Agora, o sol se estaciona, por Evaristo de Miranda

Publicado em 21/06/2019 09:29

Muitos agricultores brasileiros fazem a “marcação do sol” na linha do horizonte. De abril a junho, o lugar do nascente e do poente se desloca constantemente para o norte. E trajeto do sol é cada vez mais curto na esfera celeste. Assim como a duração os dias. Nesse deslocar aparente, no dia 21 de junho, o sol para. O sol estaciona. Sol-sticio. Ele para em sua migração para o Norte. O solstício abre o inverno austral e é o dia mais curto do ano.

Ao meio dia, sobretudo no Sul e Sudeste, o sol sobe pouco na abóboda celeste. As sombras são as mais longas do ano. Poderia ser chamado “o dia das sombras longas”. O sol anda a pino e sem projetar sombras ao meio dia, bem longe daqui, sobre o México, Cuba, Mauritânia, Egito, Omã, Índia, China e por lá vai. Nesse dia, o sol percorre ou traça no solo a linha do Trópico de Câncer, sua declinação mais setentrional.

Fogueira - Artigo Evaristo de Miranda

Os festejos de São João coincidem com o tempo do solstício do inverno austral. Até as cidades assumem os ares do mundo rural em suas festas juninas, construindo arraiais repletos de agrocultura e calor humano. O mundo rural vive intensamente esse tempo de alegria, comidas típicas, danças e músicas tradicionais, como as quadrilhas.

São João preparou os caminhos do Senhor Jesus. Foi decapitado por anunciar a Verdade. As fogueiras juninas ou joaninas fazem as noites mais quentes e iluminadas. E o fogo é um símbolo de purificação e iluminação. A partir de 22 de junho, a duração dos dias volta a aumentar. E assim será até o dia 22 de dezembro, o do solstício de verão, quando o Sol percorre o Trópico de Capricórnio e anda a pino sobre as cabeças dos paulistanos.

A luz retorna nos festejos juninos. Sua vitória é inexorável. É tempo de iluminação, tão necessária ao nosso Brasil.

Evaristo de Miranda from Austrália

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Evaristo de Miranda

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário