O Deus Pan - Comentário Semanal do Açúcar

Publicado em 21/03/2011 09:58
Comentário Semanal – de 14 a 18 de março de 2011

O mercado de açúcar em NY viveu uma semana de quedas acentuadas decorrentes do derretimento das commodities na esteira dos acontecimentos no Japão. O vencimento maio chegou a negociar 25,47 centavos de dólar por libra-peso, uma queda de quase 18% em relação à máxima da semana anterior, mas acabou encerrando a semana com queda de 26 dólares por tonelada, cotado a 27,66 centavos de dólar por libra-peso. Os vencimentos julho, outubro e março fecharam com quedas mais modestas entre 15 e 23 dólares por tonelada. Os vencimentos de outubro de 2012 em diante fecharam com pequena alta.

Como sempre ocorre em mercados nervosos, sai-se melhor quem tem sangue gelado e não se deixa levar pela avalanche de notícias nem sempre fiéis. As quedas na semana passada foram aproveitadas por algumas usinas que recompraram parte de suas fixações da 2011/2012 e pelas indústrias que fixaram o preço da matéria prima ao longo da curva. Da mesma forma, quem fixou etanol usando NY está rindo a caminho do banco.

Os antigos gregos acreditavam que o deus Pan, que possuía chifres e pé de bode, se escondia em lugares solitários e aparecia de repente apavorando camponeses e pastores, sem nenhum motivo. A palavra pânico tem daí a sua origem: “o terror causado pelo deus Pan”. Em vez de camponeses e pastores as vitimas hoje são os produtores, traders, comerciantes e investidores.

Os pânicos nos mercados existem desde que os mercados existem. Por definição, considera-se pânico quando ocorre um súbito medo generalizado de que a vaca esteja indo irremediável e rapidamente para o brejo ou, em economês, o pavor da iminência de um colapso econômico ou financeiro que leve a liquidação de posições compradas, saques de fundos ou de ações em queda, entre outras coisas. Quando o pânico entra pela porta da sala de operações, os traders se jogam pela janela. Geralmente é assim. E foi mais ou menos isso que ocorreu essa semana no mercado de açúcar.

Evidente que o problema terrível vivido pelo Japão amedronta qualquer investidor. Mas, num determinado momento, para quem acompanhou o mercado de perto, viu-se o Índice NIKKEI ter uma desvalorização desde o tsunami em menor intensidade do que a do açúcar. Isso faz algum sentido? Na hora do pânico entra em ação o efeito manada e os fundos liquidam agressivamente as posições que ainda lhes apresenta lucro para poderem diminuir as perdas incorridas nos demais mercados. E nessa hora o irracional domina e os fundamentos passam a ser secundários. Uma curiosidade: no acumulado do ano, o açúcar caiu 13,8%, o índice NIKKEI 9,9%.

As estimativas de modelos desenvolvidos pela Archer Consulting mostram que o Brasil deverá exportar 32 milhões de toneladas de açúcar daqui a 6 anos. O consumo interno de açúcar deverá atingir 14 milhões de toneladas, enquanto o consumo de etanol anidro e hidratado deve se aproximar dos 55 bilhões de litros. Sem contar o consumo de outros fins e da eventual exportação residual de etanol, a conversão desse potencial nos mostra a necessidade de um esmagamento de cana beirando um bilhão de toneladas. Ou seja, o setor precisa crescer 60% em seis anos. Mesmo que o percentual de veículos flex que utilizam etanol caia dos atuais 62% para – digamos – 40%, ainda assim, vamos precisar de 900 milhões de toneladas de cana para fechar a conta, ou seja, ao invés de crescer 60% vamos precisar crescer “apenas” 45%. As refinarias terão que disponibilizar ao mercado brasileiro 8 bilhões de litros adicionais de gasolina para atender a essa substituição. Não importa em que direção se olhe, é muito difícil ser pessimista neste setor. Pelo menos no longo prazo. No curto vamos indo ao sabor de Pan.

Um analista de um banco sugeriu que o terremoto/tsunami no Japão vai afetar o consumo de alimentos no continente com reflexos na Oceania, ou seja, as pessoas não vão comer mais e jejuar pela paz universal. Papel aceita qualquer coisa.

Neste final de semana o Brasil recebe a visita do casal Obama. Embora o presidente americano goze de menor prestigio em seu país do que fora, é fato que os brasileiros nunca tiveram tanta simpatia e admiração por um presidente americano desde JFK. O clima favorável a Obama, que tem um quê de brasilidade percebida pelo povão, pode ajudar a melhorar as relações entre os dois países, deteriorada pela mediocridade com a qual Lula a tratou, adulando ditadores da pior espécie, prejudicando a visão do Brasil junto ao congresso americano, pelo seu vexatório apoio ao Irã, que em nada ajudou o país na suspensão da tarifa de importação do etanol, apenas para citar um caso.

No Fundo Fictício da Archer Consulting tivemos que vender 250 lotes no maio, para zerar o delta, ao nível de 28,30 centavos de dólar por libra-peso. Ainda assim, devido ao enorme time value diário, acabamos ganhando US$ 78.568,72 na semana, elevando o ganho acumulado para US$ 5.038.263,49, com rendimento anualizado de 125,88% em 806 dias de existência. A nossa posição, no entanto está em 199 lotem comprados no delta e vamos zerar se o mercado bater 27,40 no maio.

Tenham todos uma excelente semana.

Arnaldo Luiz Corrêa


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário