Drones no Agro, por Prof. Aluizio Borem

Publicado em 31/10/2023 09:10

Os drones estão revolucionando a forma como capturamos e analisamos dados na agricultura – permitindo um entendimento mais detalhado sobre o que está acontecendo na sua lavoura.

Estima-se que a agricultura possa representar 80% do mercado comercial de drones, de acordo com a Associação Internacional de Sistemas de Veículos Não Tripulados.

E não é de admirar – com a sua capacidade de obter cobertura completa em toda a área cultivada, os drones têm a capacidade de oferecer informações mais profundas sobre o desempenho das lavouras em toda a área cultivada, ajudando a otimizar os rendimentos e a destravar a rentabilidade.

Pode ser intimidante incorporar um drone as suas atividades no agro. Qual você deve comprar? Quanto vai custar? Que benefícios terá com ele? Como usá-los?

Os avanços tecnológicos tornaram os drones mais fáceis de usar, mas eles ainda não são totalmente automatizados! Usar um drone requer alguma preparação antecipada. A ANATEL exige que qualquer pessoa que voe comercialmente possua uma certificação.

Com a certificação em mãos, você está pronto para começar! Mas, antes de sacar sua carteira e comprar o drone mais legal que puder encontrar, é importante começar com o que você deseja alcançar.

Cada drones tem características diferentes. Alguns não estão equipados para mapeamento e outros só podem capturar algumas das imagens necessárias para análise. Portanto, ao pensar no drone que deseja, pense primeiro no que deseja obter com ele. Você espera obter dados da sanidade da lavoura ao longo da temporada? Que tal estimar a população de plantas, para entender as decisões de replantio? Você tem interesse em estimar o rendimento antes da colheita?

Saber o que você deseja fazer com os dados ajudará a informar o melhor sistema de drones agrícolas para suas necessidades. Com isso em mente, você pode determinar se um drone multi rotor ou de asa fixa pode funcionar melhor; ou se você precisa de um sensor RGB ou multiespectral para capturar imagens ou para pulverizar.

É importante observar que os custos dos drones variam significativamente; e isso geralmente se deve aos recursos que o sistema possui. É por isso que é importante entender como você deseja usar seu drone.

Depois de ter um drone em mãos e estar pronto para voar, é necessário um planejamento. Isso garantirá um voo bem-sucedido e que você alcance seus objetivos com o equipamento.

Tudo começa mapeando sua missão e garantindo que as configurações sejam definidas de forma adequada, de acordo com os dados que você deseja capturar. Sensores de drones – que também são chamados de câmeras ou imageadores – capturaram imagens e pode lhe dar uma visão panorâmica do que está acontecendo na lavoura.

Essas imagens também podem ser unidas – ou combinadas – em uma imagem para oferecer uma visão completa do campo. Costurar essa imagem singular, comumente chamada de ortomosaico, pode ser útil para descobrir o que está acontecendo no campo e até mesmo ajudar a identificar tendências durante o ciclo da cultura.

Além de um mosaico, as imagens também podem ser processadas por terceiros, para entender o que está acontecendo em suas lavouras, lhe informando população de plantas, estado fitossanitário, estádio de desenvolvimento da cultura, ocorrência de pragas, doenças e plantas daninhas, etc.

Na maioria das vezes, o planejamento de voo é feito por meio de um aplicativo onde existem predefinições e configurações definidas para simplificá-lo com base nos produtos de dados disponíveis.

O controle do drone pode ser feito com um controlador que acompanha o drone ou usando um aplicativo de voo no seu smartphone ou tablet. Ao longo da missão, a função principal do piloto é observar quaisquer problemas ou perigos potenciais, preparar-se para trocas de bateria e manter o drone no ar.

Com os dados capturados e as imagens processadas no formato de sua escolha, é hora de ver o que os dados dizem – e a história que eles contam de sua soja, milho algodão ou outra cultura. Ao fazer isso, pode ajudar a informar decisões críticas.

Quer saber mais sobre o agro? Assista os vídeos do canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaAZ

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aluizio Borem

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário