IBS possível na Renovação do Sistema Tributário Brasileiro, por Cesar Luiz Pasold

Publicado em 05/07/2019 12:09 e atualizado em 05/07/2019 12:39

Nosso Colaborador Permanente Fábio PUGLIESI ( Advogado , Membro Efetivo do IASC, Professor Dr.  integrante do Quadro Docente da ESAG-UDESC) apresenta seu texto sobre o “IBS possível na Renovação do Sistema Tributário Brasileiro”.  Merece leitura atenta e reflexiva:

“Neste artigo far-se-á alusão ao contexto de renovação do Sistema Tributário Brasileiro, as possibilidades que o território brasileiro proporciona e as opções para instituição do IBS.

O Sistema Tributário Nacional data da década de 60, alterado e complicado durante a experiência da Constituição (atual).

Uma agenda positiva para as “reformas tributárias infraconstitucionais” deve ser a alteração do imposto de renda da pessoa jurídica para estimular a apuração pelo lucro real com a simplificação dos textos normativos referentes à dedutibilidade das despesas, provisões e encargos.

Diante deste quadro, agravado pela notória desigualdade, permanece o Brasil com uma zona econômica exclusiva em oceano de “águas quentes”, equivalente a metade de seu território, além da possibilidade de três colheitas por ano em uma terra ainda mal distribuída e destruída pela herança indígena da coivara.

Nesta região oceânica encontram-se as maiores reservas de petróleo no mundo, além de formas de meios de vida das quais estamos tão distantes, relativamente ao conhecimento, quanto a outro planeta. Observe-se que esta riqueza tem sido mantida em torno da tolerância das diferentes formas de viver que ela propicia. bem como pela cultura jurídica do Brasil. Embora a força tenha sido usada nos séculos XIX e XX para manter íntegro o território.

Dessa forma a repartição de receitas tributárias entre União, 27 estados e mais de 5.000 municípios, a maioria destes mantidos por meio de fundos de participação, deve ser reequilibrada e, ao mesmo tempo, garantir a força da União, como bem destacou Rui Barbosa, mas tendo como contraponto o fortalecimento do Estado Federado, como defendia o estadista catarinense Lauro Muller.

Neste contexto delineiam-se as possibilidades de instauração do Imposto sobre Bens e Serviços – IBS.

Ao final do ano de 2018 encerraram os trabalhos da Comissão Especial da Reforma Tributária para a Proposta de Emenda à Constituição – PEC n. 293/04, em que se verificou o empenho do então deputado Luiz Carlos Hauly, bem como a Proposta de Emenda à Constituição n. 45/19 resultante de estudos do Centro de Cidadania Fiscal, “Thinking Tank” surgido no âmbito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Evidentemente a PEC n. 293/04 passou por um intenso debate e deve ser cobrado dos parlamentares que examinam a PEC n. 45/19 a recuperação desta História.

Ambas recuperam a bem sucedida experiência de rápida distribuição de recursos entre os entes federativos logo após a arrecadação, segundo estabelecido nas resoluções do Comitê Gestor do Simples Nacional, todavia a PEC n. 293/04 busca garantir a distribuição entre os três níveis de governo e a PEC n. 45/19 centraliza na União. Parece-me que deva ser respeitado o consenso alcançado no PEC n. 293/04, afinal as seguidas concentração e desconcentração de poder em torno da União podem levar a novas emendas..

Atribui-se ao destino dos bens e serviços a arrecadação do IBS e extinguem o ICMS, ISS, IPI e PIS/Cofins, trata-se de medida que tem sido aceita e termina com as discussões relativas às alíquotas internas e interestaduais. A PEC n. 293/04 extingue também o IOF, salário-educação e IOF. Parece-me que há de ser, por princípio, mantida a extinção do salário-educação, uma vez que onera a folha de pagamento de salários das empresas.

Segundo a PEC n. 293/04, o IBS terá cinco anos de transição e o período de teste de um ano. Diferentemente a PEC n. 45/19 adota uma transição de dez anos e o período de teste de dois anos. Deve prevalecer o prazo de cinco anos sem dúvida. A experiência demonstra que o prazo de cinco anos, fixado pela Emenda à Constituição (EC) n. 87/15, tem sido bem sucedido para a apuração e o recolhimento do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) na mudança na tributação quando o contribuinte destina bens e serviços para consumidor final em outro Estado. Todavia entendo que, no atual contexto político, deva o período de teste seja fixado em dois anos.

Relativamente às alíquotas, a PEC n. 293/04 bem as padroniza, além disso propõe um fundo de equalização, dada a assimetria entre os Estados federados e os Municípios, mantidos os atuais fundos para desenvolvimento. Por sua vez, a PEC n. 45/19 estabelece uma alíquota padrão e autoriza a União, Estados e Municípios estabelecerem, cada um, uma alíquota de até três por cento.

Verifica-se nas últimas décadas um incremento da urbanização e a concentração da pobreza nas grandes cidades que acabam tornando as regiões metropolitanas e as cidades medianas incapazes de apenas com a arrecadação de impostos de sua competência e repasse do produto da arrecadação de impostos da União e do Estado responder às demandas da população local.

A necessidade de serviços de infraestrutura urbana é maior nos municípios maiores e os recursos próprios relativamente menores. Como resultado, os maiores índices de transferências recebidas por habitante foram apresentados pelos municípios com menor população, daí os grandes e médios municípios até estimularem desmembramentos de seu território para se livrar de periferias e trazer mais recursos para a região com a repartição de receitas.

Por causa dessas diferenças, em geral as capitais contam com uma máquina burocrática mais bem treinada e têm uma base tributária mais forte, baseada atualmente no complexo imposto sobre serviços e no imposto predial e territorial urbano.

Dessa forma, uma solução para o impasse pode ser deixar aos Estados a independência para a fixação da alíquota no IBS, dado que o produto da arrecadação lhe pertencerá integralmente, e consequentemente fixação da alíquota municipal deveria ser integral para os maiores municípios até estabelecida em lei nacional e destinada a um fundo para os menores municípios. Um modelo pode ser o critério para determinar o número de vereadores, segundo a redação que a Emenda à Constituição n. 16/97 conferiu ao inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal.

Muitos aspectos do IBS precisam ser discutidos e muitos outros deverão surgir ao longo dos debates, em vista da importância do tema abordarei isto em meus próximos trabalhos.”

Leia mais no site do autor

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Cesar Luiz Pasold

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário