De guloseimas, brilho no pneu e cápsulas de remédios: Uso do açúcar na indústria vai muito além de adoçante

Publicado em 19/07/2021 16:21 e atualizado em 19/07/2021 18:39
Sidnei Sangali - Gerente Comercial de Açúcar para o Mercado Interno da Copersucar
Brasil é o maior exportador do produto ao mundo, com cerca de 30,8 milhões de toneladas comercializadas somente no ano de 2020

Podcast

Entrevista com Sidnei Sangali - Gerente Comercial de Açúcar para o Mercado Interno da Copersucar sobre a Função do Açúcar na Indústria

Logotipo Notícias Agrícolas

O uso do açúcar nas indústrias brasileiras vai muito além de apenas um adoçante para a produção de guloseimas, por exemplo. O produto também serve para dar brilho nos pneus dos carros, o chamado pneu pretinho. Na indústria farmacêutica, é utilizado para as cápsulas e ainda tem diversos outros usos importantes.

O Brasil é o maior exportador de açúcar do mundo, com cerca de 30,8 milhões de toneladas comercializadas em 2020, movimentando cerca de US$ 8,77 milhões.

"O açúcar é um alimento natural, proveniente de um dos sistemas de produção mais sustentáveis da agricultura brasileira... Ele se destaca como um nutriente energético de fácil aquisição e tem propriedades bem características", diz Sidnei Sangali, gerente comercial de açúcar para o mercado interno da Copersucar.

Além de adoçante, o açúcar é utilizado na panificação para dar textura aos alimentos, bem como dar brilho nas balas e agente conservante. Devido à variedade de produtos na qual o açúcar está presente, as expectativas relacionadas com a demanda são positivas, apesar dos temores de parte da população.

"Dificilmente você vai encontrar um produto que se tenha o substituto do açúcar com o mesmo sabor, você precisa utilizar outros aditivos para substituição. O vilão é o excesso, não o açúcar", pondera Sangali ao destacar que ainda não existe um substituto equivalente ao açúcar.

O uso do açúcar vai muito além da indústria de alimentos. O produto é aplicado na construção civil como retardador de cura do cimento, além de ativo nas resinas para cola de MDF. Na siderurgia, é usado na confecção de moldes para a produção de peças.

O adoçante também gera substrato em processos fermentativos para produção de ácido cítrico e glutamato monossódico. Na indústria de beleza, o açúcar também é utilizado nos sabões e sabonetes a base de glicerina. E, nos carros, dá brilho nos pneus.

Os xaropes e as cápsulas de remédios na indústria farmacêutica também têm o açúcar na sua composição. Na indústria têxtil, ele ainda é fixador de cor em tecidos jeans. "A utilização é bastante grande fora o uso na indústria alimentícia", pondera o gerente da Copersucar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário