MERCADO DO AÇÚCAR: Baixistas cautelosos

Publicado em 16/07/2012 07:38
Comentário Semanal – de 09 a 13 de julho de 2012. Por Arnaldo Luiz Corrêa.
O mercado de açúcar em NY fechou a semana em altaentre 3 e 12 dólares por tonelada ao longo da curva de preços que se estende até julho de 2015. O primeiro vencimento, outubro/2012, encerrou a sexta-feira cotado a 22,73 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 48 pontos na semana, ou 10,58 dólares por tonelada. O spread outubro/março alargou 10 pontos na semana, denotando que o mercado teme menos agora a falta de disponibilidade de açúcar nesse inicio de safra provavelmente por acreditar que o tempo deve se firmar e não prejudicar mais a moagem. Desde a expiração do vencimento julho, o mercado subiu quase 8% em média nos quatro primeiros meses de tela. 

O consenso aponta que estamos num novo patamar de preços, um pouco mais construtivo em relação aos preços, mas longe de ser irracionalmente altistas. O mercado tem estado muito ligado ao clima e tirando esse peso nada impede que ele possa andar de lado e ficar espremido num intervalo estreito de preços (21-24 centavos). 

Algumas coisas legitimam esse pensamento: as nomeações de navio referentes à entrega de julho já foram feitas; o mercado internacional de grãos, em especial o milho, experimenta uma alta significativa o que faz com que o etanol no mercado internacional se valorize (somente neste mês o milho subiu 25%); e, os fundos que apostaram na baixa tomaram uma surra do mercado e tiveram que se cobrir em 42.000 lotes (equivalente a 2.1 milhões de toneladas). Alguém acha que – em sã consciência – esse pessoal vai ter coragem de entrar vendido novamente? Em contrapartida, 42.000 lotes moveram o mercado apenas 50 pontos o que demonstra que as usinas que estavam com alguma coisa ainda para fixar contra o outubro, aproveitaram a oportunidade para fixarem suas vendas. Os baixistas estão definitivamente mais cautelosos e lambendo as feridas.

A UNICA divulgou seu número de moagem que engloba até o dia 1º de julho: 128,31 milhões de toneladas de cana, 27,8% abaixo do volume da safra anterior nesse mesmo período. Onze dias perdidos devido às paralizações por conta da chuva é o que se contabiliza até agora. Esse número não deve prejudicar o total de cana a ser moída, mas sem dúvida empurra para meados de dezembro o final da moagem. O mercado comenta que pode haver um volume de cana bisada da ordem de 30 milhões de toneladas. Isso colocaria a produção próxima dos 470 milhões de toneladas. Ainda é muito cedo para se afirmar isso.

A pressão aumenta sobre mudanças na estrutura de preço de combustíveis controlada pelo governo. Vários setores insuspeitos da mídia abordam o tema de maneira imparcial e concluem aquilo que todos nós estamos cansados de saber: que o governo federal é o maior inimigo do setor sucroalcooleiro. Resta-nos saber se a teimosia da presidente da república e a arrogância do seu ministro da fazenda vão um dia ter fim. A revista Exame trouxe extensa matéria intitulada “O que afundou o etanol” que vale a pena a leitura.

Merece atenção redobrada por parte do setor a ideia do governo mudar a mistura de anidro na gasolina para 25%. Agora, não dá. É evidente que o aumento na mistura é bem recebido pelo setor, mas para isso precisa haver planejamento e transparência. Faze-la agora coloca em risco o abastecimento e joga novamente a opinião pública contra o setor se houver falta do combustível. Desse governo, tudo é possível.

A quinta estimativa da safra de cana do Centro-Sul elaborada pela Archer Consulting aponta uma produção de cana de 502 milhões de toneladas, 1,2% abaixo da estimativa anterior de 27 de abril, considerando uma produção de 32,129 milhões de toneladas de açúcar (redução de 379 mil toneladas) e 20,601 bilhões de litros de etanol (redução de 622 milhões de litros).

O hidratado negociado a R$ 1,2800 por litro equivale ao açúcar em NY a 17,82 centavos de dólar por libra-peso sem prêmio de polarização. Dólar a 2,0000 eleva o valor acima a 18,12. Dólar a 2,1000 joga para 17,39 centavos de dólar por libra-peso. 

Gostaríamos de convidar a todos os leitores visitarem nosso novo site www.archerconsulting.com.br 

Excepcionalmente não haverá comentário na próxima semana. Voltaremos na semana seguinte.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário