Alta no preço do leite ao produtor em dezembro/20, por Scot Consultoria

Publicado em 04/01/2021 09:48

Depois da queda no preço do leite pago ao produtor em novembro/20, as cotações subiram no pagamento realizado em dezembro/20, que remunera o leite entregue no mês anterior.

A média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria registrou alta de 1,0% na comparação mensal.

O aumento é reflexo da oferta mais ajustada de leite na safra deste ano no Brasil Central e região Sudeste, em função dos atrasos nas chuvas e condições ruins das pastagens naquela oportunidade, bem como os custos de produção pesando mais no bolso do produtor. 

No Sul do país, em especial em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a oferta de leite para os laticínios também foi prejudicada pelo clima mais adverso (falta de chuvas em novembro), o que ajudou na sustentação do mercado de leite e derivados em dezembro, quando historicamente os preços do leite ao produtor caem.

No mais, o pico de produção nos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste normalmente ocorre em dezembro ou janeiro, mas nesta temporada, de atrasos na recuperação das pastagens, a previsão é de que os maiores volumes sejam registrados em janeiro/21.

Do lado da demanda por leite e derivados, houve uma maior procura pelo varejo no mercado atacadista (indústrias) na primeira quinzena de dezembro, para este se abastecer para as festas de final de ano.

No entanto, a movimentação no atacado foi bem menor na segunda quinzena, com boa parte do varejo já abastecido. Por outro lado, aumentou a demanda na ponta final da cadeia na segunda metade do mês, com a população indo as compras para as festas de final de ano.

A demanda maior foi por leite condensado, creme de leite e queijos. Já o escoamento de leite fluido (UHT e pasteurizado) e leite em pó nos supermercados se mostrou mais fraco, como ocorre sazonalmente neste período do ano.

Para o pagamento a ser realizado em janeiro de 2021, referente a produção entregue em dezembro/20, o viés do mercado é de manutenção a queda nos preços do leite ao produtor, com 58% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria apontando para manutenção nos preços do leite ao produtor, 27% das indústrias estimando queda das cotações e 15% falando em alta no preço do leite.

Além da produção aumentando com mais força nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, com a melhoria das condições das pastagens, sazonalmente, janeiro é um mês de demanda ruim por produtos lácteos, com as férias e festas de final de ano.

Apesar da expectativa de o viés de baixa ganhar força no pagamento a ser realizado em janeiro/21 (produção de dezembro/20), no Brasil Central e no Centro Sul, alguns laticínios apontam para alta no preço pago ao produtor, em função da produção de leite mais ajustada, prejudicada pelo clima adverso (falta de chuvas), principalmente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário