Café: Edição Especial do Boletim Carvalhaes de 80 anos

Publicado em 07/06/2013 18:39

Neste mês de junho o Boletim Semanal do Escritório Carvalhaes completa oitenta anos de distribuição ininterrupta. No dia cinco de junho de 1933, os irmãos Alvaro Rossman Carvalhaes e Nelson Rossman Carvalhaes, da terceira geração da família Carvalhaes envolvida com produção e comercialização de café, publicaram o primeiro exemplar do Boletim Semanal do Escritório Carvalhaes. 

Já em seu primeiro número, o Escritório Carvalhaes participava que seu Boletim Semanal seria distribuído aos clientes e amigos, informando a todos o que ocorresse no mercado de café na “praça” de Santos (onde então se concentravam os negócios). Estabeleciam que o boletim seria distribuído no primeiro dia útil de cada semana contendo, da maneira mais sintética possível, de modo a caber no reduzido espaço de uma página, o relato de todos os acontecimentos da semana anterior, que, presente ou futuramente, pudessem influir no mercado de café.  

Com o passar dos anos, nosso Boletim Semanal conquistou leitores, credibilidade e respeito, procurando sempre defender os interesses da cafeicultura brasileira de maneira honesta, independente e franca. Já nos anos quarenta do século passado, seus comentários eram citados com frequência pelos jornais “O Estado de São Paulo”, “Folha de São Paulo” e “A Tribuna” de Santos, em um relacionamento de respeito e confiança que persiste até os dias atuais, além de serem utilizados pela imprensa regional das diversas regiões produtoras de café no Brasil. 

Nas décadas seguintes, por alguns anos, chegou a ser publicado integralmente pelo Jornal “Folha de São Paulo”, foi presença constante no jornal “Gazeta Mercantil” durante toda a existência desse respeitado diário econômico, alcançando a confiança de importantes agências e jornais internacionais como” Bloomberg”, “Dow Jones”, “Wall Street Journal” e “Financial Times”.  As cotações e opiniões de nosso Boletim Semanal estão presentes no jornal “Valor Econômico” desde seu primeiro número.  

Programas ligados ao campo e ao agronegócio em diversos canais de TV utilizam informações, opiniões e cotações do semanário do Escritório Carvalhaes, que com frequência está presente na programação do “Globo Rural”, “Canal Rural”, “Canal Terra Viva”, “Canal do Boi” e em algumas ocasiões nos informativos das TVs abertas.  

Quando começamos a publicá-lo, em 1933, estava no poder o ditador Getúlio Vargas e desde então nosso Boletim Semanal relatou a convivência e os atritos dos negócios de café com todos os governos, mudanças políticas, econômicas e “pacotes” de nosso país. Não foram poucas as pressões e tentativas de intimidação de governantes e influentes figuras da área econômica e comercial.  

A partir dos anos setenta, o extraordinário avanço da tecnologia da informação modificou profundamente o cenário mundial e consequentemente os negócios de café. As mídias nascem e morrem com uma velocidade inacreditável e nosso boletim é adaptado a cada inovação, procurando sempre manter sua essência, estabelecida por seus fundadores em 1933. Atualmente nosso boletim é enviado via email e publicado em nosso site www.carvalhaes.com. 

Na comemoração dos oitenta anos de nosso Boletim Semanal, reafirmamos o compromisso de defender a cafeicultura brasileira,  trabalhando por seu desenvolvimento, aprimoramento e valorização. 

Nas imagens abaixo, números históricos do boletim do Escritório Carvalhaes. As quatro primeiras edições sobre o mercado do café dos dias 5, 12, 19 e 26 de junho de 1933. Viaje pela história do café com as imagens abaixo:

Carvalhaes 5

Carvalhaes 12

Carvalhaes 19

Carvalhaes 26

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Escritório Carvalhaes

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário