Mais chuvas e menos café de qualidade

Publicado em 16/07/2012 15:23
Por Armando Matielli, engenheiro agrônomo e cafeicultor em Guapé/MG e presidente executivo da Sincal.
Após um índice pluviométrico totalmente anormal no mês de junho passado, onde em algumas regiões cafeeiras choveu até 200 milímetros correspondendo de 4 a 10 vezes mais que a média histórica, as condições climáticas acabam sendo altamente comprometedoras para a qualidade da bebida e tipo do café. Alto volume de café caído no solo e atacado por diversos fungos que provocam malefícios na qualidade dos grãos. 

 Agora, no mês de julho as chuvas voltaram acompanhadas de verdadeiros vendavais, aumentando a umidade e agravando ainda mais a qualidade. A umidade é o principal catalisador das ações dos fungos que prejudicam o bom desenvolvimento das plantas. Além disso, a ventania provoca uma queda ainda mais acentuada de café no solo. Coincidentemente, no dia 12 de julho, eu estava viajando pelo cinturão cafeeiro do sul de minas, no sentido do estado de São Paulo e, “boca da noite” iniciou o temporal, chuvas acompanhadas de fortes vendavais, levando a paradas sucessivas pela baixa visibilidade provocada pela tormenta. Chegando em Guaxupé/MG fui informado de que até o show do famoso cantor Luan Santana tinha sido cancelado naquela noite, pois a ventania com chuvas havia desestruturado toda a logística do evento com sérios prejuízos no palco e outros.
 
Iniciamos essa semana já com chuvas novamente que devem perdurar até o próximo dia 18. Os cafeicultores e o mercado que estão posicionados na venda de café com entregas futuras terão seríssimos problemas, pois vejo como um dos piores anos que teremos em termos de qualidade. A situação será muito crítica, além do atraso na colheita em pelo menos 20 a 40 dias, dependendo da região/altitude, ainda entraremos setembro e outubro colhendo café e recebendo mais chuvas na entrada da primavera. Outro ponto relevante será a queda na produção de 2013/2014, pois essa chuvarada totalmente atípica descaracterizou o ciclo fisiológico do cafeeiro descodificando a florada por inexistência do stress hídrico e a grande quantidade de possíveis botões florais que serão extirpados no contado físico pela ação da colheita que, com o atraso, adentrará a primavera. 

Recomendamos ao comércio o máximo de paciência com os cafeicultores, principalmente no item qualidade, pois  a ocorrência de chuvas totalmente atípica é comandada pela ação de Deus. Aos cafeicultores, recomendamos o máximo de cautela, vender extremamente o necessário, pois teremos surpresas desagradáveis em termos de qualidade e mais a insegurança quanto a produção para a colheita do ano vindouro.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Armando Matielli

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário