Fala Produtor

  • Elvio Zanini Sinop - MT 27/05/2022 10:25

    VERGONHA ; Não querem se Desfazer de Dita Petrobrás, para continuar, as Grandes Falcatruas, e quem está " P A G A N D O O ALTO CUSTO DOS ALIMENTOS ; E OS CIDADÃOS MAIS POBRES, , devido que Esses Corruptos do Passado , Talvez não Sabem que o maior Custo para se Plantar, Tratar o Solo, o Trato Cultural, Colheita, Secagem, Armazenagem, Transporte, Industrialização, Classificação, até o Mercado, feiras, etc. Não há como Não Usar Combustíveis,

    Portanto , É Obrigação, do congresso, tornar Competivo o Insumos ; como Óleo diesel,Etanol e Gasolina, Há décadas passadas o Impôsto (I.U.M. ) imposto sobre minerais a alíquota Era 1%, Vejam a História, Hoje querem icms. de tudo que é Insumo, Na década de 70 /80 , não havia imposto sobre Insumos , sementes, e defensivos. Voltem a Analisar o Passado , para não cometerem Erros no Futuro em que Estamos Hoje , em que Ninguém mais Sobrevive de Impostos.

    7
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Bom dia, aqui na roça qdo se faz mal feito o resultado é desastroso porém nos desmandos do governo passado o resultado tá aí mas sabe né da pra fazer cerimonia de casamento de rico pregando ajuda aos pobres .

      7
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Pior que isso Sr Adalberto e ver um bando de desgraça que idólatra esse ladrão vivem do deslumbre de que um pobre roubou tbm mas hoje e rico e o que ele me os gosta e de pobre parece até irônico mas e a mais triste realidade só nosso país onde a maioria dos ladrões tem mais maioral de quem não rouba, total inversão de valores

      12
  • Elvio Zanini Sinop - MT 27/05/2022 09:00

    Hoje É Sexta Feira ; Para quem tem Tempo; Procurem Saber porque : O passado dos Que Querem Voltar ao Poder ; como Quebraram o Nosso Brasil, é somente Ler o Livro "EUFORIA

    E FRACASSO DO BRASIL GRANDE, política externa e multinacionais Brasileiras na Era Lu..la. Autor Fábio Zanini Editora Contexto , quem me deu o Tal Livro Foi um Amigo meu que Está em Sinop-MT, Empresário de Armazenagem de Cereais; Companheiro que conheci em Francisco Beltrão -PR. na Década de 1970. Época que nós Trabalhávamos com Granja de Suínos de Raça , na Feira em Francisco Beltrão e Compartilhávamos do mesmo Segmento, e Eu Tinha também Com. de Máquinas Agrícolas em São Lourenço d!oeste - SC.

    13
    • carlo meloni sao paulo - SP

      EU NAO DISSE QUE O NOME MARCOS CALAS E' FALSO?? ELA ESCREVE <<<<ESTOU MUITO APEGADA AO MEU CARRO>>>

      9
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Quem matou o Toninho do PT ? Celso Daniel ? Quem financiou Adélio, Mensalão, Petrolão , e a meteórica carreira do catador de bosta do Zoológico de São Paulo, à posição de Mega Empresário, e Fazendeiro, os empréstimos a Ditaduras Latino Americanas e Africanas. Não é atoa, que a Argentina, a Venezuela,o Chile, e o Peru, chegaram à conclusão, de que eram felizes e não sabiam.

      17
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Ontem, assistindo ao Jornal Nacional, Lamentei muito, a tragédia do deslizamento dos morros, e a enchente dos rios, que soterraram e levaram várias casinhas, no Recife. Eu pensei que, como os socialistas governam o Nordeste há várias décadas, já tivessem resolvido o problema da moradia popular. Aí eu ouvi várias desculpas, de que o fato ocorreu devido às Ondas do Leste, devido ao La Nina, até devido ao Bolsonaro, que não deu emprego e estudo ao povo. Porém, meditando um pouco, conclui que essa situação ocorre porque o Socialismo não gosta demais do pobre, ele gosta é de mais pobre. Como diz o Tiririca, Piór que tá, não fica.

      16
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Pois é, sr. Adilson, o povo fica deslumbrado por um pobre ter chegado lá e roubado o que podia e ainda deixar os ricos roubar mais ainda, ...sempre mantiveram o nordeste na miséria e o tal mar em baixo de uma.lona preta as margens de uma br, ou em barracos nas encostas dos morros isso tudo e pra ajudar os pobres, a única coisa que essas desgraças odeiam são os pobres e o pior que quanto mais eles mentem mais eles conseguem ainda muitos seguidores, e claro os que vivem disso e os coitados que alimentam esperança a qual durante 16 anos nunca chegou, mas agora um aliado o desgraça do Requião que vem querendo voltar a ser gov. Disse em alto e bom tom que só reconhece um título de terra assinado por Deus então por aí vcs já vem que mais.nenhum ser pobre vai ganhar título ou qualquer outra coisa caso eles voltem, mas fiquem tranquilos que não vai faltar grana pra cuba entre outras que receberam muita grana do povo brasileiro, essa grana que uma grande parte retornou aos bolsos de uma grande parte dos integrantes dos poderes, sem dúvida essa abstinência deve tar matando muitas lombrigas por aí, pra finalizar o filho da Odebrecht no fim do ano tá solto, a táva esquecendo a COVID passou a dengue voltou e agora tem aquela do macaco que sobreviver depois conta a história.

      14
  • clecio dias barbosa Nova Mutum - MT 27/05/2022 06:27

    Amigos aqui do canal de interação do agro , o momento, como disse o colega, é de gastar a poupança do solo mesmo e plantar sem nada, só a semente. Quem tem um solo bem corrigido e estruturado se sobressai , não precisamos gastar neste momento difícil com fertilizantes absurdos ,pois vamos produzir um pouquinho a menos , vamos sim, mas vamos ser recompensados no próximo ano safra com a desvalorização do fertilizantes e a valorização do nosso produto, pois estamos cansados de saber quem dirá os preços são oferta e demanda isso é fato , no momento já não temos ofertas mas estão se aguentando segurando pra Chicago não ir ao céu ,no próximo ano ainda com oferta menor de soja e milho, vamos dizer, assim podemos recompor os nutrientes do solo que usaremos este ano próximo com sobra. Isso é certo então não precisamos gritar asolar nosso sono ,o mesmo com o nosso frete hoje está ruim não carrega para em pouquinho tempo isso muda com certeza eles vão ao mercado atrás de quem realmente está no ramo e sabe fazer contas permanece então eu acredito que o momento e ter calma ,não comprar máquinas tratores etc. Vamos lidar com o que temos vai igual ...NOS SOMOS A FORÇA E NÃO OS ATRAVESSADORES E TODOS OS AGRICULTORES SABE DISSO E SO COLOCAR EM PRATICA NESTE ANO O MENOS É MAIS.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Achei uma boa ideia-----Ou também pode-se fazer somente uma espalhada de calcário em tudo---Adubo só nas áreas que apresentam manchas boas e ruim

      2
  • Alvaro Andrade Biollo Maringa - PR 27/05/2022 05:52

    Interessante, os comentários sobre soja mudam da água pro vinho todos os dias, será que sabem alguma coisa ou é tudo bla bla bla

    0
  • Marcos Podanosqui Cuiabá - MT 26/05/2022 16:44

    Como evitar essa baixa de preço ?? Conseguimos trancar a porteira vender somente o extremamente necessário provocando o corte da oferta. Não entrar para os boiteis dos frigoríficos também ajudaria??

    1
  • JOSE LUIZ PELOSO RABELO CAMPOS GEARIS - MG 26/05/2022 13:23

    oh preste atenção safras e mercados está atrasada não e que não tem café mesmo, pesquise melhor...agora 61 milhões de saca só na porta da esperança do programa Silvio Santos

    1
  • julio monken silva ponta grossa - PR 25/05/2022 19:48

    E o óleo de girassol será fator altista quando, pra soja

    2
    • elcio sakai vianópolis - GO

      O preço do girassol é baseado no óleo de soja, e o óleo de soja sendo influenciado pelo óleo de palma. Como o óleo de palma está em falta no mundo, este óleo influencia todos os outros óleos e não o contrario. Na minha opinião não espere que o óleo de girassol vá influenciar na preço soja, tem mais chance de influenciar no preço do farelo de soja, já que as fabricas darão mais prioridade pra processar o óleo de soja em comparação ao farelo de soja, pra poder atender o mercado.

      1
    • julio monken silva ponta grossa - PR

      Me refiro ao déficit de produção de girassol na Ucrânia...

      1
  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO 25/05/2022 12:18

    De relevância lembrar que costuma haver boa distância entre o que consta nas Leis (papel) e o exercício/cumprimento das mesmas (realidade)....

    0
  • ANGELO MIQUELÃO APUCARANA - PR 25/05/2022 10:58

    Neste momento a soja opera em baixa, os motivos são a guerra, o covid, o plantio nos EUA, o dólar em queda etc... O interessante são os insumos que continuam a subir, os fertilizantes estão proibitivos. A saca de soja precisaria estar hoje em 250 reais, qualquer coisa abaixo é um descompasso diante dos preços dos insumos. Eu sempre comprei fertilizantes a mais ou menos 20 ou 22 sacas a tonelada, hoje a relação de compra passa das 33 sacas, um absurdo que pode inviabilizar a próxima safra. Realmente o cenário não é dos melhores, a saída pode passar pela redução dos investimentos no plantio, vai-se sacar a fertilidade do solo, sim, vai... Mas é melhor gastar a poupança a que pegar emprestado, no momento certo voltamos a investir na terra.

    0
    • Gilberto Fortis Junior Goioerê

      Quer ver o que vai ser complicada a segunda safra de milho 2023, custos elevadíssimos, clima incerto e pragas cada vez mais incontroláveis!

      0
    • Paulo Roberto Espires Maringá - PR

      Preços de insumos nas alturas, vivemos tempos estranhos na cultura do milho, a cigarrinha está vencendo, cada ano piora e chega mais perto. O pior é que o seguro não cobre ataque de pragas !!!

      0
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Por isso, Sr. Paulo Rensi, alguma ação NORMATIVA DE CARÁTER TÉCNICO, talvez um VAZIO SANITÁRIO, por exemplo...

      Conforme comentei aqui há uns dias...

      1
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Perdão, fiz menção ao comentarista errado... Digo, Sr. PAULO ROBERTO ESPIRES..

      0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      tempos estranhos e mesmo assim haverá expansão de área de soja. Sendo que área de abertura o custo é bem maior.

      0
  • elias araujo rocha filho Iporá - GO 25/05/2022 09:31

    Falta estoque de alimentos no mundo, inclusive de soja, mas preço só faz cair...

    1
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Entre a safra passada e a presente, apesar da seca severa no sul do BR e da escassez de produtos, o produtor rural tem recebido MENOS pelos grãos e carnes. Os custos simplesmente DOBRARAM, os juros agrícolas aumentaram 300, 400% (era 3% hoje estão acima de 10%). Então ao meu ver a próxima safra será MENOR que a safra de dois anos passados. Recebendo menos e com custos maiores, não tem como produzir MAIS.

      0
  • elias araujo rocha filho Iporá - GO 25/05/2022 09:22

    Tem lógica não... Parece notícia plantada, para esfriar o tal do Mercado... Afffff...

    0
  • Marildo kitor Cantagalo - PR 24/05/2022 19:19

    Boa noite a todos pra ser agricultor tem q estar sempre preparado pra superar os problemas quê surgem dês do preparo da terra até a comercialização este ano não será diferente altos custos insumos diseel máquinario etc uma coisa é certa teremos de tentar no mínimo vender a safra em preços melhor que os atuais pra continuar cumprindo nossos compromissos ou quebramos soja 200 milho a 100 pila minha opinião

    2
  • Eduardo Ferraz Pacheco de Castro Cuiabá - MT 24/05/2022 15:49

    Está posto mais um cenário favorável à escassez de Boiada Gorda para o Julho/Agosto/Setembro.

    0
  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT 24/05/2022 09:49

    Imposto mínimo!!!! Será que eu estou tão desinformado, ... será que sou tão burro?

    Imposto mínimo para multinacionais pagar, conta outra.

    Gente, empresas sejam pequenas ou grandes, só RECOLHEM os impostos, quem paga é o consumidor, o comprador. Elas só adicionam os impostos no preço que iremos pagar pelos produtos que compramos. Empresas não pagam nada, só repassam o que foi recolhido do consumidor. Na prática o que os GOVERNANTES vão fazer é: tributar todos, para que os políticos venham depois distribuir migalhas ... para o povo que pagou.

    Essa história de tributar grandes fortunas, multinacionais é pura balela, a arrecadação só sobe e quem paga sempre é o consumidor, seja ele grande ou pequeno.

    1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      A diferença do "imposto" entre o empresário e o consumidor é:

      O empresário primeiro põe o dinheiro no bolso para depois pagar.

      O consumidor tira o dinheiro do bolso ao "consumir".

      Aí começa a valer: Ah! Pra que pagar tanto imposto! Vou pagar só os impostos federais (porque esse é "brabo", se não pagar na hora que te pegarem "vão até as cuecas"). Os impostos estaduais e municipais não vou pagar, ou pago só uma parte ... Se for pego "depois eu negocio" ...

      E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE !!!

      0
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Se essas operações comerciais e contábeis, ditas pelos senhores, fossem tão simples assim… eu posso falar… seria fácil demais para ser empresário. E podem ter certeza, não é fácil. 95% das empresas fecham até o 5 ano.

      2
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Falam que fecham entre 60 ou 70%, mas não é, quando se analisam a saúde financeira de algumas empresas, que se perpetuam como entidades filantrópicas ou públicas. São salvas pelos anjos do mercado nacional. Muita das vezes, vivem da renda de um funcionário público que a mantém por hobby.

      1
  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO 23/05/2022 15:41

    Problemas decorrentes de cultivos sem o mínimo de critérios agronômicos (científicos..) ocorreram, ocorrem e ocorrerão aos montes na história da Agricultura! O caso dessa praga (cigarrinha do milho) é para confirmar a regra...

    Cultivam-se lavouras de milho em todo o território brasileiro, 365 dias por ano...

    O que poderíamos esperar? E isso é apenas o começo, infelizmente!!

    Um dos princípios básicos da AGRONOMIA sendo colocado em décimo plano...

    5
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      O amigo está muito pessimista. O manejo da cigarrinha é viável através de técnicas simples. É problema? Claro que é. Assim como a ferrugem asiática, o nematoide e tantas outras que surgiram e surgirão. Vou me desesperar, desistir? Não. Vou procurar soluções. Animo, amigo, o mundo não acaba aqui

      7
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Caro Cesar Augusto Schimtt, a meu ver não é questão de pessimismo, desespero, ou coisa que o valha...

      No ritmo que vai, fica insustentável, técnica, econômica e ambientalmente...

      Cinco ou mais aplicações de INSETICIDAS,...

      Há necessidade de integrar as práticas de manejo, dentre elas: tolerância, rotação, vazio sanitário..., e assim por diante!!

      Querer deixar de aplicar conceitos básicos da Agronomia, em detrimento de interesses outros, pode chegar à inviabilidade...

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O clima está a cada ano mais irregular, por esse motivo a safrinha é mais arriscada----Se todos os produtores brasileiros deixassem de plantar a safrinha, haveria uma melhora de preços, ----Arriscar menos , trabalhando menos, e ganhando mais--

      8
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Cácio, concordo com você. Devemos ter um manejo integrado da lavoura, mas tem certas coisas que são completamente inviáveis ou soluções a longo prazo. O vazio sanitário, vejo como completamente fora de prumo para regiões com bacia leiteira, tolerância ou resistência requer tempo, muito tempo para alguma solução e assim por diante. Se me permite uma sugestão, do alto de meus 45 anos de agronomia, muito dos quais atuando em desenvolvimento em grandes transacionais, medidas simples e de baixo custo, não resolvem, mas amenizam: 1- Evitar o escalonamento. Aqui em Maringá, a janela de plantio é muito curta, todos plantam ao mesmo tempo. Nessa safra temos plantios desde janeiro a final de março. A situação se agravou. Eu tratei a semente com Imidacloprida e não me preocupei com a cigarrinha no inicio da lavoura, mas sim com percevejos. Fiz duas aplicações com ativos diferentes para percevejo em v3 e v6 e uma terceira especifica para cigarrinha em v8. Acredito que o resultado será satisfatório. Em tempo: hoje aconteceu a primeira colheita aqui em Ivatuba. 110 scs/ha em milho com forte sintomatologia de molicute.

      7
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr.CESAR AUGUSTO SCHMITT, os dois temos razão(ou não..), dependendo do ângulo de análise... Estendendo as reflexões:

      Como mencionado anteriormente, cultivamos milho(grãos, silagem sob inúmeras modalidades, pipoca, milho verde, milho sementes, etc., etc.,).. Ambiente Tropical(comida farta também 365 dias/ano para as pragas)...,

      Produtividades melhoraram muito na última década, mas ainda bem distantes da média dos gringos americanos, por exemplo, que podem ser considerados referências no cultivo do cereal em apreço..

      Por lá, como sabemos, o inverno rigoroso "quebra" quase por completo os ciclos biológicos dos insetos.

      Como poderemos ofertar milho ao mundo(caso a demanda continuar aumentando), com médias(verão brasileiro) abaixo de 50% do que conseguem os colegas da terra do Tio Sam? E em torno de 60 sacas(?) no cultivo de segunda safra, ainda que com custo operacional baixo, mas com tamanho risco assumido, sobretudo em regiões pouco aptas do ponto de vista do regime de chuvas?

      Creio que, não deixando de plantar safrinha, como sugere o Sr. Carlo Meloni, arriscando menos, quem sabe até adotando, a nível de BR, um "vazio sanitário" para o milho(porquê não?) por alguns meses. Isso necessariamente resultaria em menor área cultivada? Bem provável que não. O Sr. mesmo faz menção da sua realidade, com janela de plantio de 03 meses..

      Provavelmente teremos acréscimos de rendimentos e custos menores..

      Bem..., apenas a opinião de um simples aprendiz!

      Saudações!!

      2
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Ótima reflexão, concordo com o amigo

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Minha vizinha a Fazenda das Represa de 750 alqueires tem sistema de irrigação com isso independem do clima e com planta forte as incidencias de pragas ê menor---- Entao o meu palpite ê o seguinte:::se alguem consegue obter um resultado financeiro neste sentido outras iniciativas poderiam ser viaveis ??

      1
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Sr. Carlo, a irrigação sempre é solução. Porem, aqui em Ivatuba, com terra roxa estruturada, 85% de argila e um regime de chuvas bastante equilibrado, não sei se o custo de uma irrigação por Pivo central seria viável. Acredito que não, pois na região de Maringá conheço apenas um produtor que tem pivo. Um grande produtor de sementes de soja. Mas temos bons resultados com rotação e rochagem, solo forte, planta saudável. E quanto a irrigação gostaria muito, mas com a area que tenho 720 ha, uma aréa muito grande para essa região, porém uma chacrinha no centro-oeste, para cereais a irrigação não se paga. Mas está muito correta sua observação

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Meu comentario tem um ponto de interrigaçao justamente pelos seus motivos----Os silos eram caros mas aos poquinhos se espalharam ----Quem sabe alguma empresa tentara' reduzir o custo dos equipamentos de irrigaçao ou quem sabe traze-los da China

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Para a fazenda do meu vizinho nao bem uma irrigaçao mas UM COMPLEMENTO DE IRRIGAÇAO------O meu milho sofreu depois de 60 dias de veranico sem nenhuma gota na floraçao, mas o meu vizinho irrigou um poquinho numa terra argilosa e a planta esta' muito viçosa

      1
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Minha família, possui uma propriedade rural, no sudoeste do Paraná, próxima do Parque Nacional do Iguaçu, e eu planto numa área de 30 alqueires, em 2019 plantei 15 alqueires com uma variedade nova (desconhecida ) de milho, super precoce. Em março/ abril houve muitas semanas nubladas, a falta de sol diminuiu a resistência das plantas, mas a variedade nova sofreu muito mais, o sabugo que não apodreceu, ficou só com meia dúzia de grãos, porém as outras variedades, sofreram bem menos. Portanto eu só planto semente tradicional ou melhorada, já conhecida que produz bem, e de fornecedor de confiança. Este ano consegui plantar, no fim de janeiro, na janela ideal, quando o milho estava com 15 Cm, o Agrônomo colocou uma armadilha para a cigarrinha, que consistia em uma vareta fincada e um papelão cola na outra extremidade. Dois dias depois, havia algumas borboletas grudadas, e vários outros insetos parecidos com pernilongos ou abelhinha, ai o agrônomo me mostrou a foto da cigarrinha, idêntica aos da armadilha, como havia infestação, ele me vendeu um produto biológico, que impedia a cigarrinha de voar e se reproduzir, a deixava grog, o qual o meu funcionário passou junto com outro que também pega a cigarrinha, percevejo e lagarta, o qual é um inseticida de contato e residual. Porém o Ministério da Agricultura, ultimamente, tem conseguido, aprovar novos inseticidas mais eficientes. O agrônomo me disse, que a planta é mais vulnerável à cigarrinha, nas primeiras semanas do ciclo, depois da planta adulta, a cigarrinha não causa problema, quando a planta é nova, não se vê o estrago, só vai ver quando o sabugo estiver formado. Portanto não se pode bobear, enquanto a planta estiver pequena. Nesta safrinha parece que até agora tive sorte com o clima, e nas fotos que meu funcionário, me mandou do milho, ele esta bem sadio. Acho que nesta colheita, vou tirar o pé da lama, pois nas duas últimas, não deu para lucrar.

      0
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Os inseticidas mais tradicionais, para o milho, são o Engeo, e o Ampligo, e para aumentar a eficiência, se passa, com um biológico, que pega a cigarrinha, no início do ciclo do milho. E se tiver sorte com o clima, com muito sol e chuvas regulares, ajudam eliminar as pragas, e aumentar a resistência da planta.

      0