Fala Produtor

  • Tiago Gomes Goiânia - GO 06/02/2019 07:58

    Sem dúvida a braquiaria tem um grande potencial. Vejo que estamos passando por um período importante de reflexão sobre os sistemas de cultivos a serem implantados..., de certa forma uma reflexão sobre o melhor aproveitamento do plantio direto. Sabe-se que na prática o que tem havido é a sucessão soja versus milho..., quando muito a soja é sempre plantada na palhada do milho segunda safra ou plantada no chamado plantio direto no mato, com pouca palhada de cobertura. O sinal de alerta foi ligado a tempo com esses veranicos..., sabemos que na prática nem sempre é viável se implantar o sistema ideal de rotação de culturas, mas temos de tentar ao máximo.

    0
    • LAURICIO RIBEIRO DE MORAES Tangara da Serra - MT

      Tiago, permita copiar sua fala: "Sabemos que na prática nem sempre é viável se implantar o sistema ideal de rotação de culturas, mas temos de tentar ao máximo". Essa prática só não é viável a curto prazo! Nesta safra está mais do que provado que os agricultores que adotam a rotação de culturas, plantio de inverno estruturado, tem colhido mais soja /ha. Não pode ser uma tentativa, tem que ser uma premissa.

      0
  • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG 06/02/2019 07:44

    Gostaria de pontuar algo interessante: Dizem que os estoques mundiais de milho da china estão encurtando rapidamente e será necessário importar grandes volumes. Neste diapasão tem-se que Taiwan durante todo o ano de 2018 importou 570 mil ton. de milho do Brasil. No entanto, somente em janeiro de 2019 importou mais de 400 mil ton., ou seja, importou em um mês quase a totalidade de um ano.

    0
  • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG 06/02/2019 07:28

    Mercado está na mão da china compradora.... Discordo totalmente do analista nesse ponto... Penso que o mercado nunca esteve tão favorável aos preços e ao produtor como agora. Nunca houve na história perdas tão severas nas mais diversas culturas. E, ninguém para de comer ou se adapta a uma outra realidade da noite para o dia. Se o produtor rural, segurar as vendas por um certo espaço de tempo (que não precisa ser muito), os preços reagirão de forma muito contundente, pois faltará soja para o abastecimento mundial. É o que penso...

    0
  • Célio Azevedo II Rio de Janeiro - RJ 06/02/2019 01:01

    Todo apoio ao Bolsonaro!

    1
  • elcio sakai vianópolis - GO 05/02/2019 23:19

    ...Me falem de um ano em que se perdeu a produção em várias culturas, de norte a sul do Brasil ? ... sempre que houve perdas na soja, elas se alternavam entre o sul e centro oeste do País... Agora, neste ano, as perdas são gerais..., tenho até uma incerteza se conseguiremos atingir as 100 milhões de toneladas de soja... No caso de milho-verão no Goiás as perdas também serão grandes, porém a área plantada é pequena..., quando comparamos com a área da soja, este milho atenderá somente ao consumo interno do Estado, até chegar a safrinha..., ou pelo menos atendia, pois este ano pode ser exceção.

    0
    • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

      Perfeito sr. Elcio, também compartilho desta mesma visão. Jamais se viu tamanha quebra de safras, e elas ainda não estão resolvidas, pois o clima continua irregular. Eu mesmo tenho lavouras que estão em fase "secando florada e canivetinho" e dependem de muita chuva pela frente..

      1
  • AMERICO S. MAEOKA Londrina - PR 05/02/2019 19:25

    Não encontrei os aplicativos no IOS.

    0
  • João Biermann Tapera - RS 05/02/2019 18:09

    Depois de uma semana de altas temperaturas, tivemos chuvas mal distribuídas pelo RS nesse final de semana..., e a expectativa para os próximos dias não é boa.

    0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA 05/02/2019 17:46

    Existiu um tempo em que os agricultores eram de pequeno porte e viviam bem. Hoje os pequenos ou venderam suas áreas ou arrendam suas terras. Os que plantam arrendado pagam 20 sacas/ há de aluguel, então a terra tem que virar indústria com até três turnos/ano. Época de plantio , variedades rústicas , manejo de pragas e doenças , nada vale... O que vale é rodar a plantadeira moderna com seu trator cheio de cavalos e o autopropelido de um milhão. A cooperativa empurrando um monte de insumos , semente que custa mais do que carne de primeira , produtos milagreiros etc. Aí o tempo quando não ajuda fica catastrófico. Agricultor tem que pensar em custos menores sim e, se colherem menos, o preço sobe. De nada adianta buscar 70 sacas com custo de 50..., no menor problema com clima o lucro puffff.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Wilson, fico imaginando que somos os dentes de uma engrenagem e, essa "engrenagem" é o progresso. Ou seja, o "progresso" nos usa para continuar a girar e, nesse gira-gira somos moídos se quebrarmos, os dentes. ... ... Ou seja, o mercado é impessoal. ... ... Foi isso que sonhamos quando crianças, de nos tornarmos "não pessoas" quando ficássemos adultos. ... ... Alguns vão dizer: A culpa é da Aritmética, Matemática para os mais jovens, pois nos tornamos números e, quando você é um "número negativo", simplesmente é retirado do jogo. ... ... O jogo só tem uma regra, que é: SE DAR BEM !!!

      0
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Bacana sua visão Vilson, vejo que está havendo uma corrente crescente entre os produtores em se atentar ao que interessa que é o lucro, com muita atenção ao custo. O deslumbramento tem de diminuir mesmo. Vi produtor aqui em Goiás comprando essas megas plantadeiras para áreas relativamente pequenas, ainda que se considere a eficiência dessas máquinas, a possibilidade de plantio em janelas mais curtas, é uma conta que não fecha. Para alguns será um período de mudanças de paradigmas ou será difícil continuar na atividade.

      0
    • geraldo gentile Ibaiti - PR

      Parabéns pela excelente reflexão. Devemos plantar para lucrar e não para produzir muito. No Oeste do Paraná os sojicultores plantaram soja super precoce com o consequente aumento dos riscos pensando em plantar o milho safrinha com 20/30 dias de antecedência. Foi uma catástrofe. Não choveu, a soja (que é gorda e dá lucro) se perdeu e o milho safrinha, ainda que plantado mais cedo não deve dar grande lucratividade. Perderam-se as 2 safras. Restou prejuízo e contas penduradas em bancos, lojas e cooperativas. Devemos repensar todo o nosso trabalho para conciliarmos a melhor produtividade com custos baixos e, possivelmente, encontramos alternativas para o plantio de inverno fora do binômio milho/trigo ou, sem elas, deixarmos a terra em pousio. Abraços.

      2
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Boa noite, sou de Mamborê-PR, e na minha região não é muito viável milho safrinha, mas digo o seguinte: em todo inverno planto uma área com aveia branca e também faço rotação com milho no verão... então temos que rever nossos conceitos sobre lucro e sustentabilidade... concordo plenamente com o exposto nesse veículo por nosso amigo Nelson Harger. Abraços!

      0
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Em tempo,... tem sim em Mamborê áreas aptas à safrinha de milho!

      0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA 05/02/2019 17:09

    Deveríamos discutir está proposta ("Presidente da Aprosoja/MG recomenda que produtor diminua em 20% a produção ")... Ou, ao menos, não aumentar. Uma forma é a de mudar a maneira de pensar. R$ por há. Kg por há. Melhorar o manejo, plantar na melhor época de plantio... Afinal, fazer duas safras na maior parte do país significa duas safrinhas...

    0
    • PAULO ROBERTO BRAZ FIORESE São Domingos - SC

      É só diminuir o investimento em custeio, talvez a renda se mantenha.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      ...uma outra ideia seria fazer uma safra so', no periodo mais tradicional de chuvas (veja historico de 30 anos na climatempo), e nao arriscar a safrinha -- que e' mais perigosa e sempre rende menos.

      0
    • Milton Julio Wengrat Santo Augusto - RS

      Faz algum tempo que venho sugerindo a diminuição de àrea plantada em virtude da baixa remuneração ao agricultor. O preço dos insumos e das máquinas estão na estratosfera, é um absurdo uma colheitadeira valer quase vinte mil sacas de soja ou até mais se em 1977 já produziamos até 60 sacas por ha, e o custo de produção era em torno de 14 sacas e uma colheitadeira poderia ser comprada por 1600 sacas.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Milton, acho que o Sr. "matou a pau" ... ... Na realidade exite a transferência da riqueza do setor de produção da matéria-prima (Agricultura), para o setor de produção dos "insumos" do agronegócio.

      0
  • Marco Pugliesi 05/02/2019 09:07

    Interessante artigo parabéns... (https://www.logisticaavancada.com.br/).

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      MARCO ( senza s) Desconfie sempre do governo, ele nunca foi bonzinho----Em 1987 iniciou os trabalhos da Constituinte para libertar o cidadao da opressao do estado ( era uma alusao à ditadura)-----Em 1987 o estado retirava 27% de impostos, hoje retira 45% ( sempre as tres juntas)... ENTAO NUNCA ACREDITE NO GOVERNO DE QUAISQUER ESPECIES... PODE TER CERTEZA QUE DEPOIS DE DECLARAR O INVESTIMENTO

      0
  • geraldo gentile Ibaiti - PR 05/02/2019 07:59

    Soja em Ibaiti e região cozinhou com uma chuva rápida sobre o sol quentíssimo. Grãos colhidos com umidade de 11% em média. Perdas aumentam a cada dia. Colheitas da soja plantada em meados de outubro, em média de 45/60 sacas p/alqueire.... Muitas, muitíssimas, com 20/40 sacas. Difícil.

    1
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 05/02/2019 02:50

    Diz-se que: "a esperança é a última que morre".

    É com essa assertiva que vivo, no sentido de que aquela ideia, meio ou totalmente estapafúrdia de ver um "senhorinho" trabalhando para um Brasil melhor na seara do Senado Federal.

    Vê-se, nos detalhes, a profundidade das perguntas ao entrevistado e a euforia do entrevistador sobre o assunto dos bastidores no Senado.

    Sr. JOÃO BATISTA, sei que não vou ver meu sonho concretizado, mas a esperança de que o "senhorinho" alcance o status de Senador da República, penso, será bom para o Brasil e, para o Sr., pois esse velho matuto vê como os seus "olhos brilham" quando o Sr. está tratando do assunto.

    .... "E VAMOS EM FRENTE" ! ! ! ....

    1
    • geraldo gentile Ibaiti - PR

      Caro companheiro Rensi: Vc postou às 03:50 !!!! Que que é isso? Insônia? Notívago? KKKKK . Só para relaxar um pouco. Grande abraço.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). Você sabe por que os "velhos" não dormem bem? ... ... ... Porque têm medo de morrer dormindo... ...

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu peço a Deus para morrer dormindo (sofro de apneia)... Acho muito melhor do que ficar imobilizado na cama dando trabalho para os outros... Sr PAULO, eu compro melatonina nos Estados Unidos... e' um remedio natural que nao vicia--- A prima da minha mulher me deu de presente uma caixa de Hemitartarato de Zolpidem, tomo meio comprimido, durmo 12 horas..., mas tomo so' de vez em quando porque dizem que vicia...

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Geraldo, o senhor acaba de descobrir o motivo pelo qual os comentarios do sr Paulo sao recheados de filosofia...

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Desculpem-me, mas é só uma brincadeira de um velho matuto... Às vezes, a gente coloca algumas piadas que nada tem a ver... ... ... Quanto à doenças, não tenho a minima preocupação, pois tenho o melhor "plano" de saúde do país. ... Qual é o "plano"? ... ... NÃO FICAR DOENTE !!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlo, sinto muito pelo seu problema. ... ... Sou depressivo e, em 2004 fiz um tratamento com um médico ortomolecular e, foi o único que me tirou do "poço". ... ... Isso foi em 60 dias de tratamento. ... ... Até hoje brinco, se eu tiver uma pessoa que tenha me causado grande males, não deseja nada de mal a ela... ... Só desejo que ela sofra de depressão, pois é uma "coisa" que derruba o mais forte dos homens.... ... Eu cheguei, tomando remédios alopáticos, a ficar trancado dentro do quarto por mais de trinta dias e, chorando que nem "criança nova", por mais de 14 horas por dia. ... ... Pensa numa "coisa ruim"!!! .... Aí me indicaram esse médico de Londrina-PR. ... ... Após 90 dias de tratamento, me senti, "macho" e, não voltei mais nele para continuar o tratamento e, desde então não tomo remédio nenhum. De vez em quando "ela" vem e encosta, mas como tenho a consciência do meu problema, uso de algumas artimanhas e, vou levando ... ... Mas, nunca mais, desci no "poço" que me encontrava tomando remédios alopáticos. ... ... Esse médico tem um longo histórico de benefícios ... S e o Sr. tiver interesse entre no site .... ... https://www.google.com/search?q=Tsutomo+Higashi&oq=Tsutomo+Higashi&aqs=chrome..69i57j0.12130j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8 ... .... .... .... .... .... Espero que tenha ajudado.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Qualquer coisa pesquise TSUTOMO HIGASHI ... .... que é o nome do médico. No site o Sr. vai ver que ele está "bem velhinho". Mas, é só no visual, pois o "bicho" é uma "rocha".

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Peço desculpas aos leitores do FALA PRODUTOR, por tratar de um assunto tão "diferente", mas me senti na obrigação, de tentar ajudar um amigo, que só tenho conhecimento através de seus escritos, mas que muito admiro.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Seu testemunho e' util---- Espero que continue bom...

      0
    • Roberto Cadore Cruz Alta - RS

      Sr. Carlo Meloni, meu pai sofria muito de apnéia do sono, então o cardiologista dele sugeriu o uso do CPAP. Acredito que conheça o CPAP, se não, sugiro que dê uma olhada...o uso desse equipamento deu alguns anos de vida a mais para o meu pai.

      0
    • geraldo gentile Ibaiti - PR

      Que desculpas, que nada caro Rensi. Aqui é nossa casa e entre companheiros e amigos não existem "assuntos diferentes". Tudo é motivo para compartilhar idéias, experiências e vontade de aprender e ajudar. Grande abraço.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Cadore, nao conheço ; vou procurar me informar-----Muito obrigado

      0
  • Renato Santi Locatelli Alvorada do Sul - PR 04/02/2019 21:42

    Chuvas mal distribuidas... hoje passei pela regiao de Nantes, Iepe, Taciba e pude constatar que as perdas serão de 50 % ou mais.... folhas torrando

    2
  • Petter Zanotti Assis - SP 04/02/2019 19:19

    Chuvas foram muito localizadas e cobriram apenas pequena parte da região de Assis (SP), que ainda sofre muito com a estiagem prolongada! Teremos quebras expressivas, certamente!

    0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Aqui em Maracai nada de chuva..., a ultima chuva considerável foi dia 20/1.

      0
  • Edmeu Levorato Uberaba - MG 04/02/2019 17:20

    Só sei dizer que previsão de tempo só serve para furar e mais nada.

    1
    • Eduardo Lima Buqueroni Mimoso Do Sul - ES

      Pena que só fica na previsão... chuva que é bom nada... no máximo uma garoa que mal apaga a poeira.

      0