Alicitros: Mercado da laranja

Publicado em 30/08/2011 08:17 e atualizado em 09/09/2011 16:10
Paulo Celso Biasioli, Engenheiro de Alimentos Paulo Celso Biasioli CROP - Consultoria Alicitros - Associação de Citricultores da egião de Limeira
CUSTO BRASIL E CUSTO FLÓRIDA
 
Cientistas da Universidade da Flórida, especialistas em economia agrícola comentaram nesta semana que a citricultura brasileira está atingindo custos de produção de laranjas, nos níveis dos praticados na Flórida.

Entre os fatores principais e já conhecidos, a elevação tem a ver com a valorização do Real (que torna as exportações mais caras), os custos de mão de obra e principalmente a concorrência da cana com a laranja.

Citam também que estas elevações se deram nos últimos 5 anos e de uma forma crescente e perigosa para um atividade que depende diretamente de uma commoditie.

Achamos que estes aumentos têm pouquíssimas chances de retorno a níveis viáveis e passa a ser cada vez mais dependente de vendas de sucos nos preços atuais.

A dúvida é se o consumidor terá condições de continuar a “beber” este novo patamar de preços.

NOVO ATAQUE

Depois de ver sua Fazenda Santo Henrique sendo de novo tomada pelo MST em Borebi (região de Bauru), a Cutrale conseguiu ontem, na Justiça, a reintegração de posse. A empresa demonstrou a legalidade na aquisição dessa propriedade agrícola, que gera centenas de empregos diretos, apresenta alta produtividade, o que resulta em benefício para toda a região.

O MST de tempos atrás que era mais “puro” e nada tem a ver com o de hoje.

Estes movimentos até que seriam válidos, mas em outros estados; não entra na cabeça de ninguém que na nossa região tenha alguma terra realmente improdutiva.

CONAB

Estivemos nesta semana na primeira reunião da CONAB para planilhar todos os custos de formação e produção de pomares, da muda à fruta.

Presentes vários interessados e conhecedores desta atividade.

Outra reunião será realizada brevemente em Bebedouro e destes encontros, será gerada uma base de preços com uma validade mais realista.

O plano é que, de tempos em tempos, os valores serão revistos e debatidos.

Há a promessa de promover estes tipos de encontros para montagem de uma planilha de custos de produção em pomares ativos.

IRENE

O furacão Irene, que era esperado na Florida, mudou de rumo e foi assoprar em outros estados mais ao leste do país, banhados pelo Oceano Atlântico.

Este desvio de rota não deve afetar os já cambaleantes pomares do estado nosso concorrente e mexeu muito pouco nas cotações de suco da bolsa de Nova York.

PROCESSAMENTO

Pelas minhas contas, até o final de agosto, as indústrias teriam já moído desta safra, perto de 130 milhões de caixas. Isto representa por volta de 40% da safra. De setembro para frente teremos ainda muita fila e briga para liberação de colheitas.

PARA SABER

A Kirin, grande engarrafadora japonesa, acaba de adquirir a Schincariol e chega num mercado em plena expansão.

Para se ter uma idéia, o aumento do poder aquisitivo da população, a tal “subida de classe”, provocou na última década uma elevação de receita de 20 para 30 bilhões de dólares nos refrigerantes e de 18 para 24 bilhões de dólares nas cervejas.

O crescimento da sede nossa de cada dia é que foi o atrativo maior para os japoneses.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Paulo Celso Biasioli
Fonte:
Paulo Celso Biasioli

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário