HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

IAC lança boletim gratuito com fundamentos para aplicação de herbicidas em cana-de-açúcar

Publicado em 27/01/2022 16:30
Carlos Alberto Mathias Azania - Pesquisador do Instituto Agronômico (IAC)
Publicação reúne informações sobre daninhas, históricos de infestação, disponibilidade de água no solo de acordo com a época de aplicação dos herbicidas, análise físico-química das moléculas ajustada à época da aplicação e o fundamento da dose

Podcast

Entrevista com Carlos Alberto Mathias Azania - Pesquisador do Instituto Agronômico (IAC) sobre herbicidas na cana-de-açúcar

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou o Boletim Técnico IAC 229 - Fundamentos para Aplicação de Herbicidas em Cana-de-Açúcar, em 7 de dezembro de 2021. A publicação foi elaborada para auxiliar canavicultores e técnicos na escolha dos herbicidas a serem aplicados nos canaviais. O boletim on-line e gratuito e pode ser baixado clicando aqui.

A obra reúne informações sobre a flora daninha e a construção de históricos de infestação, a disponibilidade de água no solo de acordo com a época de aplicação dos herbicidas, a análise físico-química das moléculas ajustada à época da aplicação e o fundamento da dose dos herbicidas de acordo com a textura do solo.

“O boletim traz conhecimento para o profissional eleger o herbicida mais adequado ao momento da sua aplicação, o que possibilitará seletividade à cultura, além de melhor eficácia de controle e proteção ambiental”, afirma Carlos Alberto Mathias Azania, pesquisador do IAC.

Além de Azania, colaboram na publicação os autores Andrea Padua Mathias Azania, Lucas Carvalho Cirilo e Antonio Luiz Cerdeira, todos colaboradores da equipe do Programa Cana/Matologia, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Segundo os autores, dentro de padrões normais de clima e manejo do canavial, os fundamentos abordados constituem importante ferramenta de auxílio em relação ao posicionamento de herbicidas. “Por ser a agricultura uma atividade de risco, mesmo seguindo todos os fundamentos técnicos, as intempéries climáticas ou incêndios em canaviais podem ocorrer e comprometer o resultado esperado”, destaca o pesquisador do IAC. Azania, coordena o Curso on-line Posicionamento de Herbicida, iniciado em janeiro de 2021.

Com informações do IAC

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário