Açúcar tem tendência baixista de preço com alta na safra da Ásia e expectativas melhores com BR

Publicado em 05/01/2022 16:40 e atualizado em 05/01/2022 18:10
Maurício Muruci - Analista da Safras & Mercado
Com cenário climático mais favorável no Centro-Sul do país nos últimos meses, diferente do ciclo 2021/22, consultoria Safras & Mercado estima moagem em cerca de 560 milhões de t para 2022/23 na região e 51 milhões de t no Nordeste

Podcast

Entrevista com Maurício Muruci - Analista da Safras & Mercado sobre o Mercado do Açúcar e Etanol

Logotipo Notícias Agrícolas 

O preço do açúcar no mercado futuro tem tendência de baixa com o avanço da safra na Ásia e expectativa de melhora nas lavouras de cana-de-açúcar no Brasil, de acordo com o analista da Safra & Mercado Maurício Mucuri.

Segundo ele, ao olhar para o fundamentos, percebe-se uma safra da Ásia se desenvolvimento de forma positiva, com crescimento no volume de produção a cada quinzena. “É um detalhe que já vinhamos avisando nossos clientes desde de julho do ano passado, quando estavam se desenvolvendo as chuvas de monções [fenômeno climático que prova chuvas fortes e longas] lá na Ásia”, afirmou. “A colheita vai ter um volume muito grande, que pressiona os preços em NY. Está se desenvolvendo conforme o script”, completou o analista.

De acordo com o que apontou Mucuri, a Tailândia, entre a safra passada e a atual, tem um aumento de 8 para 12 milhões toneladas de açúcar, enquanto que a Índia tem crescimento de 30 para 35 milhões de toneladas. Esses países são os dois maiores players da Ásia no mercado de açúcar.

Ainda segundo o que destacou o analista, o mercado olha também para a entressafra no Centro-Sul do Brasil, com perspectivas de desenvolvimento e recuperação. “As chuvas observadas desde outubro tem se mantido acima da média em janeiro e deve continuar assim em fevereiro, o que deve levar um desenvolvimento, mesmo que parcial, dos canaviais do Centro-Sul, que no ano passado foram afetadas pela seca”, afirmou. Assim, tanto no curto quanto no médio prazo, a disponibilidade de oferta é maior tanto na Ásia quanto no Brasil.

 

Consumo de etanol

O analista também falou acerca do consumo de etanol no Brasil. Segundo ele, o consumidor, em grande escala, tem preferência para a gasolina. Os deslocamentos e viagens votaram a acontecer em ritmo normal no país, não mais no padrão de pandemia, porém a demanda que o biocombustível perdeu para a gasolina não voltou mais.

Por esse motivo, o mix das usinas deve crescer um pouco mais o açúcar. De acordo com os dados apresentados pela analista, a média da safra de 21/22 foi na faixa de 47% para açúcar e 53% para o etanol. Na safra 22/23, o açúcar deve ter 49% e o etanol deve ter 51%. “A demanda [de etanol] está no mínimo do mínimo, regrediu para o padrão de 10 anos atrás. É claro que as usinas não vão virar a chave de uma vez para o açúcar, até porque não querer pressão por parte do governo de queda na mistura, mas vão canalizar o que puderem para o açúcar”, declarou Mucuri.

Segundo ele, uma opção para provocar uma reação na demanda de etanol seria a redução do preço. “Os preços praticados atualmente não podem existir mais. Tem que derrubar o nível de competitividade do hidratado, que em São Paulo está oscilando entre 72% e 75%. Tem que derrubar o preço do etanol para baixo de R$ 3,80/l para ficar competitivo em relação à gasolina e retomar a demanda”. Contudo, para, essa é uma medida que dificilmente as usinas podem tomar, levando em conta que a inflação aumentou os custos de produção.

 

Estimativas da safra 22/23

Mucuri também apresentou algumas estimativas para a safra de 22/22, feitas no última mês de dezembro pela Safra & Mercado. Segundo ele, o Brasil deve colher 614 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, sendo 560 milhões no Centro-Sul, 51 milhões no Nordeste e 3 milhões na região Norte.

A estimativa é de que o Centro-Sul produza 35 milhões de toneladas de açúcar e exporte 33 milhões de toneladas. Com a nova safra devem sem produzidos 19 bilhões de litros de etanol hidratado e 12 bilhões de litros de anidro.

Ainda segundo a estimativa da empresa, a produção do anidro de milho deve ficar em 1,8 bilhões de litrose do hidratado deve chegar a 2,7 bilhões de litros. Ele citou novamente que mix das usinas deve ficar em 49% para o açúcar e 51% para o etanol. O esperado é que o ATR (Açúcar Total Recuperável) fique em 145 kg por tonelada de cana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião e Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário