexibilidade, segurança e escalabilidade de infraestrutura e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais de TI.

"A decisão de migração da nossa infraestrutura para nuvem foi pautada pela busca de agilidade, escalabilidade e custos adequados. IBM Cloud tem se mostrado a escolha certa neste sentido, na medida que pudemos experimentar mais agilidade na entrega de nossos serviços, sem perder a qualidade e a segurança que tínhamos no modelo anterior, on premises. Seguramente esse será um vetor para acelerar ainda mais a entrega de serviços e de novas soluções aos clientes internos, externos e ao nosso ecossistema, composto pelas nossas 34 usinas sócias", afirma Dalbi Arruda, CIO da Copersucar.

A IBM hoje gerencia todo o ambiente híbrido de TI da Copersucar - incluindo cargas de trabalho SAP, faturamento e sistemas de logística. Os serviços prestados impactam diretamente em toda a sua cadeia produtiva, desde a cana-de-açúcar no campo até a distribuição logística final dos produtos, como os navios de exportação.

"Empresas como a Copersucar estão buscando as capacidades da nuvem híbrida para inovar mais rapidamente. Além da eficiência e da escalabilidade, em IBM Cloud contamos com tecnologia de ponta em segurança, que permite à Copersucar rodar cargas de trabalho críticas ao mesmo tempo em que protege a integridade dos seus dados e operações", explica Luis Marcelo Teixeira, Diretor de Serviços de Infraestrutura da IBM Brasil. "Ao remover as barreiras comuns à adoção da nuvem, a IBM pode ajudar as empresas a aproveitar os seus benefícios".

Além do ambiente em nuvem, a IBM também gerencia o Service Desk de TI da Copersucar, movido pela inteligência artificial (IA) da solução IBM Workplace Services with Watson, que resolve de forma autônoma chamados de TI - como redefinições de senha de sistemas e acesso às pastas de rede - dos mais de 500 funcionários da empresa em todo o Brasil, ajudando em seu processo holístico de transformação digital de dentro para fora.

Com informações da IBM Brasil

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário