Trigo: Clima irá favorecer semeadura do cereal brasileiro em 2013

Publicado em 05/03/2013 11:26
700 exibições
Faltando uma semana para o início da janela agronômica de plantio do trigo no Paraná e 1 mês no Rio Grande do Sul (segundo o zoneamento agroclimático 2012), trazemos hoje as primeiras expectativas de clima para a semeadura do cereal nas principais regiões produtoras de trigo do Brasil.
Segundo dados do CPTEC, estimando o comportamento de chuvas e temperatura nos próximos três meses (março, abril e maio), espera-se grosso modo que as temperaturas se mantenham dentro da normal climatológica para o período na região Sul do país, minimizando em um primeiro instante o risco de geadas precoces, ainda que neste período (desenvolvimento vegetativo) as geadas não exerçam risco aos rendimentos da cultura do trigo.
Com a relação às chuvas, segundo o órgão governamental nota-se uma maior probabilidade de ocorrência de precipitações acima da normal climatológica para o período. Este cenário fica mais caracterizado nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No Paraná, a única região favorecida por esta provável abundância de umidade seria a porção leste, onde se situa os Campos Gerais. Ainda assim a manutenção da normal climatológica de distribuição de chuvas garantiria um bom estabelecimento da cultura nas demais regiões (Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul).
Dados ainda preliminares, com o clima no período crítico da cultura estando melhor estimado nas previsões do triênio maio-junho-julho, quando a maior parte das lavouras estarão em período de florescimento.

Confira mais informações no site da AF News
Tags:
Fonte: AF News

Nenhum comentário