Fala Produtor

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 27/05/2016 07:41

    LIBERTÉ, ÉGALITÉ, FRATERNITÉ... Esse é o lema que foi adotado pela Revolução Francesa em 1789. O slogan sobreviveu à revolução e, é usado ao redor do mundo pelas mais variadas "tendências democráticas".

    Quero registrar a minha concepção dessas três palavras mágicas, traduzidas para o português:

    LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE.

    Os governos liberais têm dado mais ênfase à palavra "LIBERDADE"!

    Os governos socialistas têm dado mais ênfase à palavra "IGUALDADE"!

    Os governos populistas têm dado mais ênfase à palavra "FRATERNIDADE"!

    E através dos séculos vemos governantes fazerem as "maiores derivações de temperos entre esses três ingredientes".

    O povo que o diga sobre a indigestibilidade de alguns "temperos governamentais" !!!

    1
  • Álvaro Henrique Mello de Souza Ponta Porã - MS 26/05/2016 20:24

    Fui em uma palestra do Sr. Roberto Rodrigues, em Dourados (MS), onde ele disse que 60% do dinheiro gerado pelo agronegócio está da porteira pra fora..., opinião de um homem que, como todo mundo sabe, é um cooperativista..., lhe pergunto: no MS a sua politica só prejudica o produtor, ao estimular que se leve nosso dinheiro para fora do Estado ... e ainda com o auxílio dos burros dos governantes, que, em crise, precisando de recursos, geram benefícios para as cooperativas paranaenses levarem nossa soja e milho para gerar renda no Paraná..., hoje, entregamos milho na cooperativa a R$ 36,00 a saca e o mercado revende por R$ 48,00??? Por que não repassam o benefício para produtor??? Estão atuando como empresas, e estão arrebentando como produtor no MS, como fizeram no Paraná.. somos um monte de carneirinhos, fazendo o que eles querem!!!

    2
    • DALMO HENRIQUE FRANCO SILVA Dourados - MS

      Concordo Sr. Alvaro, mas é simples resolver isso, colocando no disponivel.Se todos fizessem isso eles mudariam de atitude.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Álvaro, Roberto Rodrigues é um representante do dirigismo estatal, de tal forma que a propriedade é privada, no caso das cooperativas comuns, mas orientada e dirigida de fora por burocratas estatais, através de estatutos, leis, regulamentos, medidas provisórias, resoluções e uma infinidade de recursos que podem ser aplicados contra o produtor sempre que necessário. Quando pela primeira vez, com dezessete anos, já na faculdade de agronomia, ouvi falar sobre o cooperativismo em sala de aula, fiquei maravilhado, imaginei um sistema fantástico capaz de resolver o problema dos produtores de uma vez por todas, até ler pela primeira vez um estatuto cooperativista, e por incrivel que pareça, até hoje lembro da decepção, do gosto amargo da ilusão destruida. Quando ia comentar alguma coisa com meus colegas, eles riam e diziam, f...... nós vamos ser da diretoria.

      2
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      O que os amigos relatam sobre as cooperativas retrata a realidade fiel do que leio no "universo" que conheco: COOPERATIVAS INVESTINDO, CAPITALIZANDO,.... COOPERADOS, EMPOBRECENDO, VENDO SUAS RIQUEZAS INDO EMBORA!!

      Ha raras e honrosas excecoes.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). O "FALA PRODUTOR" pode não ser um divã Freudiano, mas com o tempo vamos conhecendo melhor as pessoas. Por exemplo: Hoje o Sr. Rodrigo deixou escapar: ... Quando pela primeira vez, com dezessete anos, já na faculdade de agronomia,... Veja que o mesmo, nunca sequer aventou em seus argumentos, qualquer resquício de superioridade por "possuir um canudo universitário", sempre defendeu o mérito em questão. Não é a toa que tem se destacado em seus embates.

      4
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Alvaro, bem vindo a realidade do mundo cooperativo. Eles ficam com o filé, e os agricultores com as "sobras". Cooperativa é como governo do PT. Mesma coisa.

      6
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Hehe, Sr. Rensi, aprendi cedo e trago comigo até hoje,...nos assuntos humanos não importa "QUEM" diz, mas O QUE diz.

      2
    • beto palotina - PR

      Cooperativa e bom so no comeco quando e pequena depois vira mesma coisa que governo ao gente mamando e os socios pagando sem falar que os produtores maiores compram e vendem melhor que os pequenos

      1
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Quem move esse país somos nós, mas quem fica com a fatia da picanha é o atravessador no caso as cooperativas e o governo, o produtor quando tem farinha é milagre, o setor acostumou a manter nós em currais , porque não temos como financiar nada, no meu caso , planto 500 há não tenho nem condições de montar um armazém na fazenda não tenho esse crédito todo no banco do Brasil, imagina quanto estou perdendo em saca de soja e milho por colocar no armazém de terceiros, e todo o setor esta no mesmo problema veja o caso dos criadores de frangos e suínos , subiu os custos e os preços caíram, ai pergunto cadê o seguro garantia de renda para esses produtores, os preços mínimos de garantia? Ah não tem jeito tem que pagar 542 mil reais para o Eduardo cunha ele não pode ficar sem receber porque não tem moradia, pagar a Dilma a presidanta afastada , para vcs terem uma ideia simples do que ta acontecendo , tenho 500 há de soja, gasto 1, 2 milhões de reais para rodar a safra em um ano , o cunha em 2 meses e meio ele gasta meu custo de minha safra , ai pergunto denodo, como ter seguro de renda ? O seguro que fiz esse ano cobre 31.4 sacas de soja por há não cobre nem o custo, vcs tem ideia disso? Tem como continuar com esse negócio, eu tô afinando do conta não, vou quebrar, temos que bater o pé , unirmos forças e mudar isso , fácil não é mais unidos venceremos...

      0
    • dejair minotti jaboticabal - SP

      Alvaro e Beto tem suas razões, cooperativa com raras exceções, se espelham no sistema de governo , politica que dá origem a uma elite que pensa que é dona do negócio.Como são temporários,cuidam de arrumar o seu,praticam o trafico de influencia conseguindo os melhores financiamentos e juros mais baratos,para a elite,limite de crédito é para o pequeno cooperado,para ela (elite) pode ser revisto.Colocam em cargos técnicos incompetentes,afinal tudo pelo corporativismo.Lideres famosos usam a cooperativa para conseguir baixar preços de insumo,caso não consigam, compra do fornecedor no preço mais abaixo que a cooperativa poderia fazer,com tudo isto é comum encontrar em muitas cooperativas, lullas,dilmas e sarneys como presidentes.Geralmente a má gestão não permite pagar preços melhores no milho na soja no amendoim etc, altos salários contribuem para dificultar o objetivo.Isto acontece na Dinamarca, ainda bem que estamos no Brasil.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Cooperativa ou sistema capitalista onde um ou outro seja SOBERANO é ruim ao produtor rural...onde estão equilibrados o produtor é quem ganha mais...nas cooperativas maiores onde é muito dificil saber a sua contabilidade os conselhos fiscais tem que se aparelharem com consultorias serias que lhes respaldem a informação que precisam...outra coisa a escolha do administrador e a sua competencia (que as vezes escolhem o gente boa..honesto...mas zero em administração) é fundamental ao sucesso..

      0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG 26/05/2016 20:20

    Você liga a TV, só vê programa de cozinha e chefe de cozinha..., porque não está nada fácil dar um gosto na comida... Arroz, feijão e carne, nada tem mais sabor... Que saudade daquele gostinho do frango com batatas... Será por qual motivo... às vezes pode ser a idade avançada, sei lá...

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O atual sabor do frango é dos "probióticos" e, o sabor do arroz, feijão e abobrinhas, é o sabor dos adubos solúveis em água com uma pitadinha dos "cidas" (herbicida, inseticida, fungicida e bactericida).

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E batata doce, porquinho, bolacha, cuca, pão, tudo assado num bom forno de barro. Minha avó tem dois na casa dela, feitos pelo finado meu avô, já fazem trinta anos que os dois fornos estão lá e parecem novos, sem um trincado, antigamente as pessoas sabiam o valor das coisas que duram no tempo. Além de ser um verdadeiro forno, cabem uns quatro leitões de até uns 70 kilos cada um, sem miséria. Só para constar, ele trabalhou uns dois meses, com dois ajudantes naqueles fornos, quase que dia e noite. Em um dele colocou um tonel de ferro por dentro, com o fogo embaixo, exclusivamente para bolachas, pães e cucas, amendoim, abóbora e tudo que tem de bom no mundo.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Comi "algumas" pacas assadas e matrinxãs em fornos de barro, no Vale do Guaporé -RO. Temperadas ao vinho numa gamela de cerejeira, deixando no molho toda a noite... SERÁ QUE PRESTAVA ???

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Onde lê-se: Comi "algumas" pacas assadas e matrinxãs em fornos de barro...

      Leia-se: Comi "algumas" pacas e matrinxãs assados em forno de barro...

      0
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      A Cida era uma boa cozinheira, mas a xará dela é que está estragando tudo, obrigado pela dica, agora já sei o motivo...rs

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Victor, o tomate já perdeu o trono de "produto com o maior teor de agrotóxico" há tempos. Com o progresso do cultivo dos produtos horticolas, surgiu o cultivo protegido, ou as estufas e, o pimentão é um dos produtos que "supostamente" deixa um melhor margem de lucro. aí a maioria cultiva o pimentão. Diante de tanta concorrência é urgente desenvolver novas tecnologias para o aumento da produtividade e, hoje você passa ao lado de uma gondola de pimentão na feira, ou supermercado e não sente mais o cheiro característico do mesmo, ou seja, ... VIROU ISOPOR !!!...

      0
  • Paulo Gilberto Lunardelli CAMPINA DA LAGOA - PR 26/05/2016 17:30

    E lá vamos nós pagar de R$ 800,00 a R$ 900,00 por um saca de semente de milho de alta tecnologia (de 18 Kg, aproximadamente 60.000 sementes), em torno de 22,50 sacos de milho em grãos por uma saca de semente (R$ 40,00 saca), ou seja em torno de 1.350 Kg de milho por 18 Kg de semente.

    2
    • Álvaro Henrique Mello de Souza Ponta Porã - MS

      O mais rentável pelo qe você afirma semente de paiol...

      Não sabe que o custo de arrrndamentos e produção de sementeiros é mesmo que o seu...

      8
    • Paulo Gilberto Lunardelli CAMPINA DA LAGOA - PR

      O mais rentável no meu ponto de vista, seria a soja safrinha, todo mundo planta milho ao preço absurdo das sementes, e depois vai vender milho a R$18,00 à R$20,00 por saca o que daria então 2.700 a 3.000 Kg de milho por saca de semente.

      1
    • Paulo Gilberto Lunardelli CAMPINA DA LAGOA - PR

      Se o custo do arrendamento é o mesmo que o meu, então poderiam reduzir severamente o preço da semente

      0
    • beto palotina - PR

      Dinhero de troxa e festa d malandro na minha regiao sementes caseiras produzem o mesmo q sementes selecionadas e tem mais sanidade e resistencia a percevejos

      1
    • Paulo Gilberto Lunardelli CAMPINA DA LAGOA - PR

      Concordamos com você, caro Beto, não concordamos com tanta disparidade entre o preço da semente de milho pelo preço do milho em grão, por essa razão optamos pela soja safrinha. Com a mudança na Lei de Cultivares, querem proibir o agricultor do seu direito sagrado de salvar a sua semente.

      1
  • Jocelino ribeiro da silva Aguas Belas - PE 26/05/2016 13:45

    Queria saber se a demanda do trigo no Brasil é igual ao milho...

    1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      No Brasil o consumo de milho é de 60 milhões de toneladas e do trigo de 10 milhões de toneladas.

      0
    • Álvaro Henrique Mello de Souza Ponta Porã - MS

      Tudo que planta pra bicho come vale, pra homem é uma bosta. Olhem Feijao arroz e trigo nada mais ingrato, a hora que porquinho berra e ave pia todo mundo fica doido!!!

      2
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG 26/05/2016 13:28

    Se meu tio-avô fosse vivo (General Olímpio Mourão Filho) já teria feito nova revolução há muito tempo...

    5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Amigo ele deve estar se virando no tumulo.

      1
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      Está mesmo, pois na época ele saiu na marra sem apoio e amanhecendo o Gal Kruel de São Paulo deu apoio.Acampou no Maracanã foi pra casa quando voltou os Generais de pijama da dita Sorbone, já estavam no Min da Guerra tomando o comando e passando a perna nele...

      2
  • leandro carlos amaral Itambé - PR 25/05/2016 22:41

    E com o milho a U$ 7,00/b, o que aconteceria.....

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      As gondolas dos supermercados iam se transformar naquelas barraquinhas de TIRO AO ALVO !!... Só que em vez de ficar passando os patinhos (de lata) seriam os frangos , mas de lata !!! Eh! as próximas gerações iriam lembrar-se do animal "frango" daquela figura de lata das gondolas dos supermercados.

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Ah! O PT foi expulso do poder, mas qual seria o conselho atual? Tempos atras ffalaram para em vez de consumir frango, consumir o ovo... Eh! AGORA! QUAL SERIA O CONSELHO ??

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Leandro, dizem que em Campinas já está 7 dólares o buschel, 55 reais, mas se for em Chicago a 7, proporcionalmente o preço do milho seria de 96 reais no Brasil, com cambio de 3,60. Soja agora vai a 11,2, dá uma paradinha, depois 11,5 outra parada e 12,5. O dificil é saber onde vai parar o dólar.

      1
    • Samoil Ivanoff Querencia - MT

      E Mas o Leones Sempre Falava Que consultor São Poucos E Muitos terroristas E Quem Acreditou.?

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Calma aí Sr. Samoil, esse negócio de ficar quieto quando o preço está baixo, para cantar de galo quando sobe, hehehe, nao é bem assim, ou tem também consultor que é profeta e adivinha quebra de safra? Ninguém pode saber o que vai acontecer, se o novo governo falha, ou vade retro, Dilma volta, não dá prá esquecer que tem votação no senado de novo, o dólar pode ir até a lua, e assim muita gente pode se arrepender de ter vendido soja a 90 para 2017. Se foi indireta prá mim, não sou consultor, não sou analista, sigo o preço e só, além disso tenho minha própria opinião, não sou papagaio de pirata.

      4
    • Samoil Ivanoff Querencia - MT

      Mas a Safrinha nem começou ser colhida e cadê o milho?. vai acontecer o mesmo com a soja... e olha que a quebra da soja - dizem por aí - que quebrou muito pouco...

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Vou explicar de novo Sr. Samoil.

      Em 2014, 1 dólar = 6,215 iuan = 2,32 reais.

      Em 2016 1 dólar = 6,561 iuan = 3,57 reais.

      Obs: iuan é a moeda chinesa, Como você pode verificar com uma máquina calculadora bem comum, o real perdeu 46,785% de valor em relação à moeda chinesa. A palavra já diz tudo, perdeu. O que isso significa? Que os estão pagando 46,785% menos nas commodities, e em tudo que a China importa do Brasil, comparado com 2014. Se quiserem podem contratar um matemático e tentar provar que estou errado, ou qualquer um que se habilite.

      Agora vamos transformar o preço de hoje em paridade com 2014.

      90 reais hoje = 11,5 dólares buschel

      90 reais - 30%, utilizando o cambio oficial CNY, = 63 reais dividido pelo cambio de 2014 = 2,32 = 12,3 dólares por buschel, onde está a diferença? Aonde foram para 1 dólar e noventa por saca?

      Sr. Samoil, me empolguei aqui, aprendi a fazer esses cálculo com 15 ou 16 anos, hoje não sei se conseguiria, mas não importa, por isso nem se agaste tanto para calcular isso, talvez nem valha a pena, a não ser para lembrar que "nem tudo que reluz é ouro".

      Obs 2: yuan, acho que se escreve com y, mas não importa, o código é CNH, offshore-paralelo, USD/CNH e do real USD/BRL, o oficial chinês é CNY, USD/CNY.

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Essa é uma boa pergunta Sr. Samoil, em setembro de 2015, a nossa gloriosa Conab, ligada ao MAPA estimou que o estoque de milho safra 2014/2015 seria de 14 milhões de toneladas. Em janeiro desse ano estimou o estoque em 7 milhões e 300 mil toneladas. Agora olhei o último levantamento e eles estimam o estoque de milho em 5 milhões e 700 mil toneladas em 31 de janeiro. Tem coisa muito errada com essa Conab, é o que eu sempre digo, antes de falar do USDA precisamos arrumar a Conab, o MAPA,... E o que tenho a dizer Sr. Samoil, é que se algum produtor perdeu dinheiro foi pelos dados que a Conab forneceu e o MAPA assinou embaixo.

      0
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      por se falar em CONAB,no site do g1,tinha uma materia que estao penhorando a sede dela para pagar leis trabalhistas...

      0
    • Samoil Ivanoff Querencia - MT

      E com as últimas notícias das páginas policiais da para imaginar como está o setor público Brasileiro ?

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      https://www.comexdobrasil.com/ibge-anuncia-que-deixara-de-realizar-censo-agropecuario-em-2017-por-falta-de-verbas/

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 25/05/2016 21:31

    Sobre a proposta de alteração na Lei de Cultivares -- Valdir Fries, você não somente tem razão como está escrito (no relatório do projeto) o que você próprio afirma: "Esses Grupos, formados por representantes dos obtentores vegetais, produtores de sementes e cultivadores, terão por objetivo, dentre outros, determinar o valor dos royalties que serão cobrados dos agricultores, relativamente ao direito dos obtentores, nos casos de "salvamento" das sementes, para guarda e uso próprio de cultivares protegidas, ou, no caso de não pagamento no ato de uso próprio, do valor a ser cobrado sobre o produto da colheita, de tal forma a se GARANTIR A ADEQUADA REMUNERAÇÃO DO OBTENTOR pelo investimento feito na criação de uma nova cultivar"... Valdir, desta forma penso, então, que o obtentor deveria abrir a contabilidade com os custos da produção da tecnologia, para somente depois utilizar o Estado, os politicos, lideranças, sindicatos, com objetivo de garantir renda à multinacionais..., e, veja só, Valdir, dando - como contrapartida - pesquisas com cultivares nacionais que serão pagas pelo próprio produtor !!! Enfim, vou me restringir somente a isso...

    2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr; Rodrigo, ... NESSE CÉU NÃO TEM SANTO !!! A Monsanto "saiu" da Argentina, pois as leis que regulamentam o direito da cobrança dos royalties não foram votadas. Como vai ficar a estrutura de P&D de sementes do país? Penso que se o governo argentino não "acordar" rapidamente, a produção de commodities no país sofrerá quedas relevantes.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). A intenção era colocar essa mensagem comentando o artigo, mas o site não está aceitando "novos comentários". Então estou editando como comentário da mensagem do Sr. Rodrigo... Ai vai......................... A propriedade intelectual de cultivares é uma faca de dois gumes.

      Há muita polêmica sobre o assunto, mas as arestas estão aí para serem aparadas.

      Faço um paralelo com o reino animal, pois no reino vegetal é onde as grandes empresas são as detentoras das genéticas ditas "superiores".

      O país possui o maior rebanho bovino do mundo, somos o maior exportador de proteína animal, mas não há discussão sobre pagamento de royalties da reprodução e comercialização desses animais. Como isso se sustenta? Aqueles que investem na obtenção na obtenção das novas raças conseguem reaver o investimento?

      Porque no setor animal há liberdade para produzir e, no setor vegetal há interesse em manter os produtores presos a "grilhões" ?

      Muitos vão dizer que a resistência dos novos cultivares são "quebradas" por novas raças de parasitas, porque?

      Louis Pasteur, cientista, químico e bacteriologista francês citou: "Claude Bertrand tinha razão, o micróbio não é nada, o ambiente é tudo"!

      Vejam que os procedimentos de controle a que somos condicionados, o alvo é o parasita, nunca o ambiente !!!

      ESTÁ COLOCADO O "ASSUNTO"... BENS VINDAS AS OPINIÕES ...

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Rensi, não votar leis de direito á cobrança é bem diferente de "garantir a adequada remuneração". O que o Valdir questiona, e o faz muito acertadamente, é a garantia de que a tecnologia vai funcionar de acordo com normas também pré estabelecidas. Pode ser algo como, "qual a porcentagem de pés de milho atacados pela lagarta será permitida por ha, a partir de qual nivel de dano o produtor seria liberado do pagamento e quais sanções juridicas e financeiras as empresas estariam sujeitas? Valdir está dizendo, "o produtor compra a semente e planta, vindo a sofrer prejuizo economico, e a lei garante a adequada remuneração de quem lhe vendeu o produto, sem garantias legais que não sejam a palavra das multinacionais? Concordo com tudo o que o Valdir Fries diz no artigo, e vou mais longe, afinal; Quem vai determinar o que é uma remuneração adequada e com que critérios? Sei que essa resposta vai ficar longa, mas uma última observação, no relatório há uma citação à lei internacional, à um ponto da lei internacional, e que deve ser entendida na sua totalidade, não com pontos especificos favoráveis a determinado ponto de vista. Aprovo e reconheço o esforço do Valdir, e acho que todos os produtores rurais deviam fazer o mesmo.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Acho que o Sr. Telmo Heinen tem uma visão mais acertada sobre o assunto "LEIS". No Brasil o "rito é mais importante que o mérito"... Imagino qual vai ser a "instituição" que vai cuidar dos processos que vão originar do litigio; COM A PALAVRA O SR. TELMO...

      0
  • Júlio Eduardo Fonseca Pereira Campanha - MG 25/05/2016 18:47

    ...interessante esse preço em Paranaguá! Mas... eu não vendo em Paranaguá, nem em Santos ou Rio Grande. Estou buscando cotações no Arco Norte, Barcarena, Itaqui... É nítido que existem diferenças, e diferenças positivas pro agricultor que exporta pelo norte. Consulte os analistas prá gente, gostaríamos de saber qual o tamanho dessa diferença (pS.: Produzo no Tocantins)

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Julio, o mercado exige um preço base, no caso é tomado com referencia os portos de exportação. Para calcular o preço base da localidade onde o senhor se encontra deve-se computar todos os custos para enviar o seu produto até o porto em questão (Paranaguá, Santos) e subtrair do preço cotado do porto. A grosso modo seria isso.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Ah! Com relação aos custos, não é só o frete, inclue-se frete, comissão da venda;compra, carga e descarga, custo financeiro do capital até o produto chegar ao destino, seguro da carga do produto, estocagem do produto se o prazo limite para a retirada for de longo (meses), enfim do "lombo do produtor rural" sai todas essas correias... EH ! NÃO ADIANTA CHORAR !!!

      1
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Júlio boa noite, também planto em Tocantins, fiz essa pergunta para o comercial do Fazendao essa semana, quanto ta o preço da soja disponível que tenho com vcs , ela me falou 68 reais a sc, falei quanto, ela repetiu, perguntei, ou menina , na colheita a soja tava 9.3 dólares por bushel, e o preço no porto do Paraná estava em 78 reais, hoje vc me fala o mesmo preço, ta me achando com cara de trouxa, hoje filha o bushel esta 10.8 dólares, o preço no Paraná 91.5 por sc, tem alguma coisa errada ,faço uma seguinte pergunta a vc, estou a

      0
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Faço a seguinte pergunta a vc o que tenho haver com os portos do sul , se estou a 900 kms do porto de itaqui, sendo o frete bem mais em conta , ela não soube me responder , só tem uma coisa preço em soja minha eu é que faço , ou tento fazer a ocasião ta desse jeito, ta faltando produto, temos que brigar por preços maiores , mesmo que vc deve toda a sua safra, porque quem produz e vc , quem leva sol no lombo e vc , quem enfrenta 68 dias de seca e vc , quem perde com excesso de chuva e vc , quem acorda 4 horas da manhã para aplicar defensivos e vc , quem fica com pescoço duro de tanto olhar para o céu e vc, quem é humilhado pelas traydes da vida e vc , quem engole os preços da revenda e vc.... Enfim vc é o único prejudicado da história , todo mundo quer por preço guela abaixo na sua safra , não pense assim você é o dono do seu negócio, abraço.

      0
  • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG 25/05/2016 17:40

    Por que a Conab autorizou vender só 160 mil..., onde estão as 900 mil t anunciadas em estoques? Se é que existem...

    0
    • Neuri Coldebella Palotina - PR

      Boa pergunta!!!

      0
    • Everson M. Danguy Tuneiras do Oeste - PR

      O restante dos estoques que a conab diz ter,está só no papel,o milho não existe!!!

      0
    • adelar manito soligo Aral Moreira - MS

      Se existir milho nos estoques do governo... Esta podre!

      0
  • jose renato da silva Uberlândia - MG 25/05/2016 11:50

    SOBRE A ENTREVISTA COM O PRES. DA ABRAMILHO: Na previsão de preços entre R$ 35,00/R$40,00 deixou-se de informar onde seria esses preços (NR: PREÇOS BASE CAMPINAS/SP)..... independente do local, vale a pena prestar atenção. Milho segunda safra já sendo colhido em vários pontos do País e o que se tem à espera desse milho (contratado) é maior que o que vem chegando do campo... Pode se repetir o que aconteceu com safra verão... cuidado.

    1
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Demorou. Eis que novamente, na mesma situação aparece um cavaleiro do apocalipse confirmando uma previsão sem fundamento. Cansei disso. Parece que não se considera quebras significativas de safras propaladas diariamente nesse canal de comunicação. E ainda acham que muitos agricultores vão deixar de plantar soja para plantar milho. Doce ilusão. Sempre tentando gerar o fato antes do acontecimento.

      0
    • Fabiano E Vanessa

      Depois da produção de milho dos últimos anos, que muitos diziam que não teríamos onde colocar milho, traçando um paralelo com o cenário de desespero atual, impossível imaginar 30 reais em Campinas com a quebra na safrinha cada vez mais relatada e me parece maior que o divulgado. Acho que dessa vez vale a pena pagar pra ver

      1
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Com previsão d la-nina eu é q não vou plantar molho.

      0
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Milho

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      kkkkk e rsrsrsrsrsr. Vai sonhando que o preço vai baixar. precisa avisar algumas cooperativas que já estão oferecendo R$4,00 a mais por saca do que o preço de balcão. Tá achando que este discursinho vai baixar o preço.Experimenta dar discurso pros frangos...

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Aí vai ser a verdadeira "REVOLUÇÃO DOS BICHOS", a fábula descrita por George Orwell que utiliza os animais para descrever uma sátira ao Comunismo da União Soviética e à política stalinista, e que alguns personagens são referências a figuras políticas como Marx, Stalin e Trotsky. No caso especifico dos frangos "comedores de discurso" se transformariam em exímios políticos, pois o "discurso" é a sua fonte de vida.

      2
    • Paulo Gilberto Lunardelli CAMPINA DA LAGOA - PR

      Aqui no Paraná, em Cascavel Já temos o "FRANGÃO" que por sinal, nos representa muito bem em Brasilia

      0
  • Daniel Pereira Caceres São Sebastião da Grama - SP 25/05/2016 09:59

    Como estão as previsões para o clima no período de colheita para essa região w

    0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 25/05/2016 02:49

    A presidentA AFASTADA, levou para o Palácio da Alvorada seu staff de séquitos e, nós a população vai continuar a provê-los com toda sorte de recursos.

    Fica uma pergunta no ar: Mister Roarke e o anão Tattoo foram transferidos para o Alvorada?

    Para quem não sabe, Mister Roarke é o nome do personagem que desempenhava o papel de anfitrião, juntamente com seu auxiliar Tattoo, na série televisiva "A ILHA DA FANTASIA" que a Globo levou ao ar nos anos 80.

    No caso, a nova série pode ser chamada de "PALÁCIO DA FANTASIA"!!!

    1
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 25/05/2016 01:52

    SENHORES!!!... Rios de tinta são consumidos com o intuito de achar um consenso na atividade rural e, dia sim, dia não encontramo-nos no olho do furacão. Uma hora é o clima; outra, são os "movimentos sociais"; outra, é a fome do governo em "comer mais um naco" do cadáver que se encontra esquálido; outra, são os fundos saindo da posição de comprados; outra, é a queda no valor das commodities devido ao desaquecimento da economia global... Enfim... Haja tinta, mas porque não discutimos a raiz?

    A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE RURAL !!!

    Vamos ser pragmáticos. Pensem comigo: Diante de tantas adversidades e direitos alheios, a classe dos produtores rurais poderia fundar um "movimento social" exigindo a "FUNÇÃO SOCIAL DA CASA DA MOEDA"!!!

    O QUE ACHAM DA IDEIA ???

    0