Ignorância solar..., por Antonio Fernando Pinheiro Pedro

Publicado em 14/01/2020 13:13

O presidente Jair Bolsonaro declarou no penúltimo domingo (5 de janeiro de 2019), que não pretende tributar a geração de energia solar no país.  Afirmou, porém, que a palavra final caberia à ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, "que é autônoma".   Embora sua postura contra a tarifa era a posição “do presidente da República”, Bolsonaro afirmou, pelo twitter, que  os integrantes da agência reguladora é que teriam a decisão final, pois “têm mandato”. 

Encerrando a questão, o Presidente determinou que ninguém do governo iria mais discutir o assunto.

O problema originou-se em 2012,  quando a ANEEL estabeleceu que as instalações domésticas dos painéis solares não pagariam encargos, subsídios e tributos pela produção, pelo consumo ou pela distribuição do excedente de energia. O objetivo do governo, à época, era incentivar a geração de energia solar. 

A agência agora, entende que não há mais necessidade de incentivar a inclusão da energia solar no smart grid, pois esta já atingiu, segundo ela,  um custo viável no mercado. A nova resolução, portanto, poria fim à isenção de taxas. 

Os protestos não tardaram a ocorrer, e ante a grita geral do setor,  o chefe do executivo federal adotou o mote "tarifa-zero", contrariando o entendimento da ANEEL.  Porém, Bolsonaro  compreendeu que a saída seria estabelecer a isenção por meio de um novo marco legal, votado no parlamento. Remetendo a questão para o Poder Legislativo e declarando o caso encerrado.  

Assunto encerrado?  Entendimento correto? Claro que não!

A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL tem por finalidade regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, em conformidade com as políticas e diretrizes do governo federal (grifamos). Essa subordinação às diretrizes do governo implica, inclusive na necessária articulação com a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, quando o assunto for a tarifação do uso dos sistemas de transmissão e distribuição que impliquem alteração nas regras de concorrência, ou seja - justamente o que instrui a resolução atacada pelo Presidente no Twitter.

Por sua vez, o Ministro de Minas e Energia comanda o Conselho Nacional de Política Energética-CNPE, cuja atribuição é justamente estabelecer as diretrizes do governo para programas específicos, como os de uso da energia solar e outras fontes alternativas. 

Ou seja,  é o CNPE -  que analisa e baixa a diretriz conforme a qual deve a ANEEL agir. 

Com efeito,  estando a ANEEL  legalmente vinculada ao Ministério de Minas e Energia, sua autonomia não a autoriza refugir às diretrizes de governo e, ainda que o fizesse, o próprio governo teria instrumentos postos no Ministério da Justiça e no Conselho Nacional de Política Energética para barrar  o entendimento contrário.  Por último, o próprio Presidente poderia, por decreto, baixar  uma diretriz.

Essas atribuições e conformações encontram-se todas previstas pela Lei Federal 9.427 de 1996 (art. 2º, art. 3º - incisos IX, XVIII, § 1º e § 7º, art. 4º - §3º),  Decreto Presidencial 3.520 de 2000 (art. 1º, IV),  dentre outras normas e portarias.  Basta um esforço de compreensão teleológica e aplicação deontológica, que a questão se encerra dentro dos parâmetros legais, no campo decisório do próprio governo federal. 

Assim, antes de tuitar e decidir que o assunto não era da sua alçada,  deveria o Presidente Bolsonaro  observar o quadro legal que o ampara. 

Várias perguntas permanecem no ar, senão vejamos:  

Por que o presidente, antes de se pronunciar, não contatou seu Ministro de Minas e Energia? Por que não entrou em contato com o presidente da ANEEL? Por que não ouviu sua assessoria jurídica?

Se a ANEEL não é um alienígena na Administração do Executivo Federal e está adstrita legalmente à diretriz governamental.  Se está na regra do Decreto que o CNPE, presidido pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, é órgão de assessoramento do Presidente da República para formulação de políticas e diretrizes de energia, por que o próprio Ministro não convocou o Conselho Nacional de Política Energética quando surgiu a polêmica sobre a tarifação "solar"?  Por que não firmou a diretriz "tarifa-zero"? 

Por fim, se  o presidente afirma que seus ministros estão proibidos "de falar no assunto"  e transfere um conflito, cuja atribuição de resolver lhe compete, para o Poder Legislativo, o que  se passa no governo federal?  

Com todo o respeito devido ao nosso presidente, algo está errado, nesse episódio, com a sua governança.  

Está claro que ninguém instruiu o chefe de estado adequadamente para lidar com o assunto. A impulsividade do Presidente não impede que seus auxiliares lhe encaminhem um paper, um memorando ou um roteiro básico que oriente a tomada de decisão. 

O que se viu do episódio foi uma desconexão da chefia do estado com a máquina administrativa que lhe é subordinada. Nesse sentido, ao ser incumbido pelo presidente da república, de resolver a regulação tarifária,  o Poder Legislativo ganha status de "tutor" dos conflitos internos do governo, com responsabilidade de "corrigir" as agências reguladoras, como se o executivo não tivesse autoridade sobre a própria máquina administrativa.

Não foi por outro motivo que, pela mesma rede social, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), endossou a posição de Bolsonaro, afirmando que  “vamos trabalhar juntos no Congresso, se necessário, para isso não acontecer”...

Visto por esse aspecto, a atitude presidencial traduziu-se  em um deleite para qualquer lobista da esquina (se esquinas houvessem em Brasília... ).

Me sinto na obrigação de falar, como apoiador de primeira hora de Bolsonaro. O episódio revelou um sério problema de governança, que precisa ser urgentemente corrigido. 

Energia solar envolve, hoje, todo um ciclo econômico, que está fragilizado pela insegurança regulatória - isso é problema do governo, jamais do parlamento.  

Acreditei que o governo iria interferir eficazmente no debate, pondo as coisas no lugar. Mas não. O palácio, no episódio, deixou transparecer que desconhece como funciona o ambiente de regulação ou, ciente de como funciona, optou por se omitir.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Antonio Fernando Pinheiro Pedro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Marcelo Castro

    Ignorância solar ou ESPERTEZA E LOBY DAS DISTRIBUIDORAS?

    0
    • Merie Coradi Cuiaba - MT

      Sr. Marcelo, ... uma das caracteristicas do FASCISMO é quando empresas ou menos outras influentes, combinam com o Governante, objetivando "esfoliar ... roubar" o cidadão. Isto foi feito nos ultimos 30 anos aqui no Brasil ... o Governo mudou, mas parece que tem alguns que não perceberam. Quanto à atitude do atual Presidente da República, não tem nada de desconhecimento sobre o assunto .. ele só aproveitou a "oportunidade".

      4
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Ari Couto, além de mentiroso, é ignorante... Merie está certa, a definição mais precisa de fascismo é a união do poder economico com o poder politico, exatamente o que os petistas e agregados esquerdistas fizeram.

      4
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Rodrigo , vou acrescentar mais adjetivos ..... PICARETA, DEVE VIVER DO DINHEIRO PUBLICO e viu a teta secar, bateu o desespero na Ptzada .... Hoje os canalhas de vermelho entraram com ação contra o trabalho voluntariado dos Brasileiros do Bem ,para coletar assinaturas com Firma Reconhecida sem dinheiro público para a criação do Partido " Aliança Pelo Brasil" partido que dará sustentação para o Presidente Bolsonaro .

      Não estão aguentando a pressão , este Ari é um baita de um Picareta ..... Suma do Brasil , vá para Venezuela , Cuba ou até prá Argentina .....

      4
    • Nevile Miotto Seberi - RS

      Ari Couto, coitado, deve estar sendo obrigado a trabalhar . . .

      1
  • Odilo Antonio Ferst Santiago - RS

    Sr. Antonio Fernando, gostei das suas colocações..., não entendo muito do assunto mas uma coisa que eu entendi do nosso Presidente (que defende o povo da cobrança de mais um imposto), é que nesse país não se faz nada sem cobrar impostos,... não aguentamos mais imposto, ... vamos pagar pela colocação das placas solares, para captar a energia do sol (e economizar energia), vamos gerar e ter que pagar por isso? ... é muito injusto.

    1
  • Vicente Godinho Vilhena - RO

    Providencial!

    0