Artigo/Cepea: Há 10 anos, setor de ovos conta com parâmetros confiáveis de preços

Publicado em 05/04/2023 15:30

*Por Cristiane Mitie Ogino, Pesquisadora da Equipe de Ovos, e Juliana Ferraz, Analista de mercado da Equipe de Ovos

 

UMA DÉCADA DE LEVANTAMENTO – Em maio de 2023, a divulgação de preços de ovos por parte do Cepea completa 10 anos. Isso significa que, há uma década, agentes do setor produtivo de ovos contam com parâmetros confiáveis de preços que contribuem para a tomada de decisões.

Inicialmente, a Equipe de Ovos do Cepea levantava preços dos ovos dos tipos extra branco e vermelho nos dois maiores estados produtores do Brasil, São Paulo e Minas Gerais. Nos anos seguintes, a pesquisa do Cepea se estendeu para outras importantes praças – atualmente, são levantadas informações da cadeia de ovos em oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

SAZONALIDADE – Com uma rica série de preços que completa uma década, a Equipe de Ovos do Cepea tem fundamento para analisar o comportamento sazonal desse setor. E um dos fatores que explica a sazonalidade de preços é a demanda. Dados do Cepea mostram que, de fevereiro a abril, os preços dos ovos apresentam os maiores patamares, devido à alta demanda durante o período de Quaresma.

Por outro lado, nos meses de dezembro e de janeiro, os preços dos ovos geralmente são os menores do ano. Enquanto em dezembro o consumo de ovos diminui em detrimento da busca por proteínas cárneas, em janeiro, o menor poder aquisitivo da população e o período de férias escolares desaquecem a demanda e, consequentemente, enfraquecem o preço. Nos demais meses do ano, os valores se mantêm praticamente sem grandes variações.  

A sazonalidade de preços também está relacionada às características da produção de ovos, cuja oferta é inelástica. Isto é, em época de alta de preço, o setor produtivo não consegue intensificar a produção de ovos – e vice-versa. Para ter determinado volume de ovos, é preciso ter uma quantidade pré-definida de galinhas poedeiras. Cada galinha produz, em média, um ovo por dia, a depender das condições climáticas, de manejo, nutrição e genética. Dessa forma, não é possível acelerar o ciclo biológico do animal de forma suficiente a atender à demanda de um período específico. Ademais, o armazenamento de ovos in natura é limitado a um curto intervalo – a legislação brasileira determina o máximo de 30 dias –, impossibilitando, portanto, a geração de estoques do produto.

MERCADO EM 2023 – Especificamente em 2023, os preços dos ovos em março registraram a alta mensal mais intensa da série histórica do Cepea, sendo um ponto fora da curva para o mês. Diante disso, o preço médio ao produtor da caixa com 30 dúzias ovos branco e vermelho em março de 2023 atingiram R$ 176,11 e R$ 202,15, respectivamente, na cidade de Bastos (SP), aumento real de mais de 20% em relação ao de março de 2022.

Os motivos que levaram a essa expressiva elevação de preços foram a menor oferta do produto e a alta demanda característica do período. Do lado da oferta, os elevados custos de produção dos últimos anos – em especial os relacionados à alimentação, como milho e farelo de soja, que são principais insumos da atividade – pressionaram as margens de lucro do avicultor. Esse é um dos fatores que podem desestimular os produtores a investir na produção de ovos no médio e no longo prazo. 

Já para abril, analisando-se a série histórica, os preços podem se enfraquecer, movimento que, caso a margem de lucro do produtor de ovos piore, pode ser alterado, à medida que desestimularia a produção de ovos.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário