Plantio da soja é o mais atrasado desde 1999 no Brasil e perdas já superam 3 milhões de toneladas

Publicado em 18/12/2015 16:53
França Junior reduz estimativa de safra de soja do Brasil para 97,91 mi t -- (Reuters) - A safra brasileira de soja deverá alcançar 97,91 milhões de toneladas 2015/16, estimou nesta sexta-feira consultoria França Junior, ante uma projeção anterior de 101,13 milhões de toneladas, citando problemas climáticos no Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. (Por Gustavo Bonato)

A edição desta semana da França Junior Consultoria (FJC) está trazendo a segunda estimativa para a soja brasileira da safra 2015/16, ainda com o plantio não concluído, e, embora vá confirmando o nono ano consecutivo de crescimento, aponta perda expressiva em relação ao relatório anterior. De uma área plantada revista de 32.092 mil hectares na safra 2014/15, estamos passando agora para 32.937 mil ha, com aumento de 3%, praticamente em cima dos 32.922 mil ha da intenção de plantio, divulgada em julho.

Os problemas centrais são: na região Sul e metade sul do Mato Grosso do Sul, temos excesso de umidade limitando o potencial produtivo; na região Sudeste, limitações em função do atraso na semeadura; na região Centro-Oeste,além também do atraso no plantio, temos agora escassez de chuvas na metade norte do Mato Grosso, já acumulando perdas parciais irreversíveis; por fim as regiões Norte e Nordeste, que observam grande atraso na semeadura e o pior começo de temporada da história em função da escassez de umidade.

Considerando esse irregular perfil climático, chegamos a produtividade revisada para 2.991 kg/ha, já com recuo sobre os 3.087 kg da previsão inicial, e com perda de 1,3% para os 3.029 kg da safra passada. Dessa combinação resulta uma produção potencial reduzida de 101.132 mil toneladas da estimativa anterior, para 97.913 mil t. Mas que em caso de confirmação ainda representaria aumento de 1% sobre os 97.026 mil t da safra colhida em 2015.


PLANTIO DA SOJA É O MAIS ATRASADO DESDE 1999 NO BRASIL

A semana encerrada em 18 de dezembro teve mais um avanço limitado do plantio da nova safra brasileira de soja, ainda menor que o da semana anterior, chegando agora a apenas 95% da área projetada inicialmente. São agora três semanas seguidas de avanço difícil dos trabalhos por conta da irregularidade no volume e na cobertura das chuvas. E em algumas regiões essa complicação vem desde o início da temporada. Com isso o fluxo dos trabalhos segue abaixo dos 99% de 2014 e dos 98% da média para os últimos cinco anos. A rigor é o mais lento avanço da semeadura no país desde os 94% de 1999. Essa lentidão aconteceu por conta das chuvas limitadas e irregulares ocorridas na metade norte do Mato Grosso, região Norte e parte da região Nordeste.

BRASIL - EVOLUÇÃO DO PLANTIO DA SOJA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
França Junior Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário