Crédito: novo ciclo de expansão, por Roberto Padovani

Publicado em 26/12/2019 10:08
Estabilidade econômica, juros baixos, mercado de capitais e tecnologia ampliam o crédito e os efeitos da política monetária sobre a economia.

A comunicação recente do Banco Central mostra que um dos riscos para o controle da inflação são as transformações na intermediação financeira. A ideia é que a ampliação do mercado de crédito potencialize os estímulos monetários e gere um crescimento econômico mais rápido que o esperado. Esta avaliação faz sentido. 

Depois do salto de cerca de 30 pontos percentuais do PIB na carteira total de crédito entre 2004 e 2015, a combinação de estabilidade, juros baixos e inovações tecnológicas abre espaço para um novo ciclo de expansão, elevando a sensibilidade da economia aos estímulos monetários. A diminuição dos recursos direcionados e a maior relevância do mercado de capitais reforçam este cenário. 

A estabilidade política e econômica é clara. Desde 2016 o Brasil tem uma gestão responsável na economia e avança em reformas, possibilitando a estabilização da dívida pública e a ancoragem de câmbio, inflação e juros. Como resultado, o ambiente se torna mais previsível e favorece a confiança de empresários e consumidores, estimulando o crescimento e reduzindo o risco político. 

Dificilmente os próximos anos irão trazer um segundo mergulho recessivo, protestos de ruas, tensões eleitorais agudas ou reformas decisivas, como no passado recente. Mais importante, a queda lenta do desemprego incentiva a manutenção da agenda de mudanças e reforça um círculo virtuoso entre estabilidade e expansão. 

Este contexto beneficia o crédito. No caso das famílias, emprego, juros e inflação fazem com que o comprometimento da renda e a inadimplência fiquem controlados mesmo com a alta do endividamento. Já o segmento corporativo deverá ser beneficiado pela maior competição bancária e expansão do mercado de capitais, fazendo com que a menor alavancagem, prazos mais longos e a queda de custos ajude a superar a crise financeira. 

Mas além das questões econômicas, as novas tecnologias também trazem mudanças relevantes. Em apenas uma década, os smartphones e a maior capacidade de processamento ampliaram o acesso à internet, viabilizando aplicativos que otimizam o uso do capital e corrigem ineficiências do mercado consumidor. 

Na mesma linha, a internet das coisas, o big data e a inteligência artificial coletam, armazenam e analisam dados, expandindo o conjunto de informações disponíveis para a tomada de decisões data driven, mais racionais e eficientes. Clientes passaram a ser melhor atendidos e o capital mais bem utilizado em setores tão distintos quanto logística, meio ambiente, turismo, saúde, entretenimento e educação. 

A indústria financeira não ficou de fora das transformações. Internet e mobile banking, bancos digitais, open banking e FinTechs trazem mudanças nas áreas de meios de pagamento, crédito e investimento. Além de estes avanços possibilitarem maior concorrência, cria-se um ambiente que incentiva a inovação. Novos métodos, mais ágeis, flexíveis, multidisciplinares e voltados para resolver problemas dos clientes fazem com que a tecnologia se espalhe com maior velocidade pelo sistema. 

Com mais instrumentos para resolver insatisfações cotidianas, os consumidores passaram a ser valorizados, levando a mudanças na estrutura, cultura e gestão das organizações. Em termos práticos, a automação, a digitalização de processos, as plataformas eletrônicas e a criação de novos canais de distribuição de produtos e serviços financeiros, mais rápidos e com mais qualidade, reduzem as despesas administrativas e aumentam a eficiência, levando a custos e riscos mais baixos. 

A gestão financeira das empresas também é impactada. Com mais informações e maior eficiência na logística, estoques e contas a receber são minimizados ao mesmo tempo em que o financiamento obtido com bancos e fornecedores passa a ser mais fácil e barato. O resultado é a menor necessidade de caixa e de capital de giro, permitindo que a estrutura de capital privilegie os investimentos. 

Todos estes movimentos sugerem que depois de quatros anos de retrocesso, o crédito irá retomar sua trajetória de convergência em direção ao patamar dos países desenvolvidos. Há ainda muitos gargalos a serem superados, como a insegurança jurídica e a dificuldade em se executar garantias. Mas estabilidade, juros e tecnologia são novidades com força suficiente para explicar um novo ciclo de expansão. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Roberto Padovani

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário