HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Geadas chegam ao Paraná com 27% do trigo em estágio suscetível ao dano

Publicado em 30/07/2021 10:16
Carlos Hugo Godinho - Engenheiro Agrônomo do Deral
Tamanho do prejuízo só será mensurado quando as lavouras entrarem em enchimento de grão, mas perdas podem chegar à 100% na áreas atingidas

Podcast

Geadas chegam ao Paraná com 27% do trigo em estágio suscetível ao dano

Logotipo Notícias Agrícolas 

Os produtores paranaenses confirmaram a animação inicial com a safra de inverno e plantaram 5% mais áreas de trigo do que a atingido na safra passada, com crescimento destaque para a região Sul do estado. Depois do plantio, o estado já passou por geadas que atingiram as lavouras em diferentes estágios de desenvolvimento. 

Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, as geadas do final de junho não tiveram impacto nas lavouras, as de 19/20 de julho atingiram 1% da área que já estava com espigas expostas, mas as ocorrências desta semana encontraram 27% das lavouras em estágio mais suscetíveis aos danos.

O especialista destaca que só será possível contabilizar as perdas quando as plantas entrarem em enchimento de grãos. Sendo assim, a projeção oficial do departamento segue sendo de produção ao redor das 3,9 milhões de toneladas.

Godinho aponta ainda que os bons preços do trigo no mercado devem garantir rentabilidade para quem conseguir colher bem, mas ressalta que muitas áreas podem ter perdas de até 100% em caso de geadas fortes nas fases mais críticas.

Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário