Nasce a semente da solidariedade, por Carlos Fávaro
Há cerca de um ano começamos uma caminhada diferente do que estávamos acostumados até então. Os produtores rurais de Mato Grosso sabem muito bem cultivar a terra, colher grãos fortes, comercializar a produção e, assim, fazer do nosso estado o maior produtor de grãos do Brasil e um exemplo de eficiência para o mundo.
Mas não basta sermos bons economicamente, queríamos contribuir para um Mato Grosso melhor de outra forma. Queríamos fazer algo para as pessoas que vivem aqui e que, como nós, demandam saúde, infraestrutura, segurança, entre tantas outras necessidades.
E como tudo ocorre na hora certa, em julho de 2012 fomos convidados a participar da reestruturação de uma ala do Hospital de Câncer de Mato Grosso, cuja obra estava abandonada há 17 anos. Este ano foi espetacular para a soja e para o milho, com preços altos e boa rentabilidade para os agricultores. Poderíamos simplesmente ter feito uma doação, mas os produtores decidiram se envolver mais e surgiu a campanha da Aprosoja, por meio do programa AgroSolidário, que arrecadou R$ 2 milhões.
Em cada núcleo da Aprosoja por este interior adentro, centenas de produtores rurais e moradores da cidade se reuniam numa ação de solidariedade. Muitos se emocionaram, muitos compartilharam depoimentos de perdas e também de vitórias sobre esta doença tão devastadora. Nestes momentos, sabíamos que estávamos fazendo uma grande mobilização para ajudar a salvar vidas.
Um ano depois do início desta jornada, estamos entregando a nova ala reformada, mobiliada e equipada. No dia 12 de agosto, em um café da manhã, será o grande momento em que veremos o que esta união de forças foi capaz de fazer. E a partir daquele momento, o Hospital de Câncer do estado poderá triplicar seus atendimentos ambulatoriais e, consequentemente, diagnosticar precocemente a doença e cura-la.
Foi uma jornada linda, onde conhecemos novos amigos e parceiros, pessoas que se empenham para o bem comum. Nós, acostumados a plantar sementes na terra, aprendemos a plantar solidariedade. Com certeza, ganhamos muito mais do que doamos. Obrigada a todos os produtores rurais de Mato Grosso que se engajaram e fizeram parte desta história!
0 comentário
Abacaxi no Maranhão: Principais pragas, manejo integrado e uso correto e seguro de pesticidas agrícolas
Smart farming: como a IoT pode destravar o problema de conexão rural no Brasil?
Artigo/Cepea: Produtividade e renda dos trabalhadores no Brasil: uma análise intersetorial
Milho sob ameaça: mancha bipolaris pode se confundir com outras doenças e trazer prejuízos para a safrinha
On farm passa a ser regulado no Brasil, por Auro Ruschel da ABINBIO
Projeto que regulamenta Mercado de Carbono pesa no acordo Mercosul x UE, por André Ricardo Passos