Fala Produtor
-
marciel vieira cintra DOURADOS - MS 23/04/2019 18:38
-
elcio sakai vianópolis - GO 23/04/2019 17:02
Quem será que vai quebrar primeiro? Os produtores rurais, as grandes empresas de defensivos químicos, as multinacionais de adubo, as empresas de comercialização de grãos, os caminhoneiros (pois não haverá frete agrícolas pra levar), as firmas de sementes ou será que vamos quebrar todos juntos, abraçados?
-
Marcio Magarinos Outros
Tio Hugo - RS
Faltou os fabricantes de implementos..., mas que o bicho vai ser feio, isso vai.
-
Rafael Antonio Tauffer
Passo Fundo - RS
O produtor que está em cima de área própria ainda tem margem,... mas para quem está plantando área arrendada a coisa está bem complicada.
-
ailton pereira junior
rancho alegre do oeste - PR
Concordo com vc... os primeiros serão os produtores e os caminhoneiros...
-
Tiago Byczkowski
Teixeira Soares - PR
Sou capaz de apostar contigo, meu amigo, que na primeira posição do quebra-quebra vem o agricultor, e em segundo os caminhoneiros ... e cem anos, depois os demais.
-
Hans Horner
Passo Fundo - RS
Muito boa pergunta, sr. Elcio. Bola de cristal, cartomantes, Jogo de Buzios entre tantas coisas mais não teriam uma resposta... O que preocupa são "as tantas variantes" de quem o produtor é refém. Cambio, clima, preferencia de compra por países consumidores, infra-estrutura inadequada de transportes, fretes caríssimos, taxas, impostos, etc...etc... a lista é grande ! Pouco o produtor pode gerenciar... porém muito a arriscar e para pagar ! O agricultor, seja grande ou pequeno é um empresário que a cada ano joga milhões ao sabor da natureza, ou seja investe "sem telhado de proteção" - é um, se não o maior, herói na economia do país !
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Baixo astral nao ajuda... mas como o sr. Hans definiu, o produtor e' o maior heroi na economia brasileira... Caindo ele, cai todo mundo... como num dominó. -Muitos produtores nao entendem que se todos plantarem a metade, nao vao morrer de fome,... e vao descobrir que QUANTO MENOS PLANTAREM, MAIS DINHEIRO VAO GANHAR.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Sabe o que acho mais engraçado nisso aí, sr. Meloni? Que dois grandes produtores aqui da região que entraram em recuperação judicial compraram mais terras. Engraçado isso, né? O sujeito está em um negócio onde não consegue pagar as contas e aumentando a área plantada... O Brasil é o país onde quem não consegue pagar as contas fica cada vez mais rico.
-
Hans Horner
Passo Fundo - RS
Verdade, sr. Carlo. O produtor parece que ainda não percebeu o quanto é importante no agribussiines - quando decidir reduzir a produção "todo mundo vai correr atrás e dar valor". Atualmente se tem "mais sócios do que colaboradores" - no custo final "cada um leva alguns kilos ou melhor toneladas" quem menos consegue guardar é o produtor para fazer frente aos constantes aumentos nos custos de produção". Insumos levam toneladas, os fretes são um absurdo de caros - manutenção de máquinas, outros e por aí vai....sacos e sacos assim "somem rápidamente da safra e estoque do produtor e ele continua correndo atrás para se manter e produzir...como já disse antes - é um batalhador heróico.
-
leandro carlos amaral
Itambé - PR
Volto a afirmar, se o produtor deixar 30% da area para a rotacao de cultura na safrinha, sobraria mais dinheiro no bolso do produtor...
-
Arlindo Pontremolez Varalta
Ibirarema - SP
..."e vao descobrir que QUANTO MENOS PLANTAREM, MAIS DINHEIRO VAO GANHAR".. (comentario do sr Meloni)...
FAz tres anos que estamos comentando o exagero e a velocidade do aumento da producao da soja , que cresce exponencialmente enquanto o consumo aumenta linearmente!!; e que a unica saida e fazer como a OPEP , diminuir a producao para diminuir a oferta , diminindo as areas plantadas, e que, se fazer isso, a soja viria perto dos 8.50 o bushell.
Alguns disseram que eu estava louco , mais ai está o resultado ...
Vamos amargar nesses precos de soja na casa dos 8.50 a 9.00 durante um longo periodo
Os que nao creem paguem para ver !!
Como sempre o agricultor brasileiro , excelentes agricultores , mais que plantam com o coracao e nao com a calculadora!!
Ficam felizes , investindo cada vez mais , , colhendo cada vez mais e ganhando cada vez menos !!
E os chineses mais felizes ainda !!!
Agricultores esforcados e aplicados mais que infelizmente colocam muito pouca atencao no mercado!!
A maioria cree que por um passe de magica a soja vai subir, porque o vizinho disse , por isso e por aquilo.
Nos agricultores de coracao devemossentir menos e analisar mais o que acontece no mercado de comodities .!!
Estamos prestes a ser agricultores bem sucedidos e empresarios quebrados !!
Os chineses dizem Planta Brasil!!!
Aumentem suas areas e produtividade!!!
Usem bastante adubo .
Colham cada vez mais !!!
E entao .................. pagaremos cada vez menos!!!
O mercado de soja como os demais mercados mundiais estgao nas maos dos consumidores e nao dos produtores!!
Se nao abrirmos os olhos seremos escravos dos chineses em menos tempo do que podemos imaginar !!
Hoje sobra estoque nos EUA , amanha vao sobrar estoques aqui no brasil!!
Precisamos de um acordo a nivel dos maiores produtores mundias urgente !!
EUA; BRASIL; ARGENTINA.para diminuir a area plantada !!
De nao ser feito e rapido pagueremos o preco e veremos o desastre dos precos em uma ou duas safras mais!!!
Colheremos um absurdo e termos uma conta de igual tamanho para com os nossos credores!!
E hora de acordamos ou sera tarde demais!!
Que os nossos lideres a nivel de minsitrerio da agricultura , junto com os ldieres do setor e grandes cooperativas possam se unir e rapido , para que a pujante maquina agricola brasileira nao quebre por falta de visao empresarial!!
Abraco a todos os herois do campo!!
-
Gilberto Rossetto
Brianorte - MT
Verdade Sr CARLO, se a oferta é excessiva, temos que diminuir a produção. Problema é que nenhum agricultor quer diminuir a área plantada, pelo contrário, aí só resta a morte lenta de muitos.
-
vander cesar bueno
curitiba - PR
A mais pura verdade!
-
João Biermann
Tapera - RS
Sobre o preço, o mercado ofereceu oportunidades de fixação durante um bom tempo na entresafra passada, além de alguns momentos no começo do ano. Planejamento é fundamental e lucro só é lucro no bolso. Sobre a produção, cada região tem suas características, mas o preço do arrendamento sendo praticamente o mesmo do custo de produção (insumos) é surreal, são em muitos casos 60 sc/h
-
elcio sakai
vianópolis - GO
Agradeço os comentários, somos uma forca muito grande pra meia dúzia de entidades, definirem nossos destinos, não temos a obrigação de sozinhos erradicar a fome no planeta, essa responsabilidade tem que ser dividido com outros órgãos e entidades. Parabéns aos produtores que expressam as suas ideias e que sabem argumentar seus pensamentos, juntos somos mais fortes!!!!....
-
Marcio Magarinos Outros
Tio Hugo - RS
-
ailton pereira junior rancho alegre do oeste - PR 23/04/2019 16:51
Sabe o que está acontecendo ???!!! os verdadeiros produtores estão sendo usados pelas empresas .. estamos trabalhando pra todas as empresas e não estamos lucrando quase nada... na real estamos como escravos ... será que até quando conseguiremos nos manter nas atividades agrícolas... porque quem está mais sofrendo com tudo isso são os pequenos agricultores, que são a maioria.
-
elcio sakai
vianópolis - GO
Os pequenos agricultores, devido ao volume produzido, estão com baixa rentabilidade; os médios, com altos valores de arrendamento e altos investimentos em renovação de frota, estão sem rentabilidade; e os grandes, com dívidas milionárias, não estão tendo rentabilidade pra pagar os juros (e alguns desses grandes pedindo recuperação judicial, com dívidas chegando na casa do bilhão de reais)... Sinto informar, sr. Ailton, a crise veio pra todas as classes! E vou acrescentar mais um comentário: ... imagine uma BAYER comprando a MONSANTO, uma HERINGER da vida pedindo recuperação judicial, uma multinacional comprando soja e exportando pra China com uma lucratividade de R$ 3,00 por tonelada, um frete de milho do MT pros portos, cujo o frete e o produto tem o mesmo valor, uma empresa chinesa comprando algumas sementeiras, uma energia cara que, dependendo da cultura, inviabiliza a sua implantação no pivô, vc acredita que tem alguém em situação melhor que o outro? Estamos todos no mesmo barco furado e, infelizmente, sem ver a luz no fim do túnel... Temos grandes possiblidades de ano que vem estar numa situação pior do que estamos enfrentando este ano.
-
Ricardo Menarim
Castro - PR
Porque será que estamos nessa situação? ... não seria culpa nossa mesmo?... qual o motivo de pagar caro o arrendamento? ... por quê trocar a frota sem necessidade ?.... seria, talvez, por não querermos perder para nosso vizinho?...ou para mostrar para a sociedade que somos "grandões"?... Se estamos amargurando nessa fase de "vacas magras", depois de alguns bons anos de produtividade e preços remuneradores, não seria culpa nossa mesmo?.... será que não nos faltou gestão, organização financeira e fazer reserva de caixa para uma "possível", mesmo que remota, frustração de safra ou de preço?
É difícil fazer fazer autocritica, mais fácil achar um culpado por nossos erros....
-
elcio sakai
vianópolis - GO
-
elcio sakai vianópolis - GO 23/04/2019 16:47
Todas as notícias negativas de nevascas, enchentes e outros mais, nos Estados Unidos, em nada ajudou numa valorização na Bolsa de Chicago, porém uma expectativa de melhora no clima americano já é fato e faz cair as commodites agrícolas. Não irei julgar os especuladores, pois a função deles é ganhar dinheiro, independente das situações dos outros, porém acho muito arriscado os grandes compradores desestimularem os produtores, independente da guerra comercial que já dura um ano..., estamos falando em um possível desabastecimento de comida num futuro próximo e em uma destruição de um setor em que a população humana é altamente dependente. Sem comida não há vida e muito menos estabilidade governamental e sem produtor não há comida.
-
Carllo Gehlen Sartori 23/04/2019 14:49
Demanda fraca sim, preocupa há tempos... o clima nao está fazendo mercado ainda, em minha opiniao...
-
Everton Leomar Klaus GUARAI - TO 23/04/2019 13:11
Exatamente isso Claudemir,... "Tempestade", como o mercado oscila para cima ou para baixo com notícias, comentários, etc, nem sempre verdadeiros, demora uns dias ou meses para voltar ao normal.
-
Carlos Rodrigues 23/04/2019 12:52
Acomodação?? realmente as noticias que deviam a estar a correr são bem diferentes destas..
-
Francisco José Fontana Junior Faxinal dos Guedes - SC 23/04/2019 09:39
Este é um dos analistas de respeito pelo que acompanho, juntamente com Vlamir Brandalizze e outros, como Enio Fernandes e Carlos Cogo.... Parabéns e obrigado por nos dizer a VERDADE!!
-
EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR 22/04/2019 21:12
Assistindo aos telejornais vi uma quantidade enorme de "autoridades" brasileiras (ministros do STF, presidente do Congresso, e demais), em um evento em Lisboa (Portugal). É de se perguntar por que estes mesmos não andam ou viajem para o Interior do Brasil, para conhecer a nossa realidade. Quem está pagando está conta? Qual o objetivo e o que isso trará ao Brasil como resultado positivo ....!!!!
Me ajudem aí.......
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
A suprema corte é corrupta, os chefes dos dois poderes, judiciário e legislativo, são corruptos e marcaram essa reunião em Lisboa para usar o poder do estado contra as instituições que querem investiga-los. Quem vai julgar o presidente do senado, Davi Alcolumbre são os próprios ministros do supremo que se reuniram com ele em Lisboa; quem vai julgar o Rodrigo Maia, presidente da câmara, são os mesmos que vão julgar Alcolumbre. E o STF não tem quem o julgue..., então o Marcelo Odebrecht pode revelar quantos crimes for que os ministros do STF cometeram, que ninguém, nem o Bolsonaro, pode fazer coisa alguma. Nòs estamos na mão de criminosos.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
-
vander cesar bueno curitiba - PR 22/04/2019 19:39
Como ficaram os preço do café no Paraná?
-
Carlos Rodrigues 22/04/2019 18:44
Os produtores continuam vendendo como loucos ....manter market share a perder dinheiro é tremendo erro.. vamos pagar no futuro com a bancarrota !!
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 22/04/2019 18:11
Marcio, eu espero que voce não fique zangado comigo, mas preciso falar desse conceito de limite de baixa, que isso acontece quando a queda é muito acentuada, muito grande e, atingindo certo limite, o mercado paralisa e só volta no outro dia para evitar quebradeiras generalizadas e prejuizos ás bolsas... Então sobre esse limite, ele não existe, não existe limite para queda de preço de um ativo..., obviamente que não pode cair abaixo de zero, mas existe um ditado que diz que no fundo do poço tem porão. E eu acho que dos que estão na contramão do senso geral, sou o único a me manisfestar, inclusive sobre matérias que enaltecem demais a China e tentam rebaixar os EUA... Também não posso deixar de lembrar da conversa do Lula sobre economia, ele acha que entende alguma coisa, e a idéia dele é uma idéia estúpida de que se imprimir dinheiro e liberar para a economia, ela forçosamente cresce e o estado consegue arrecadar mais evitando assim uma quebradeira. É o mesmo sistema keinesiano usado na China, só que da mesma forma que a soja depende do mercado chines a China depende do mercado americano e é aí que a porca começa a torcer o rabo. Para quem quiser entender isso, leia sobre Hayke e o keinesianismo. Quanto ao preço da soja, ele já foi em 5,50 o buschel e na minha opinião pode ir de novo. Vai? Sei lá, se soubesse seria o sujeito mais rico do mundo. A projeção de fibonacci no gráfico diário, no 161% está exatamente nesse nivel de preço. Eu duvido que isso aconteça? Não de jeito nenhum. Afirmo que vai acontecer? Também não. Só penso que pode acontecer. Hayek que estudou isso a fundo disse que o keinesianismo sempre acaba mal. Pensar que a China crescerá indefinidamente pelos séculos dos séculos não me parece uma coisa sensata, quantas vezes escutei essa cantilena, mas a realidade é que dificuldades sempre aparecem. No mais afirmo que se os EUA enriqueceram a china com seus investimentos e importações, o Brasil pode se aproveitar disso negociando mais com os americanos, sem essa idéia estapafurdia de que isso implica em deixar outros países de lado, isso é policagem vagabunda de quem quer puxar para o seu lado ideológico, sem falar que o sistema capitalista de livre mercado dos EUA com uma constituição pouco interventora ou nada interventora na economia é muito superior ao sistema chines.
-
Aloísio Brito
Unaí - MG
Muito bom! Infelizmente acredito q muitos leitores aqui não irão entender a sua lógica. Isso é muita informação. Espero que pelo menos estimule a busca por conhecimento. Emitir moeda é a maior ignorância da economia ingênua e ignorante.
-
Aloísio Brito
Unaí - MG
-
Claudemir De Vargas Colorado - RS 22/04/2019 17:54
Em algum ponto deste comentário está havendo um ruptura no entendimento. Quer dizer que se China está com problemas relacionado a peste suína haverá menos demanda mundial pela soja? Ora, se a China não produz carne suína, irá comprar carne suína. Logo , haverá mais demanda, que por certo haverá mais consumo de farelo. Então o Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, irá ter um consumo interno de soja muito maior do que o previsto. As informações a meu juízo não estão sendo fornecidas de modo correta. Está havendo uma tempestade. Não vendem nestes preços, pois quem força a baixa é o mesmo que aí a frente quer comprar. Como diz o ditado: " desdenha , mas está pouco para comprar".
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Em tese você tem razão, se o mundo todo irá produzir mais suínos para suprir a China, então a demanda continuará... apenas trocará de endereço.
-
Petter Zanotti
Assis - SP
Claudemir, seu comentário tem acertos, mas... Vejamos: é fato que a China precisará comprar carne suína de outras origens para suprir sua demanda, e isso vai levar ao aumento do consumo de soja nesses produtores.
Todavia, não se aumenta oferta de carne suína de imediato! É preciso aumentar o plantel e isso não se faz de uma hora para outra.
Daí a conclusão que haverá aumento na demanda de soja, mas será gradativa.
-
Carla Mendes
Campinas - SP
Sr. Claudemir, muito obrigada pelas considerações. O que a notícia está dizendo é que a demanda da China por soja em grão - que é o maior comprador mundial - será menor, de acordo com especialistas, em função de sua menor demanda interna por farelo diante do problema da doença que tem acometido os suínos. E o senhor tem toda razão e os analistas concordam com o senhor, não é mesmo momento de vender. Afinal, precisarão de soja para fazer mais carne, certo? E é exatamente o que estamos dizendo nesta matéria. Mais uma vez agradeço pelas considerações, quando debatido, o conhecimento é compartilhado e tem alcance ainda maior.
-
Carla Mendes
Campinas - SP
E sr. Petter, lhe agradeço também. E esse aumento na demanda por soja, que será inevitável, deverá se dar em outros países que terão de produzir essa carne toda.
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
-
Carlos Rodrigues 22/04/2019 12:38
O maior inimigo do café .. é o produtor !!! que continua a dar tiros no pé!!
-
João Luiz Campana de Moraes Marcelândia - MT 22/04/2019 10:59
O ministro Paulo Guedes tem toda razão, não podemos ficar refém dessas indecisões, eu vejo pelo agronegócio onde tenho convívio, está tudo em compasso de espera, financiamentos parados, ... se continuar assim não teremos o que comer no ano que vem....
Não queremos ajudinha do Estado no seguro agricola..., basta o governo não tributar esse tipo de operação..., são vários impostos que incidem sobre seguro, até ICMS, encarecendo o produto que tem como finalidade tirar das costas do. Governo a responsabilidade de suportar desastres causados pelo clima e por outros fatores... Quase metade do valor do seguro é imposto..., países avançados não cobram impostos sobre a contratação do seguro!