Publicidade
HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Lavouras do cedo sofreram com geadas em Ponta Grossa/PR e trigo pode perder até 20%

Publicado em 02/08/2021 10:10 e atualizado em 02/08/2021 10:53 737 exibições
Gustavo Ribas Netto - Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR
Primeiras áreas semeadas foram as que sofreram com as últimas geadas e queda no potencial produtivo já começa a aparecer na região. Planejamento para próxima safra verão também avança e milho deve ganhar terreno sobre a soja

Podcast

Lavouras do cedo sofreram com geadas em Ponta Grossa/PR e trigo pode perder até 20%

Logotipo Notícias Agrícolas 

A expectativa para a safra de inverno em Ponta Grossa no Paraná era muito positiva, mas as complicações climáticas já tiraram uma parcela deste otimismo. Primeiro reduzindo o acréscimo esperado de área plantada e depois já ocasionando perdas de produtividade.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR, Gustavo Ribas Netto, as lavouras que foram plantadas primeiro foram as mais afetas pelas geadas e já devem ter perdido entre 15 e 20% do potencial produtivo.

Publicidade

Com isso, a perspectiva de rentabilidade já foi afetada e deve ficar restrita aqueles produtores que registrarem menor índice de perdas, uma vez que os custos de produção foram muito elevados.

A liderança destaca que ainda é esperada uma nova onde de frio e ocorrências de geadas, o que podem prejudicar ainda mais a situação. Outra preocupação é a falta de chuvas que reduz a disponibilidade hídrica no solo, já pensando na próxima safra de verão.

Justamente olhando para a sequência de plantios, Netto relata que o planejamento e compra de insumos está bastante adiantado e que muitos produtores da região devem optar por ampliar a área cultivada com milho acompanhando o cenário de baixa disponibilidade do mercado.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR no vídeo.

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário