Fala Produtor
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 12/02/2021 08:30
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Aqui no Paraná teremos 3 meses de março (???!!!). Só assim pra ter super safrinha.
-
Cesar Sandri
Mineiros - GO
Essa de ter chuva marcada pro dia D e hora H são vozes da sua cabeça?
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Não Cesar, é só burrice da tua cabeça que não consegue entender um texto simples.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
-
Elvio Zanini Sinop - MT 12/02/2021 08:22
SERÁ que os ECONOMISTAS VISIONÁRIOS não veêm que o DIESEL É O MOTOR QUE MOVIMENTA A AGRICULTURA ; A LOGÍSTICA E OS PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO DO AGRO; e o PIS E COFINS , alteram o custo de tôda a cadeia ; desde o preparo do solo, a semeadura , a colheita , e da colheita até o processamento de secagem , armazenagem, e logística de Exportação aos Portos..., nesse contexto , em cada movimento dos produto,s há incidência das taxas. ....Pensem Melhor.
Comentário referente a notícia: Bolsonaro promete projeto que altera cobrança de ICMS sobre combustíveis para 6ª e fala em reduzir PIS/Cofins -
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 12/02/2021 07:32
A BSBios tinha uma participação de 50% da Petrobrás e, os outros 50% era da R.P. Biocombustíveis, subsidiária do ECB Group, do empresário Erasmo Carlos Battistella. No dia 09 passado foi efetivada a venda da participação da Petrobrás para o seu sócio. Esse empresário que está investindo no Paraguai para a produção de biocombustíveis avançados.
Penso eu que o valor da energia e custo da mão-de-obra deve ser fatores determinantes para conduzir o empreendimento ao país vizinho.
Alguém já deve ter escutado sobre isso, não?
-
Rafael Antonio Tauffer
Passo Fundo - RS
Além desses custos, são várias outras coisas... como tributação, financiamento, isenção fiscal.
-
Rafael Antonio Tauffer
Passo Fundo - RS
-
Alex Sandro Fedel Manoel Ribas - PR 11/02/2021 22:21
Alem da questão da soja sem vagens no norte do Paraná, vale também uma atenção especial para a cigarrinha no milho, que causa o enfezamento.
-
CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR 11/02/2021 20:48
Lá vem o conabão, cheio de paixão... esse é o verdadeiro cavalo paraguaio!
Comentário referente a notícia: Soja: Abortamento de vagens, entre outros problemas, leva Conab a reduzir produtividade no PR -
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 11/02/2021 19:47
Não é possível levar esse povo a sério. A média inicial estimada para a safra de soja no Paraná era de 65 sacos por hectare. Vocês estão loucos ou é má fé mesmo?
Comentário referente a notícia: Soja: Abortamento de vagens, entre outros problemas, leva Conab a reduzir produtividade no PR -
Rodrigo Freitas de Carvalho Goiânia 11/02/2021 19:10
Sujeito pregando baixa no mercado, falando que as escalas no centro-oeste alongadas é que estão baixando as cotações... Isso é conversa fiada, boi está firme em Goiás... e no MT foi vendido novilha padrão China a R$ 290,00, como é que tá baixando!!! Esse cara tá comprado pelo JBS, infeslimente existe muitos analistas de mercado do boi que são mal intencionados, e falando que a China vai comprar menos esse ano, só conversa fiada !!!!!
Comentário referente a notícia: Alongamento das escalas de abate no CO e frigoríficos testando preços menores para o boi sinalizam um teto nas cotações da @-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Desmama cruzada no Paraná já custa R$ 3.200,00.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 11/02/2021 08:58
O Paraguai está caminhando a largos passos ao nosso lado mas, penso, vai ultrapassar-nos já já...
Enquanto estamos lotando navios com grãos de soja, eles estão trabalhando para instalar industrias para produzir HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado, também conhecido como Diesel Renovável), SPK (Querosene Parafínico Sintético, também conhecido como Sustainable Aviation Fuel ou Biojet), e Green Naphtha (usado na indústria química para fazer plástico verde, entre outros produtos), que são biocombustíveis avançados, cuja contribuição no processo de transição para a economia da descarbonização aumentará exponencialmente... A produção será exportada para a Europa e América do Norte...
Os produtores rurais brasileiros foram chamados para usar tecnologias de ponta na produção das commodities mas essa produção está sendo exportada sem valor agregado...
Está na hora dos empresários usarem suas expertises e enxergarem além, para aumentar o VTP e, porque não dizer, o PIB.
-
Rafael Antonio Tauffer
Passo Fundo - RS
O problema é que esses investimentos são muito altos e, dependendo da época, é melhor exportar o grão ao invés de processar.
-
Lecian Gilberto Conrad
IBIRUBÁ - RS
Em raros e curtos períodos da história tivemos políticas (e intenções) voltadas para o desenvolvimento nacional! Provavelmente continuaremos por longos anos exportando, em maior volume, matéria-prima!
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Só para reforçar ... https://www.ecbgroup.com.br/pt_BR/noticias/51/ecb-group-assina-contrato-de-compra-e-venda-de-mais-de-25-bilhoes-de-litros-de-biocombustiveis-com-a-shell
Essa produção será produzida na indústria a ser montada no Paraguai ...
-
Rafael Antonio Tauffer
Passo Fundo - RS
Sim, essa empresa é aqui de Passo Fundo, a BSBIO.
-
Antonio Nascimento
campo mourão - PR
Fui produtor e fornecedor de canola para Bsbios em Marialva/PR, uma mega e organizada estrutura associada à Petrobrás que virou fumaça quando aflorou a corrupção na estatal de petroleo... Uma pena, pois era uma boa opção que tinha referência nas cotações da soja....
-
Rafael Antonio Tauffer
Passo Fundo - RS
-
FABIANO DALL ASTA Canarana - MT 11/02/2021 02:36
Se formos olhar por outro ângulo, mesmo com esses aumentos as relações de troca ainda são melhores que no mesmo período do ano passado...., a soja subiu, por exemplo, aqui na minha cidade, de R$ 70,00 o contrato futuro para R$ 126,00 ( ontem )..., nesse caso, dá 80 % de aumento. O risco da lavoura, sim, aumentará pelo aumento de custos.
-
Cassiano aozane Vila nova do sul - RS 10/02/2021 13:22
Buenas, e os fundamentos?, estoques baixos?, demanda apertada com oferta?,... acho tudo sem fundamento..., é a especulação correndo solta, isso sim.
Comentário referente a notícia: Soja intensifica perdas em Chicago e baixas passam de 30 pts na tarde desta 4ª feira-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Enquanto isso, soltaram a campanha de insumos pra safra 21/22. Semente de soja com aumento médio de 47%. Fertilizantes com aumento médio de 52%. Químicos com aumento médio de 35%. E continuam mentindo sobre super safra. Vão liquidar os agricultores assim como liquidaram os pecuaristas. O resultado é que não tem mais boi sobrando. Quem pode tirou o pasto e meteu roça. O jeito vai ser vender as terras pros chineses.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
-
wenderson lambert pouso alegre - MG 10/02/2021 12:11
muita especulação nao foi bem isto registrado nestes dados, copiar e colar materia pronta destes centros americanos que muitas vezes nao batem as informaçoes deixa muito a desejar as analises. Dr Molion ja demonstrou bem isto, quando demonstrou os erros que estes modelos matematicos apresentam.
Comentário referente a notícia: Climatempo: La Niña atingiu o pico, mas os impactos continuam -
Volnei Roberto Terra Toledo (Paraná) 10/02/2021 08:40
Vejo muitas reportagens no NA sobre soja e milho nas regiões brasileira, porém sou do oeste do Paraná (Toledo) e não vejo falar dessa região tão produtiva e diversificada.
Comentário referente a notícia: Janeiro chuvoso melhorou lavouras de soja no RS e expectativa é de produção de 15 milhões de toneladas -
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 10/02/2021 02:36
COMPLEMENTANDO... Os três macro nutrientes presentes na maioria das formulações dos fertilizantes é o "NPK".
Mas, só DOIS são minerais. O "P" & "K". Portanto para obtê-los é necessário explorar jazidas.
Quanto ao "N", esse é um gás e está presente no ar que respiramos. Seu percentual é da ordem 78% e, o "Oxigênio" é na ordem de 21%.
Veja que acreditamos no "mito" que respiramos oxigênio mas, na realidade respiramos nitrogênio.
Esse nitrogênio é capturado no processo de produção dos fertilizantes nitrogenados e, injetado dentro de colunas com temperaturas de 400ºC, com pressão de 15 ATM. Nessa condição forma-se os grânulos tão conhecidos como "URÉIA".
Essa é uma forma "simples" de contar a estória. Mas, essa é a realidade que nos foi plantada na cabeça, que a URÉIA é derivada do petróleo.
Sim, ela "precisa" (da queima) do petróleo para elevar as temperatura e pressão dentro das colunas. Tanto é verdade que a oscilação do seu preço segue o petróleo.
Agora imaginem, em vez de queimar o gás butano do pré sal, usar o gás metano, produzido pela fermentação dos resíduos das usinas de cana-de-açúcar. A USINA COCAL no estado de São Paulo produz o gás metano e, construiu um gasoduto até as cidades próximas e está abastecendo-as com gás encanado. Com um detalhe, esse gás é uma energia renovável.
É O AGRO MOSTRANDO A QUE VEIO !!!
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 10/02/2021 01:59
"SEU" JOÃO, com o advento do Coronavírus, o mundo se surpreendeu. Mas, não foi só pela pandemia. A surpresa maior ocorreu quando ficou ciente que era dependente da importação de mais de 90% dos insumos para o atendimento aos seus pacientes acometidos pela doença pandêmica e, que eram produzidos por um único país, a China.
Agora voltemos ao AGRO brasileiro.
É sabido que os solos brasileiros têm baixa fertilidade natural e, para que as futuras safras sejam cada vez maiores, existe uma dependência primordial no uso de fertilizantes.
Ocorre que somos altamente dependente de importação desse insumo, corre a bocas pequenas que importamos mais de 80% do que consumimos. Será que devemos manter esse cenário? Haja vista, que estamos alcançando uma posição de player mundial na produção de commodities agrícolas. Com um detalhe, para a produção de nitrogenados é necessário a disponibilidade de energia. Temos o gás natural do pré sal e, o futuro de produção do gás metano pelo setor sucroalcooleiro. Quanto as minas de fosfatos, faltam investimento para serem exploradas, o mesmo ocorre com o potássio.
Veja que, as riquezas naturais estão aí. Falta "coragem" para nos tornarmos menos dependentes da importação das matérias-primas, para a produção dos fertilizantes. E, por conseguinte não sermos surpresos por situações adversas no futuro.
.... " E VAMOS EM FRENTE " ! ! ! ....
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 09/02/2021 06:58
"SEU" JOÃO, veja como o mundo é um caleidoscópio em termos políticos.... O grupo do qual o Brasil foi incluído, em termos econômicos, foi denominado "BRICS", cuja letras significam "B" (Brasil), "R" (Rússia), "I" (Índia), "C" (China), "S" (África do Sul). Pois, são países em desenvolvimento (econômico) semelhantes mas, em termos políticos, têm suas particularidades.
Quando é usado o termo "país", leia-se um território delimitado por e a partir de relações de poder, tendo que apresentar território autônomo, governo e população. É diferente de um Estado-nação onde, seus habitantes têm seus hábitos, religiões e valores morais que norteiam suas vidas. A vida social política de sua população é determinada por seus valores morais. Ou seja, a nação antecede ao Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano.
A Rússia, tem o exemplo de Lenin, Stalin, no início do século passado e, segundo consta não conseguiu se livrar das amarras do comunismo de Estado.
A Índia, vive recentemente mais um episódio de lutas entre as etnias. Os sikhs é a etnia que está ligada diretamente aos produtores rurais no país e, o primeiro ministro Narendra Modi anunciou medidas que irritou-os. Estão protestando desde Dezembro em Nova Deli.
A China, bem ... A "china é XIna" ( Xi jinping representando o PCC).
A África do Sul, vivencia os resquícios da herança do "líder" Nelson Mandela. Quem deseja conhecer o outro lado da moeda leia https://www.mises.org.br/article/1758/a-verdadeira-face-de-nelson-mandela
Vale a pena a leitura e, ver como tudo não passa de "estórias contadas". Esse artigo mostra os fatos.
É a mesma coisa é "continuar acreditando que: "LULA É INOCENTE"... "CHE GUEVARA É UM HERÓI".
Eu vou falar sobre essa previsão de safra do milho da Conab. Ora, a Conab é responsabilidade da ministra da agricultura, e o Brasil é o campeão dos milagres na área de comercialização na exportação de produtos..., qualquer um que seja nomeado passa a ser o maior negociador de todos os tempos, mesmo que o desastre seja mais que evidente, que os resultados sejam pifios, e o melhor dos milagres, nunca nenhum desses agentes puxa sacos de politicos ou eles mesmos politicos jamais teve que pagar pela minima burrada que fez, mesmo que isso tenha tirado toneladas de comida da mesa dos pobres...são uma gente sem senso moral e com uma vaidade que não cabe nem no universo... Pois bem, dizem os técnicos que a partir de determinada data o risco de uma segunda safra de milho aumenta exponencialmente, ou seja, passou da metade de fevereiro o risco é tão alto que não compensa plantar milho safrinha... Pois bem, por um oráculo que desconhecemos e que só é conhecido pelos politicos e burocratas, temos de adquirir a plena certeza de que esse ano o clima será diferente, vai chover com hora marcada daqui a uns 45 dias no centro-oeste inteiro, e, após essa chuva, haverá continuidade na floração, no enchimento até a maturação, enfim, safra cheia. Os produtores precisam urgentemente aprender a usar as ferramentas de mercado futuro para acabar com essa palhaçada que nos custa mais de 5 bilhões de reais por ano, só com a conab. Fechem essa porcaria e distribuam o dinheiro a quem está passando fome.