Fala Produtor

  • Jurandir Alexandre Lamb Cascavel - PR 03/11/2008 23:00

    olá João Batista, bom comento sobre o milho no Paraná, especialmente no oeste ,em Cascavel, o tempo corre como um relógio, chove na hora certa E FAZ SOL O SUFICIENTE PARA UMA PRODUÇÃO.... digamos que razoável pois com o preço a 16,00 a saca o investimento na cultura caiu mais de 70 %, quer explos: adubaçao normal 400 kg de npk na base, utilizado 220 kg, cobertura de nitrogenio normal, 350 kg/ alq, utilizado 110 kg/alq, e assim por diante se utilizou semente de 1a linha nao tratou com inseticida adequado, nao usou a dose de herbicida recomendada, somente 45%,e se continuar esses patamares de preço ou o custo nao baixar, vc acha que o agricultor vai plantar milho safrinha? o tempo em que se plantava por plantar passou o agricultor nao e mais trouxa do governo, e se nao plantar milho safrinha, na entre safra de 2009-2010 o milho ira buscar novamente seus 38,00 como ano passado ocorreu na bmf pois nao havia milho no mercado. jurandir Alexandre Lamb Cascavel Parana

    0
  • Ezio Antonio Seabra Uberaba - MG 02/11/2008 23:00

    Valeu João, agora o agricultor pode ver o progama, nos outros horários, eu como milhões de agricultores, estavamos trabalhando e quase não o viamos, mas agora sim vou poder acompanhar eu e meus amigos companheiros. Ezio Seabra, fazenda Teimosa-Uberaba, valeu joaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao.

    0
  • José Carlos F. Pinheiro Iacanga - SP 02/11/2008 23:00

    A desunião dos produtores brasileiros é um prato cheio para os compradores da nossa produção seja de grãos, laranja etc... e para os vendedores de insumos é um paraiso. É nós nem iniciativa e muito menos apoio dos sindicatos, federações e a confederação; só pra se ter uma idéia, aqui no meu municipio se juntassemos 6 produtores alcançariamos um volume acima de 1.000.000 de caixas que facilitaria muito a venda e com certeza os preços seriam melhores, mas infelizmente e cada um por si e ja tentei reuni-los foi impossivel e uma lastima um abraço

    0
  • Anderson Gonçalves de Souza Posse - GO 02/11/2008 23:00

    Caro João Batista, Boa Tarde!!!

    Gostaria de saber se você compartilha da minha opinião que o governo deveria, além de ajudar as trandings, destravar o crédito oficial para o produtor rural!!!!??? Ou seja, resolver por definitivo o endividamento e o limite de crédito.

    0
  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 02/11/2008 23:00

    Concordo com o Valdir de Maringá plenamente.

    Já passou o tempo de acionar o judiciário para sanar esta dúvida sobre o Estatuto da Terra. Temos ou não temos direito a um lucro pela nossa produção?? Deixem o juíz resolver.

    Mas é difícil para um agricultor contratar um advogado e acionar o governo na justiça, Consome tempo e dinheiro. Quem deveria nos defender, as entidades representativas, nada fazem. A resposta para isso se chama " porta giratória". Sabe, aquelas portas que vemos em filmes, em países que tem neve. Em um momento se está fora, e em outro está dentro. Nosso representantes adoram esta porta. Uma hora estão na CNA, em outra estão no Governo, e em outra estão nas associações dos atravessadores e do agribusiness. Eles nunca irão bater de frente com seus futuros patrões. Nunca.

    A ação terá que partir de uma associação de produtores, como os amigos produtores de leite de Santa Catarina. Pode ser uma ação civil pública, que me parece é muito mais barata.

    Peço aos amigos de Santa Catarina, ou de qualquer outro estado que estão á frente destas pequenas associações: pelo amor de Deus, dêem o primeiro passo, não esperem nada das federações ou CNA, muito menos da bancada ruralista.

    Já estive dentro deste sistema, e podem ter certeza que estão muito tranquilos recebendo seus salários, que nós somos obrigados a pagar.

    0
  • Giovani Giotti Luis Eduardo Magalhães - BA 02/11/2008 23:00

    Estou escrevendo para desejar boa sorte a voce amigo J.B para que este novo programa seja um verdadeiro sucesso, e que as pessoas aproveitem este espaço para dar sugestões, pois lamentações não resolvem nada. pode contar comigo, farei a minha parte, e se precisar de mim estou as ordens. Um Abraço.

    Giovani Giotti

    0
  • Elizeu Afonso Cremonese Palotina - PR 01/11/2008 23:00

    Caro Telmo, me ajude à raciocinar um pouco, por que toda a maioria dos agricultores está individada?

    E porque toda a carga ambiental está incidindo em cima dos proprietários rurais. Não consigo entender essa matemática.

    Será que todos agricultores só são competentes no assunto ambiental e nada em suas próprias contas?

    Será o que é que está errado?

    O que será que está faltando em tudo isso?

    Conto com sua resposta. Obrigado.

    0
  • César Augusto Sandri Mineiros - MG 01/11/2008 23:00

    Eu voto nas vaquinhas

    0
  • Waldir Sversutti Maringá - PR 31/10/2008 23:00

    A advogada Ana Echevenguá postou um comentário neste espaço dizendo que estava pensando em levar a situação do leite para análise do Ministério Público Estadual, alegando indícios de formação de cartel das industrias de laticínios e indícios de crime contra a economia popular. E o Sr Telmo, para quem ela pediu a opinião, para minha surpresa, respondeu que não concorda e até classificou os juízes de “ esse (s) lentíssimo (s)". Morosidade vergonhosa da justiça brasileira à parte, venho intrometer minha colher nesse angu. Meu pai sempre trabalhou com produção de leite, sempre se lamentou de sua atividade e eu sempre o aconselhei a “ CAIR FORA “ enquanto fosse tempo.

    Esse é o princípio do negócio capitalista. Quando uma atividade não lhe traz rentabilidade, cai fora enquanto é tempo de não perder mais dinheiro com os custos fixos. Mas no caso em questão D. Ana tem razão: O leite é um produto essencial e como tal esta amparado na POLITICA AGRÍCOLA, e como outras atividades de produção de alimentos, deve estar na lista daquelas consideradas de SEGURANÇA ALIMENTAR da população. Obrigar o setor privado a pagar mais pelo leite não vai ser possivel. Mas é possivel fazer o governo honrar a politica de preços mínimos.

    Em 20-04-2007 tb postei neste espaço o comentário que vai transcrito a seguir:

    “” 4-Penso eu, que as entidades deveriam entrar com processos contra o governo, responsabilizando-o pelos prejuízos que a política cambial vem causando aos agricultores, que plantaram com o dólar a R$ 3,20 e venderam a R$ 2,70, plantaram com o dólar a R$ 2,70 e venderam a R$ 2,20 e por último, plantaram com o dólar a R$ 2,20 e agora tem que vender a produção com ele a R$ 2,00. Está claro que é uma política irresponsável do governo, deliberada, ao promover a alta dos juros e rebaixá-lo a conta-gotas, numa demonstração de não estar nem aí com os prejuízos que tem causado ao campo, já pelo terceiro ano consecutivo, MANTENDO ÉSSA POLÍTICA DE JUROS E CAMBIO, na direção do precipício e da falência generalizada dos produtores, contrariando frontalmente a Lei 8.171, de 17/01/1991, que dispõe sobre a Política Agrícola. Vejam:

    LEI Nº 8.171, DE 17 DE JANEIRO DE 1991

    Dispõe sobre a Política Agrícola.

    CAPÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais

    Art.1 - Esta Lei fixa ..

    Art.2 - A política agrícola fundamenta-se nos seguintes pressupostos:

    ===I. A atividade agrícola compreende processos físicos, químicos e biológicos, onde os recursos naturais envolvidos devem ser utilizados e gerenciados, subordinando-se às normas e princípios de interesse público, de forma que seja cumprida a função social e econômica da propriedade;

    ( VOCE, então, NÃO PODERÁ DEIXÁ-LA IMPRODUTIVA OU REDUZIR O SEU INDICE DE PRODUTIVIDADE, SENÃO FICA SUJEITO A ...DESAPROPRIAÇÕES.)

    ===III - como atividade econômica, a agricultura deve proporcionar, aos que a ela se dediquem, rentabilidade compatível com a de outros setores da economia;

    ===II. O adequado abastecimento alimentar é condição básica para garantir a tranqüilidade social, a ordem pública e o processo de desenvolvimento econômico-social;

    ” No meu modesto parecer o governo exorbitou no direito de errar e ao causar prejuízos imensos aos agricultores pelo terceiro ano consecutivo, com essa política cambial desastrosa, que afronta o item III do Art. 2 da mencionada Lei, portanto passível de reparação pelos danos financeiros e morais causados aos produtores até aqui.

    ” Basta a coragem de nossas entidades, não demonstradas até aqui, em colocar um ponto final nesse suplício conduzido por gente do mercado financeiro, que não levam a sério e não avaliam os tremendos prejuízos e as conseqüências danosas para o país, ao desorganizar de forma inconseqüente o setor produtivo agropecuário brasileiro, até que sejam responsabilizados por esses abusos, através da justiça, atitude que tem que ser tomada urgente por nossas entidades representativas.

    ” Para isso é necessário pressão, muita pressão, de imediato. “””

    A mesma dúvida que tem a Sra Ana, tem os produtores de soja e outros alimentos como arroz e trigo, que amargam prejuízos com manobras e descaso do governo federal em não honrar a política de preços mínimos, deixando de amparar o produtor quando este se defronta com o mercado aviltado. Em todo o mundo civilizado que incentivam seus produtores de alimentos o governo atua intensamente adquirindo suas produções para regular o mercado quando isso se faz necessário. Mas isto, comumente, não vem acontecendo no Brasil com ênfase e critérios necessários.

    Então, em vez de choradeiras uma atrás da outra, seria conveniente que também outros segmentos da agropecuária façam o que D. Ana está em dúvida de fazer. Chega de bancar o bonzinho ou otários. Comecem a reclamar a aplicação da referida Lei na justiça pois a política agrícola que existe no Brasil não é tão má como pintam. O que acontece é que as ENTIDADES DE CLASSE DA AGROPECUÁRIA se omitem e não fazem a sua parte quando é preciso, deixam pra lá, os produtores também, e os prejuízos se acumulam nas dívidas constantemente prorrogadas. É lógico que isso não pode continuar, tem que acabar. Para isso não pode haver a dúvida que manifesta a Sra Ana; a justiça terá sim que ser acionada, e já ... Vejam o caso da falta de recursos e o desdém dos bancos para financiarem o plantio desta safra.

    waldirsversutti.blogspot.com

    www.imobiliariarural.net

    0
  • Rafael Casonatto Lucas do Rio Verde - MT 31/10/2008 23:00

    Muito irregulares as chuvas, principalmente no sul do MT. Ficou complicado o plantio, está contecendo muito replantio.

    0
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP 30/10/2008 23:00

    João Batista, gostaria de esclarecer alguns pontos em relação à entrevista com o deputado Luis Carlos Heinze (em 30/10):

    Vejo que agora é tarde demais para essas ações do Governo, pois o período de plantio já se iniciou em todo Brasil (em alguns Estados, a recomendação do zoneamento técnico já está se fechando para milho e soja). Ou seja, como alguém em pleno juízo vai adquirir financiamento bancário agora? Temos os juros reais mais altos do planeta, a burocracia na agencia é enorme, e o pagamento é um assalto ao produtor. Isso quando as agencias não exigem reciprocidades para liberarem o crédito.

    De que adianta agora contrair um Finame (que já é inviável por natureza), se o mesmo ainda vai demorar 10 dias para entrar na conta do produtor? Isso em teoria, caso o dinheiro esteja liberado, falando em anos normais... o que dirá agora com a crise de credito....

    E o principal problema para o produtor que conta com o Finame é que, fertilizantes e sementes principalmente, demoram pelo menos 10 dias para serem entregues ao produtor, soma-se então mais 10 dias na melhor das hipóteses para o banco liberar o dinheiro... temos ai vinte dias. Daqui a vinte dias é tecnicamente inviável plantar soja na maior parte do Brasil. O riscos climáticos e agronômicos aumentam consideravelmente e a chance de prejuízo é enorme, o que levará o produtor a ter mais dividas com os bancos ano que vem.

    E o governo PTista dirá que fez de tudo para ajudar o produtor.... Estamos dando um tiro no pé ao aceitar dinheiro agora, fora da época, desse governo corruPTo que só quer fazer proselitismo e propaganda para seus assistidos do bolsa isso-e-aquilo.

    Um abraço

    0
  • Julia Vidal São Paulo - SP 30/10/2008 23:00

    Caro Sr. Carlos,

    A AgraFNP teve o melhor índice de acerto do tamanho do rebanho brasileiro levantado pelo Censo Agropecuário do IBGE e, por isso, recebeu elogios de representantes de todos os elos da cadeia. Somos a única consultoria que antecipou em suas projeções a redução do rebanho e virada do ciclo pecuário, cenário que começou a se confirmar a partir do final de 2007. Para o final deste ano, a previsão de que a arroba do boi tende a chegar a R$100 é baseada em um fundamento ainda bastante evidente no mercado: a forte escassez de animais prontos para abate. Embora esta consultoria já alertasse também há algum tempo para a possibilidade de que a crise de crédito iniciada nos Estados Unidos pudesse se agravar, não era possível prever que o problema viria a se tornar uma crise mundial sem precedentes. Como todas as consultorias do mundo de qualquer área de atuação, a AgraFNP decidiu então manter sua previsão de preços para o final do ano enquanto avalia como a crise irá afetar o mercado de carne e de boi. Todos os nossos clientes estão satisfeitos porque puderam se planejar melhor do que muitos que não acreditavam na virada do ciclo agora confirmada. São clientes que estão sendo informados em todo momento sobre qualquer mudança nas projeções para o final de ano. Inclusive a AgraFNP se mantém à disposição caso queira conhecer nosso modelo de projeção e discutir as informações. Será um prazer.

    Atenciosamente,

    Julia Vidal

    Assessora da AgraFNP

    0
  • Carlos Lunardi Bigotto São Paulo - SP 30/10/2008 23:00

    Vocês passaram um longo período entrevistando o Sr. José Vicente Ferraz que jurava de pés juntos que o preço do boi no final do ano ia passar dos R$ 100,00 a arroba. Há alguns dias percebi que vocês não entrevistam mais esse digníssimo senhor. Qual será o motivo ? Será que agora vocês descobriram que as opiniões deste analista não valem nada ? Eu não, mas se algum produtor desavisado acreditou nas suas análises está se dando muito mal. Acho que vocês deviam escolher melhor seus entrevistados.

    0
  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 30/10/2008 23:00

    Sugiro a este site uma pesquisa com os leitores -- O que é mais necessário para o ser humano:

    1- O leite produzido por nossas vaquinhas; ou 2- Os comentários azedos de analistas de mercado e corretores de grãos dizendo que já sabiam sobre esta crise desde 1990.

    Vamos votar João Batista!!!

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO 30/10/2008 23:00

    Cara Ana Echevenguá.

    Não concordo.

    É pura culpa destes que diziam que iam faltar alimentos no mundo, cadê eles agora?

    Azar de quem acreditou nestes arautos.

    Eu não canso de alertar. Sempre tenho dito que "O primeiro sintoma da paixão é o último da sensatez..." Foram se apaixonar pelo leite...

    O único leite "essencial" para o ser humano é o leite materno.

    O resto é propaganda dos donos de vacas.

    Livre iniciativa...

    De qualquer maneira, entre com uma Ação Judicial, se quiserem, e depois aguarde o despacho do "Esse Lentíssimo" Senhor Juiz e se alguém for preso, provavelmente será um inocente que não tem nada a ver com erro dos outros.

    Me desculpe pelo desabafo.

    Telmo.

    0