HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio do trigo avança no Paraná e perspectiva é de safra cheia neste inverno

Publicado em 16/06/2021 09:59 e atualizado em 16/06/2021 10:47
Carlos Hugo Godinho - Engenheiro Agrônomo do Deral
Atividades já aconteceram em 85% das lavouras com Deral esperando aumento de 4% na área cultivada e produção final de 3,8 milhões de toneladas. Projeção de rentabilidade também é maior do que a da safra passada e anima os produtores

Podcast

Plantio do trigo avança no Paraná e perspectiva é de safra cheia neste inverno

Download

LOGO nalogo

O Paraná já plantou 85% dos hectares esperados para a safra de trigo neste inverno. Após um começo com falta de chuvas entre abril e maio, as condições climáticas melhoraram e as atividades avançaram bem nas últimas três semanas.

De acordo com os últimos números do Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a expectativa é que a área cultivada cresça 4% com relação à safra passada e a produção final chegue às 3,8 milhões de toneladas.

O engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, aponta que as previsões para a sequência da safra mostram normalidade climática com temperaturas amenas e chuva dentro da média esperada, o que deve garantir essa produção 800 mil toneladas maior do que a de 2020.

O risco para as lavouras agora passa a ser a ocorrência de geadas. O engenheiro explica que, neste momento, as plantas ainda em germinação não sofreriam muito caso o fenômeno fosse registrado, mas que em 30 dias as lavouras vão estar suscetíveis a perdas devido as geadas.

Do lado do mercado, as perspectivas também são positivas. Godinho destaca que os custos de produção subiram 30% em um ano, mas que os preços do trigo saltaram 50% no mesmo período, o que deixa a possibilidade de rentabilidade em 2021 ainda maior do que a alcançada no ano passado.

Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário