Fala Produtor
-
Renato Luiz Hannisch Santa Maria - RS 27/07/2021 15:49
Comentário referente a notícia: Argentina anuncia área recorde semeada neste inverno 21/22 -
João Lemos 27/07/2021 12:13
Vai importar 3,5 MT sendo que a quebra no Brasil ficará em torno de 20 a 30 MT.. me engana q eu gosto
Comentário referente a notícia: Brasil deve importar o triplo do normal de milho em 2021 e preços internos serão pressionados, afirma analista -
Edmilson Lima Pompeu Maringá - PR 27/07/2021 11:44
Só uma correção: o volume de grãos deve ser de 160 mil toneladas e 50 mil toneladas de milho. A Coamo é a maior cooperativa do pais mas não tão grande assim.
Comentário referente a notícia: Maior cooperativa agrícola do país, Coamo quer produzir etanol de milho -
Weliton Ferreira Guarapuava - PR 27/07/2021 11:34
Poupança rendendo 6% a.a? Preciso urgente saber em qual instituição financeira está tendo essa rentabilidade kkk
Comentário referente a notícia: Soja: margens brutas superiores a 30% não atraem produtores e comercialização da safra nova no Brasil segue lenta-
carlo meloni
sao paulo - SP
No Banco do Brasil... Quem escreveu poupança, acredito tenha usado como nome generico, e voce amarrou com caderneta de poupança... Olha, o Banco Central baixou os juros para estimular a atividade produtiva, mas ja' esta' subindo...
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Não sabe de nada, inocente..., abra uma conta no banco modal e lá vai ter um fundo de renda fixa que paga 10% ao ano. E esse é só um exemplo.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
-
Geovani Salvetti Ubiratã - PR 27/07/2021 11:18
Até esses dias o milho chegava nos portos brasileiros a 107 reais a saca, ... lá fora está caro também... e mais o frete,... me engana que eu gosto...
Comentário referente a notícia: Brasil deve importar o triplo do normal de milho em 2021 e preços internos serão pressionados, afirma analista -
Cleverson Aguiar Vacaria 27/07/2021 11:16
Dá para acreditar que vai chegar milho dos EUA a 92 reais?... notícia tendenciosa.
Comentário referente a notícia: Brasil deve importar o triplo do normal de milho em 2021 e preços internos serão pressionados, afirma analista-
Rodrigo Polo Pires
Pode até ser, mas aí tem que descarregar do navio, jogar pro armazém, carregar em carretas, subir uma serra desgraçada de ingrime no lombo de caminhão até campinas, e eu pergunto, fazem isso com 10 reais?
-
Marcos Araujo
Curitiba - PR
As contas do Roberto refletem a realidada atual do mercado, profissional e sem viés político. Injusto tais comentários citados aqui, o milho da Argentina negociado a $277,40 por t CFR Brasil + $11 por t descarga x R$5,18 dólar + frete...isso se traduz a R$89,65 por saca sobre rodas Porto e R$93,85 por saca no interior.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Marcos Araújo, voce está falando aí sobre descarregar milho direto nos caminhões, tá aí uma coisa que eu gostaria de ver ao vivo e em cores. E mais, por esse custo aí que voce falou.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
E sem falar Marcos Araújo, que tem o MEU não é> Ou não vai ter atravessador nessa empreitada aí. Falar é fácil. E também tem mais um negócio, prá carregar os portos são bem equipados, prá descarga nem tanto.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
E eu digo mais, que a JBS vá lá na Argentina comprar mais 30 navios, e depois nos conte se pagou o mesmo preço que pagou nos 30 primeiros.
-
Marcos Araujo
Curitiba - PR
Rodrigo, basta você ir cotar nos terminais em Imbituba e Rio Grande, estes são preços atuais praticados hoje. Estou aqui abrindo os preços reais praticados pelo mercado, mas você pode e tem o direito de checar na prática para checar a conclusões realistas e não ficar em dúvidas. Abraço
-
Marcos Araujo
Curitiba - PR
O milho é descarregado no porto, vai para o armazem no terminal portuário e depois embarca em caminhões. Mas há casos, a exemplo do fertilizante, que pode ser tirado do navio e posto nos caminhões. No youtube você pode ver tais vídeos.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Tudo bem Marcos, eu falei que queria ver ao vivo e em cores, foi mais uma brincadeira, o porto de Rio Grande eu conheço, e não vai milho de Rio Grande ao oeste de SC por 10 pila nem a pau.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Embora eu não conheça o porto, nunca entrei em Imbituba, sei onde fica, e lá talvez fique melhor para os granjeiros catarinenses pq tem também essa questão de icms, que não como é do RS para SC.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
...que não sei como é...
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Também, Marcos, nós temos uma outra coisa a ser observada, os agentes do mercado falam em um piso de 53 mi de ton a safrinha, e o milho ruim vai ser colhido daqui para a frente, e tem muito milho ruim no MT, maior produtor, então pode ser que esse piso esteja bem abaixo dessas 53 mi de ton. Como dizem no mercado financeiro, no fundo do poço pode ter porão.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Gente como e' util esse espaço do NA!!!, a troca de informaçoes entre pessoas que conhecem o assunto, beneficia a conhecimento de milhares de leitores... OBRIGADO NA.
-
Álvaro Henrique Mello de Souza
Ponta Porã - MS
Marcos, estas suas contas não batem e estão mesmo assim muito apertadas, a realidade uma só, eles não estão querendo ser compradores no nosso mercado e querem ganhar tempo e pressionar o produtor a vender mais barato sua produção conforme vence as contas dele, simples Jajá tem conta pro produtor pagar e se a coisa começar subir agora eles não baixam estes preços, produtor tá numa naba e vai se defender que a turma se defensa mas está história aí é pra boi dormir!!!
-
Marcos Araujo
Curitiba - PR
Caro Álvaro, quais seriam os números corretos para que as contas possam bater?
-
Rodrigo Polo Pires
-
Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO 27/07/2021 10:02
Definitivamente não consigo concordar com certos números do MARCOS ARAÚJO...
Margem de R$ 6.000,00 em Maringá/PR(lavoura 65 sacas/hectare, preço de R$ 152,70, usando as informações do consultor..), indica um CUSTO(operacional), arredondando a conta, de R$ 3.925,00. É isso mesmo, colegas do PR? Aqui em GO o custo é muito maior..., projetando aqui na minha planilha R$ 6.000,00/hectare, safra 21/22. Dá uma sensação ruim ver/ouvir essas divulgações, sinalizando margens dessa magnitude...
Comentário referente a notícia: Soja: demanda chinesa segue lenta com margem de esmagamento negativa e frete caro; clima nos EUA sustenta preços-
Gilberto Rossetto
Brianorte - MT
No mínimo só contabilizou: semente, adubo e um pouco de quimicos. Esqueceu: diesel, mão de obra, salário do agricultor, maquinário, peças, oficina, projetos, taxas, assistencia técnica, impostos (pelos menos uns 10), seguros, contabilidade, depreciações, etc. etc. Vão ajudando aí:
-
Leodir Vicente Sbaraine
Terra Roxa - PR
Isso se não for Arrendatário, manutenção de solo, ( calcáreo, Gesso ),.. e por aí vaiii...
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Leodir, mas falamos que o certo e' lançar o valor do arrendamento no custo mesmo sendo a terra propria, porque e' um dinheiro que esta' ai empatado---
-
Aloísio Brito
Unaí - MG
Me intrometendo um pouquinho… Sr Carlo Meloni, existe a conta custo oportunidade, a qual usamos os rendimentos de mercado financeiro como balizador para avaliar se o dinheiro despendido na terra e equipamentos teria no mínimo esse rendimento, quando calculado o rendimento líquido da produção utilizada. Mas a valorização do imóvel poderia ser considerado para equivaler essa conta. Entretanto, custo do valor de arrendamento não entra nessa planilha de custos efetivo total, em se tratando de que o senhor está realizando a operação de troca na atividade exercida em terra própria, ou seja, este custo já está contabilizado no valor de custo de produção da atividade. Resumindo, normalmente o custo de arrendamento não existe nas operações com terras próprias, por que ele é substituído pelo custo oportunidade ou até mesmo pelo ganho de valorização da terra. Por favor, me corrijam se eu estiver errado, com o passar dos anos as interpretações pode se alterar.
-
CESAR AUGUSTO SCHMITT
Maringá - PR
Correto
-
Gilberto Rossetto
Brianorte - MT
-
carlo meloni sao paulo - SP 27/07/2021 09:04
JBS TRAZ 30 NAVIOS DE MILHO DA ARGENTINA , 20% MAIS BARATO , E ESTA" NEGOCIANDO NOS EUA , TRAZER MAIS E MAIS BARATO AINDA , DEVIDO A RECENTE PROIBIÇAO NAQUELA NAÇAO DE ADICIONAR ALCOOL A GASOLINA---MAS EU ACREDITO QUE COM AS DESPESAS DE FRETE FICARA" MAIS CARO DO
QUE AQUI
-
Rodrigo Polo Pires 27/07/2021 06:40
Voces já imaginaram o produtor brasileiro segurar 20 mi de ton de soja, mais 20 mi de ton de milho???!! .. Que comprem no inferno... Produtores aprendam...a OFERTA É QUE FAZ O PREÇO.
Comentário referente a notícia: Soja: demanda chinesa segue lenta com margem de esmagamento negativa e frete caro; clima nos EUA sustenta preços -
Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR 26/07/2021 11:12
Estão querendo enganar quem? Onde entra o coeficiente da escassez de milho? Sem contar que teremos tres grandes geadas que vai detonar com o trigo do cone sul da América Latina. Vão compor a ração com o que? A substituição do alcool do milho pelo quê com a explosão do preço do açucar?
Comentário referente a notícia: Soja: Apesar de tempo seco e quente ainda em alguns pontos dos EUA, mercado recua em Chicago nesta 2ª -
José Luiz Lazaron Itanhangá - MT 25/07/2021 21:23
Fazer contrato futuro com traders é o mesmo q vender alma pro coisa ruim, DEUS NOS AJUDE ,,, ESPERO QUE TODOS OS PRODUTORES SAIAM FORA DESSA CAMBADA, só lascam e tiram proveito dos agricultores BRASILEIROS.
Comentário referente a notícia: Soja: margens brutas superiores a 30% não atraem produtores e comercialização da safra nova no Brasil segue lenta -
jarbas pedrosa moura São Francisco do Glória - MG 25/07/2021 15:49
Estava lendo a análise de mercado do Marcelo Moreira no site agora até concordo mais não acredito. penso que o que vai acontecer é a conab e os analistas destas empresas de consultoria vão diminuir ao máximo os efeitos das geadas e levantarem a quantidade da safra que poderia acontecer ano que vem e chegar a um número de produção do café 22 maior que desta safra prejudicando de novo os produtores. vamos lembrar que honestidade nunca foi é acho que nunca será regra no mercado de café.
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 25/07/2021 05:55
A incerteza continua pairando sobre todas as cabeças... Lembro-me de uma pessoa que escrevia seus comentários no FALA PRODUTOR e que não deixava ninguém se abater. Inclusive levava "Vitória" em seu nome. Só que o ANJO achou por bem leva-lo para outras paragens.
Ah! TODAS as suas previsões de mercado, para cima ou para baixo ... SEMPRE terminava assim ... Exemplo: A soja vai continuar subindo, SALVO UM FATO NOVO ... kkkkkkk
OU SEJA, ELE SEMPRE ACERTAVA SUAS PREVISÕES !!! ... Pois ... O FATO NOVO ... era uma arma infalível !!!
GRANDE ESPECIALISTA !!! ... (para qualquer previsão...) kkkkkkkk...
-
jose maria caires bomfim - zito Tanhaçu - BA 24/07/2021 17:45
Moro no alto sertão da Bahia - Sudoeste da Bahia - aqui o frio não deixou de causar estragos na floração das mangueiras, principalmente, na manga Rosa.
-
Gracieli sorriso - MT 24/07/2021 13:47
Margem 30% ... cadê as notícias do aumento do combustível e dos insumos, apresentar um número assim parece rentabil, mas so sabe quem está da porteira para dentro ( sim, porque ninguém fala do aumentos das máquinas agrícolas), ... outra coisa que gostaria de frisar para quem mora na cidade, comer carne barata às custas do produtor é bem injusto,... ninguém sabe o trabalho do produtor, nem ao menos somos valorizados, pior taxados de bandidos muitas vezes, não cuidam dos rios na cidade e querem cuidar os rios do interior... outra coisa para você que mora na cidade, que acha que comida sai do nada, APRENDA A VALORIZAR QUEM ENFRENTA UMA FÁBRICA A CÉU ABERTO PARA COLOCAR COMIDA NA SUA CASA ...
Comentário referente a notícia: Soja: margens brutas superiores a 30% não atraem produtores e comercialização da safra nova no Brasil segue lenta-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
GRACIELI ... Vamos fazer uma conta bem simples ... O capital imobilizado "terra nua" não é visto, por muitos, como um CUSTO FIXO... Aprendi lá nas cadeiras da faculdade que: Se um hectare de terra vale 500 sacos de soja... A conta é, arredondando ( R$ 150,00 X 500 = R$ 75.000,00) ... O raciocínio é ... SE VENDER ESSE HECTARE E COLOCAR PARA RENDER NA POUPANÇA, QUE É UM INVESTIMENTO MAIS SEGURO ... ME DARIA UM RENDIMENTO DE 6% a.a. = 75.000 X 0,06 = R$ 4.500,00/ ano ... Isso seria minha renda só "vendo o tempo passar". Ou seja, fazendo nada! ... Então, se o produtor tiver 100 ha, seriam R$ 450.000,00/ano ... Correto? ... Agora, se o produtor não "dançar miúdo" nos 365 dias do ano ... "PERIGA" ELE TROCAR ... " 6 POR 1/2 DÚZIA" ... ...
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
... ATÉ QUANDO ??? ...
-
carlo meloni
sao paulo - SP
EU ACHO QUE NOS CUSTOS PRECISA ENTRAR O CUSTO DA TERRA E A DEPRECIAÇAO DOS MAQUINARIOS PREVISTOS EM LEI NO PRAZO DE 10 ANOS----Quem nao fizer isso engana a si mesmo...
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. CARLO... O "CUSTO" é "custoso" calcular. Mas, vamos lá ... Existe o "CUSTO OPERACIONAL" ... O "CUSTO FIXO" ... Sendo que o "CUSTO TOTAL" é o resultado da soma desses DOIS ...
-
fabiano
canarana - MT
Essa conta de calcular o custo da terra , se vendesse e aplicasse na poupança não existe , até porque dificilmente alguém faz isso.
-
CESAR AUGUSTO SCHMITT
Maringá - PR
Plenamente de acordo com o Fabiano, lá de Canarana. O Srs. Meloni e Rensi me parecem ser o povo do ar-condicionado e cafezinho. Então vamos desenhar para esclarecer. Tenho uma Fazenda em Ivatuba, quase dentro de Maringá. Considerada a terra agricola mais cara do Brasil. Não se cota em reais e sim em sacas de soja. Portanto blá....blá...blá pra lá e pra cá são algo em torno de 2000 sacas/ha, ou redesenhando R$ 300.000,00/ha. Beleza. Parabéns para mim. Continuemos.....meu pai comprou o primeiro lote aqui em 1962. hoje tenho 720 ha avaliados em algo pouco acima de 200 milhões. Parabéns para mim de novo. Mas analisando tudo que pagamos e investimos nessa terra e corrigindo por indices oficiais, não nos custou mais que 15 milhões, já corrigindo tudo, legalmente pelo IR. Então pergunto as sapiencias do ar-condicionado: Onde coloco, no seu pensamento um lucro de capitalização da terra de mais de 185 milhões?}
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Sr. César, 200 milhões a 6% ao ano são 12 milhões por ano, divida por 150 reais, são 80 mil sacas... só de juros de poupança, mais de 100 sacas liquidas por ha. Se o produtor não colocar a inflação como custo e quiser comprar terra por esse valor, convenhamos, é inviável. A não ser que seja um esquema para lavar dinheiro. Quanto à depreciação das máquinas, é mais que evidente que é custo. Sem falar que isso que voce diz é uma suposição, coisa bem diferente é realizar de fato o negócio a 2.000 sacas/ha.
-
Afonso Bellini
Londrina
Estamos trabalhando há anos (deixando bem claro, que é um trabalho honesto) para nos mantermos.... nossos lucros vão para as multis (jd / nh / corteva / bayer, etc )... e mais, nunca pagamos tão caro pela tecnologia... Saudades dos anos 70 a 80, onde se produzia 40 sc soja/ha, dai sim tinhamos 30% de lucro. .... a produção era menor mas a custo muito inferiores.
-
Rafael Antonio Tauffer
Passo Fundo - RS
Aqui na região sul está ficando inviável comprar terra. Um hectare custa na faixa de 1000 sacas de soja. Se vc é um investidor pagar esse valor e arrendar a 20 sacas por hectare vai receber 2% ao ano. Me respondam... é um bom negócio?
-
Leodir Vicente Sbaraine
Terra Roxa - PR
Mas ninguém te rouba, Nunca fica velha, e fica cada vez melhor, só não compro porquê não tenho condições, a longo prazo ,sem Sombra de dúvidas, o melhor investimento, só que tem um porém, tem que trabalhar a Terra , não apenas explorar,ou seja , viver sem Cultiva- lá.., Podes crer, nunca comprei um Ha. Barato....
-
leandro carlos amaral
Itambé - PR
A terra, no custo de produção, se calcula com aquele custo a longo prazo, calcário, gesso, fosfato... hoje essas terras de alto custo, ao ser vendida, o comprador, ao ver a análise de solo, tem de pagar mais ... o solo não de constrói em 1 ano... são no mínimo 3 anos com alto investimento....
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Estou satisfeito! ... Um simples comentário, onde tentei colocar uma tese que dá para escrever um livro ... MEXEU com vários produtores & cada um expondo sua convicção ...
SENHORES ... VOCÊS LERAM DIREITO O MEU COMENTÁRIO?
..."Aprendi lá nas cadeiras da faculdade que" ...
Agora o que cada um pensa & FAZ ... É DE SEU LIVRE ARBITRIO !!!
MAS, QUE MUITOS FINANCISTAS RECOMENDAM ... AH! ISSO É FATO !!!
-
fabiano
canarana - MT
Boa tarde. É por aí. Quando cheguei ao MATO GROSSO EM 2001 , vindo da gloriosa UPF de Passo Fundo, terras de pasto degradado se comprava por 70 sacos de soja , as melhores , na época a soja era 18.00 , acho. E na minha cidade em Nonoai se vendia terras por 300 sacos de soja. Hoje pelo que ouço , negócios de 700 scs de soja lá no sul e 350 a 400 sc aqui no MT. Se eu tivesse terra no sul u QUISESSE CRESCER ( vai da vontade de cada um ) , venderia lá e compraria aqui , minha simples opiniao. Abraços
-
Serg Snak
Zürich, Switzerland
Qual o valor da soja GMO e NON-GMO entregue no porto? conversamos com varios traders/brokers e cada um tem um referencial diferente. Obrigado pela atencao.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Interessante! Há pouco tempo atrás noticiaram aqui no NA que os agricultores argentinos estavam abandonando suas plantações, por não terem apoio político e econômico... E agora, aqui mesmo é anunciado um recorde de plantio. Quem sabe explicar isso? Os agricultores argentinos não estavam "desanimados"? e blá-blá-blá.... ?!?