HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inverno chuvoso atrasou plantio de trigo no RS e região Sul do estado terá menos área do que o esperado

Publicado em 18/07/2022 10:09 e atualizado em 18/07/2022 10:58
Marcelo De Baco - Corretor de Mercado De Baco Corretora de Mercadorias
Atividades deveriam ser encerradas ao final de junho, mas ainda senguem avançando e algumas localidades devem deixar de plantar. Preços de mercado são positivos, mas devem recuar com a chegada da colheita em novembro

Podcast

Inverno chuvoso atrasou plantio de trigo no RS e região Sul do estado terá menos área do que o esperado

Logotipo Notícias Agrícolas

O plantio do trigo já foi concluído em 88% das lavouras do Rio Grande do Sul, de acordo com dados divulgados pela Emater/RS-Ascar na última sexta-feira (15), enquanto o mesmo período do ano passado já registrava 94% e a média dos últimos cinco anos é de 93%. 

Na avaliação do corretor de marcado da De Baco Corretora de Mercadorias, Marcelo De Baco, esse atraso se dá em função das inesperadas chuvas no inverno gaúcho que dificultam a avanço das atividades e devem, inclusive, impedir o plantio em algumas áreas do Sul do estado. 

“O plantio foi bastante escalonado com um inverno bastante chuvoso e isso alongou o período de plantio. Especialmente em regiões da metade Sul, em áreas de planície que o solo é fácil de ficar encharcado, fica mais difícil fazer a drenagem e o controle. Toda a região Sul como Alegrete, Pelotas, Capão do Leão e Viamão, o pessoal abandonou áreas porque não conseguia drenar e o solo não tinha capacidade de secar a tempo de plantar o trigo”, conta. 

Mesmo com essas dificuldades, o corretor destaca que o estande de lavouras é bom neste início de safra e a oferta de 2022 deve chegar com força no mercado gaúcho durante o mês de novembro, impactando no movimento das cotações do cereal. 

“Existe uma forte entrada, uma oferta robusta e momentânea daquele volume de trigo e isso faz com que os preços sejam deprimidos. É importante que vá se saindo das posições de trigo, especialmente daquilo que cobre custo, e se consiga sair dela antes do forte da safra porque pode acontecer uma queda”, diz De Baco. 

Confira a íntegra da entrevista com o corretor de marcado da De Baco Corretora de Mercadorias no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário