Cooxupé 90 anos




Fundada em 1932, a cooperativa Cooxupé comemora neste domingo, dia 24 de abril, 90 anos na linha de frente da cafeicultura brasileira. A história da cooperativa, que teve início com apenas 23 agricultores e com o nome de "Cooperativa Agrícola de Guaxupé", se consolidou junto com a história da cafeicultura brasileira, se tornando também a maior cooperativa de café do mundo.



A história da Cooxupé teve início com recebimento, processamento e comercialização de café. Foi em novembro de 1957 que cooperativa foi transformada em Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé). Foi nesse momento que a virada de chave aconteceu e a cooperativa passou a investir cada vez mais em tecnologia, inovação e pioneirismo.

Em 1959 foi registrada a primeira exportação da Cooxupé com 200 sacas de café. Atualmente a exportação representa 80% das atividades da Cooxupé, que envia o café brasileiro para 50 anos países, sendo líder nos embarques por anos consecutivos, de acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).



O número atual de cooperados também é significativo e chama atenção com mais de 17 mil famílias fazendo parte da Cooperativa nas áreas de atuação no Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado Mineiro e média mogiana do estado de São Paulo.

Atualmente a estrutura da cooperativa conta com 48 núcleos, filiais e postos de atendimento; um escritório de exportação próprio em Santos; o Complexo Industrial e de Armazenagem Japy, bem como usinas de preparo e demais armazéns. A Cooxupé possui capacidade de preparo de 23 mil sacas por dia e de armazenar mais de 6 milhões de sacas.