Seca na Argentina ameaça abastecimento de trigo, por Prof. Aluizio Borem

Publicado em 25/10/2023 09:57

As regiões agrícolas da Argentina podem sofrer "perdas maciças" nos rendimentos de trigo devido a outra severa seca, alertou a Rosario Grains Exchange no final da quinta-feira, enquanto o país se recupera de uma seca no último ciclo considerado o pior em 60 anos.

A bolsa ainda não mudou sua previsão para uma colheita de trigo de 15 milhões de toneladas métricas para a atual temporada de colheita de 2023/2024.

A Argentina é um grande exportador global de trigo, além de soja e milho processados, mas algumas de suas regiões agrícolas mais férteis estão sofrendo com a seca.

A falta de chuvas da safra passada comprometeu as colheitas, reduzindo pela metade a produção de trigo do país em relação aos 23 milhões de toneladas produzidas no ano anterior.

A bolsa observou que de um milhão de hectares cultivados com trigo na região central, 400.000 estão listados em condições regulares e 100.000 em más condições.

O relatório acrescentou que alguns hectares foram deixados pastagem pelos animais, devido às péssimas condições da área.

Os produtores argentinos plantaram cerca de 5,4 milhões de hectares de trigo, com a colheita inicial marcada para começar nas próximas semanas.

A bolsa disse que as condições da safra dependerá de chuvas, mas alguns especialistas acreditam que o dano já ocorreu e que apenas chuvas isoladas estão previstas para a próxima semana.

A seca também está atrasando o plantio de milho na principal região de plantio do País, e se o tempo seco persistir, algumas áreas podem ser transformados em plantio de soja.

Quer saber mais sobre o agro? Assista os vídeos do canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaAZ

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Prof. Aluizio Borem

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário