Belagrícola divulga comunicado oficial sobre estrutura societária e situação econômica após informações da Pengdu Agriculture
![]()
O grupo Belagrícola emitiu nesta quinta-feira (18) um comunicado à imprensa trazendo alguns esclarecimentos depois da publicação da reportagem sobre a fraude corporativa da empresa chinesa Pengdu Agriculture, controlada pela Shanghai Pengxin Group.
O objetivo do documento é trazer pontos, principalmente, sobre sua estrutura societária e situação econômico-financeira. E o grupo reforça ainda que, mesmo detendo 53,99% do capital da companhia, " a gestão da Belagrícola é totalmente independente".
Abaixo, confira o comunicado na íntegra:
COMUNICADO À IMPRENSA
A Belagrícola vem a público esclarecer informações recentemente divulgadas sobre sua estrutura societária e situação econômico-financeira:
• Participação acionária: A Pengdu Agriculture detém 53,99% do capital da companhia. No entanto, a gestão da Belagrícola é totalmente independente, conduzida por órgãos autônomos de administração e diretoria executiva profissional, sempre pautada por rigorosa governança corporativa.
• Autonomia financeira: A operação da Belagrícola não depende de suporte financeiro de seus controladores. É sustentada por capital de giro próprio, linhas de crédito contratadas diretamente no mercado e geração operacional de caixa.
• Estrutura societária no Brasil: O controle societário direto da Belagrícola é exercido pela empresa brasileira DKBA Participações Ltda., integrante da estrutura internacional do grupo. Ressalta-se que não há relação de garantias ou coobrigação financeira da Pengdu Agriculture em relação às dívidas e operações da Belagrícola, nem coobrigações da Belagrícola para com a Pengdu.
• Emissão de CRAs: Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) vinculados à Belagrícola não contam com garantias da Pengdu Agriculture, nem exigem aval ou fiança de seus controladores. Estão lastreados exclusivamente em recebíveis originados nas operações da própria companhia.
• Transparência e segurança: As operações de CRAs foram estruturadas em conformidade com a regulação vigente, com lastros auditáveis e mecanismos de monitoramento que asseguram elevado nível de transparência e segurança, em linha com as melhores práticas do mercado de capitais.
• Contexto setorial: A atual situação econômico-financeira da Belagrícola, que motivou a apresentação de um Plano de Recuperação Extrajudicial, decorre de um ciclo excepcionalmente adverso para o agronegócio brasileiro, marcado por quebras de safra, eventos climáticos extremos, juros elevados, aumento da inadimplência e retração de crédito e aumento expressivo da inadimplência em toda a cadeia.
• Confiança do mercado: Já no protocolo do seu Plano de Recuperação, mais de 35% dos principais fornecedores de insumos e parceiros financeiros manifestaram apoio ao Plano, demonstrando confiança na companhia. Com 40 anos de atuação no setor, a Belagrícola reafirma seu compromisso de conduzir esse processo com responsabilidade, governança e transparência, assegurando a sustentabilidade do negócio nos próximos ciclos.
0 comentário
Greve paralisa embarques agrícolas da Argentina
Falece ex-ministro interino do Mapa e criador de Brahman José Amauri Dimarzio
Etanol inicia fevereiro quase 2,5% mais caro; gasolina também avança, aponta Edenred Ticket Log
Trabalhadores marítimos iniciam greve de 48 horas na Argentina contra reforma trabalhista
Ação da Bayer recua diante de acordo sobre litígio relacionado ao Roundup
Ano do Cavalo: China foca estímulo ao consumo interno, revitalização rural e fortalecimento nas relações com os EUA