Belagrícola divulga comunicado oficial sobre estrutura societária e situação econômica após informações da Pengdu Agriculture

Publicado em 18/12/2025 13:15

Logotipo Notícias Agrícolas

O grupo Belagrícola emitiu nesta quinta-feira (18) um comunicado à imprensa trazendo alguns esclarecimentos depois da publicação da reportagem sobre a fraude corporativa da  empresa chinesa Pengdu Agriculture, controlada pela Shanghai Pengxin Group.  

O objetivo do documento é trazer pontos, principalmente, sobre sua estrutura societária e situação econômico-financeira. E o grupo reforça ainda que, mesmo detendo 53,99% do capital da companhia, " a gestão da Belagrícola é totalmente independente". 

Abaixo, confira o comunicado na íntegra: 

COMUNICADO À IMPRENSA

A Belagrícola vem a público esclarecer informações recentemente divulgadas sobre sua estrutura societária e situação econômico-financeira:

•    Participação acionária: A Pengdu Agriculture detém 53,99% do capital da companhia. No entanto, a gestão da Belagrícola é totalmente independente, conduzida por órgãos autônomos de administração e diretoria executiva profissional, sempre pautada por rigorosa governança corporativa.

•    Autonomia financeira: A operação da Belagrícola não depende de suporte financeiro de seus controladores. É sustentada por capital de giro próprio, linhas de crédito contratadas diretamente no mercado e geração operacional de caixa.

•    Estrutura societária no Brasil: O controle societário direto da Belagrícola é exercido pela empresa brasileira DKBA Participações Ltda., integrante da estrutura internacional do grupo. Ressalta-se que não há relação de garantias ou coobrigação financeira da Pengdu Agriculture em relação às dívidas e operações da Belagrícola, nem coobrigações da Belagrícola para com a Pengdu. 

•    Emissão de CRAs: Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) vinculados à Belagrícola não contam com garantias da Pengdu Agriculture, nem exigem aval ou fiança de seus controladores. Estão lastreados exclusivamente em recebíveis originados nas operações da própria companhia.

•    Transparência e segurança: As operações de CRAs foram estruturadas em conformidade com a regulação vigente, com lastros auditáveis e mecanismos de monitoramento que asseguram elevado nível de transparência e segurança, em linha com as melhores práticas do mercado de capitais.

•    Contexto setorial: A atual situação econômico-financeira da Belagrícola, que motivou a apresentação de um Plano de Recuperação Extrajudicial, decorre de um ciclo excepcionalmente adverso para o agronegócio brasileiro, marcado por quebras de safra, eventos climáticos extremos, juros elevados, aumento da inadimplência e retração de crédito e aumento expressivo da inadimplência em toda a cadeia.

•    Confiança do mercado: Já no protocolo do seu Plano de Recuperação, mais de 35% dos principais fornecedores de insumos e parceiros financeiros manifestaram apoio ao Plano, demonstrando confiança na companhia. Com 40 anos de atuação no setor, a Belagrícola reafirma seu compromisso de conduzir esse processo com responsabilidade, governança e transparência, assegurando a sustentabilidade do negócio nos próximos ciclos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário