Ferrugem linear do trigo aparece em lavouras do Rio Grande do Sul e produtor precisa ficar atento e agir rápido

Publicado em 23/09/2020 10:42 e atualizado em 23/09/2020 11:14
Cheila Cristina Sbalcheiro - Fitopatologista da Embrapa Trigo
Embrapa Trigo alerta para aparecimento de focos da doença no estado e recomenda que produtores monitorem suas lavouras e apliquem defensivos assim que identificarem os primeiros sintomas. Epidemia na Argentina em 2017 derrubou 71% da produção do país

Podcast

Ferrugem linear do trigo aparece em lavouras do Rio Grande do Sul e produtor precisa ficar atento e agir rápido

Download

LOGO nalogo

Em um levantamento realizado para Embrapa Trigo foi identificada a presença de focos de ferrugem linear em lavouras de trigo no Rio Grande do Sul. A doença é agressiva e se espalha rapidamente pelo ar, por tanto, demanda atenção do produtor brasileiro.

A fitopatologista da Embrapa Trigo, Cheila Cristina Sbalcheiro, explica que, enquanto a ferrugem da folha se caracteriza por pontos alaranjados espalhados desuniformemente nas folhas, a ferrugem linear apresenta pontos amarelos alinhados na folhagem.

Identificação da Ferrugem Linear no Trigo - Embrapa Trigo

O ciclo da doença é rápido, entre 5 e 6 dias, e cresce exponencialmente sendo espalhada para lavouras vizinhas através do ar. Sendo assim, a recomendação da especialista é que o produtor realize monitoramento constante das lavouras para identificar os sintomas e realizar aplicação emergencial de defensivos logo nas primeiras aparições.

Sbalcheiro relata que a ferrugem linear ataca as folhas principais do trigo, prejudicando a fotossíntese e demandando mais energia da planta para respirar, retirando potencial de enchimento dos grãos. Em 2017 a Argentina enfrentou uma epidemia da doença e teve sua produção derrubada em 71%.

Identificação da Ferrugem Linear no Trigo - Embrapa Trigo

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário