Trigo: Clima irá favorecer semeadura do cereal brasileiro em 2013

Publicado em 05/03/2013 11:26
Faltando uma semana para o início da janela agronômica de plantio do trigo no Paraná e 1 mês no Rio Grande do Sul (segundo o zoneamento agroclimático 2012), trazemos hoje as primeiras expectativas de clima para a semeadura do cereal nas principais regiões produtoras de trigo do Brasil.
 
Segundo dados do CPTEC, estimando o comportamento de chuvas e temperatura nos próximos três meses (março, abril e maio), espera-se grosso modo que as temperaturas se mantenham dentro da normal climatológica para o período na região Sul do país, minimizando em um primeiro instante o risco de geadas precoces, ainda que neste período (desenvolvimento vegetativo) as geadas não exerçam risco aos rendimentos da cultura do trigo.
 
Com a relação às chuvas, segundo o órgão governamental nota-se uma maior probabilidade de ocorrência de precipitações acima da normal climatológica para o período. Este cenário fica mais caracterizado nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
 
No Paraná, a única região favorecida por esta provável abundância de umidade seria a porção leste, onde se situa os Campos Gerais. Ainda assim a manutenção da normal climatológica de distribuição de chuvas garantiria um bom estabelecimento da cultura nas demais regiões (Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul).
 
Dados ainda preliminares, com o clima no período crítico da cultura estando melhor estimado nas previsões do triênio maio-junho-julho, quando a maior parte das lavouras estarão em período de florescimento.

Confira mais informações no site da AF News
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AF News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário