Renda do agro brasileiro vai ter de driblar juros nos EUA e o futuro do câmbio

Publicado em 22/09/2016 14:45

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, o Federal Reserve, em decisão dividida manteve a taxa básica de juros entre 0,25% e 0,50% nos Estados Unidos, prevendo a possibilidade de apenas mais uma alta no ano de 2016. Não acontecia desde dezembro de 2014 de três dirigentes votarem contra o consenso como foi o caso da última reunião. 

A manutenção veio de encontro com o sentimento expressado pela presidente do Fed, Janet Yellen, em sua coletiva de que, por ora, não há “motivos para pressa”, já que as autoridades monetárias locais estão satisfeitas com a forma como a economia norte-americana se movimenta agora e que a mesma teria,  portanto, mais espaço para crescer. 

O fator surpresa não só para o futuro da taxa de juros nos Estados Unidos, mas para o caminho que a maior economia do mundo vai seguir nos próximos meses é a disputa entre o republicano – e demasiadamente polêmico – Donald Trump – e a democrata – não menos polêmica, mas com a cabeça mais ajustada à atual realidade da nação americana – Hillary Clinton para a presidência. A disputa não será fácil e ambos os candidatos tem dado mais do que toda sua força para assumir um dos cargos de maior responsabilidade no presente cenário geopolítico mundial. 

O resultado das eleições norte-americanas será determinante e a nova reunião do Federal Reserve, em novembro, acontece somente seis diante antes do evento. As expectativas são altas e o nervosismo do mercado, portanto, deverá se acentuar.  E de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do Fed do portal Investing.com, há apostas que indicam uma chance de somente 15% para um aumento das taxas. Já para a reunião de dezembro, essa probabilidade esperada sobe para algo próximo de 60%.

Segundo apurou o New York Times, as autoridades da instituição anteveem apenas uma revisão dos juros para cima este ano, contra duas no próximo e três em 2018 e 2019. Na reunião de junho, porém, as projeções eram de que neste ano duas altas poderiam ocorrer, além de três em 2017 e mais três em 2018. O órgão espera ainda que o crescimento de longo prazo dos EUA se estabilize em 1,8% por ano, ante 2% estimados em junho.

O impacto da última decisão já foi sentido aqui no Brasil, com um reflexo imediato sobre o dólar, que encerrou o dia perdendo mais de 1,5% e cotado a R$ 3,2114. E não senti-lo será impossível, não só no Brasil, mas na economia global. Internamente, porém, a alternativa seria reduzir as consequências e, para isso, o governo brasileiro terá muito trabalho.

Algumas medidas propostas pelo governo Temer e esperadas pelo mercado parecem ficar para votação somente em 2017, como a reforma trabalhista e reforma da previdência. Ao mesmo tempo, o que o mercado não pode esperar?  Que a reforma fiscal, a aprovação da PEC do Teto limitando os gastos públicos ou demais medidas como estas que, ao menos por ora se mostram mais paliativas do que de fato efetivas, sejam suficientes.  

A aprovação da PEC, segundo o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, poderia trazer a possibilidade elevada de uma redução dos juros no Brasil ainda neste ano, e mais que isso, sinalizar para o mercado internacional que somos um país sério – ou que voltamos a trabalhar para isso – e que estamos buscando reduzir o risco país e com isso atrair novos investimentos. O discurso de Michel Temer, em encontro com investidores em Nova York, de que o Brasil vive hoje uma “estabilidade política extraordinária”, afinal, é descabido e insuficiente. Nesta quinta-feira, 22 de setembro, o novo preso pela Operação Lava-Jato foi o ex-dirigente da pasta da Fazenda, Guido Mantega!

Ainda nesta quinta, para a sorte do mesmo Mantega, foi divulgado o IPCA-15, registrando um aumento de 0,23%. O índice ficou abaixo da expectativa da mediana do mercado que era de 0,33% de alta, o que fez com que o mercado de juros futuro, o DI para janeiro de 2018, operasse com baixa de 12 pontos, com base a 12,23%.

E para o produtor brasileiro, que hoje observa a queda no câmbio, principalmente devido a decisão do Fed, o que mudaria caso as taxas de juro norte-americanas registrassem, de fato, uma elevação em dezembro? As consequências ainda não são conhecidas, na sua totalidade, mas analistas já projetavam que, com um aumento de 0,25% a 0,50% nos juros dos EUA, o BCOM - o índice de commodities da Bloomberg - teria um recuo de 5 pontos.

Assim, a máxima de que os produtos agrícolas negociados em bolsas internacionais há muito não respondem somente a seus fundamentos de oferta e demanda, climáticos, ou ligados essencialmente à cultura e sua produção, continua valendo. As decisões adotadas pela economia mundial e o caminho que o dinheiro dos fundos investidores faz frente à uma centena de incertezas quase que diárias exercem uma influência cada vez mais intensa. Conhecimento e informação tem que estar na conta de um agricultor cada vez mais profissional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e André Bitencourt Lopes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário