Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 15/06/2018 08:53

    Somos instrumentos de um sistema "estica X encolhe". Explico.

    Quando cito "instrumento", subentende-se que somos condicionados a nos comportarmos dessa maneira.

    Na economia do livre mercado, a queda de preços de um determinado bem, no caso as commodities agrícolas, está vinculado ao aumento de produtividade e da eficiência dos métodos de produção. Ocorre que as políticas dos diferentes países produtores, cria uma concorrência desleal, pois os insumos de produção representam pesos completamente diferentes no custo de produção.

    O Brasil, tem ao longo do tempo, usado inteligentemente seus recursos naturais, tornando-se um player de mercado, mas seus agentes da produção, têm sofrido sucessivos e recorrentes, reveses de políticas públicas, ora na taxa de câmbio, ora na instabilidade jurídica, ora na taxa de juros e, de "oras em oras", são décadas de incertezas que os sobreviventes do setor, contam em rodas de conversas como "troféus de batalhas vencidas".

    Mas são necessárias todas essas batalhas, se o país tivesse um sistema de representação diferente?

    Se aqueles que são responsáveis em definir as políticas públicas, tivessem uma consciência da realidade, não "errariam menos"?

    No caso, o sistema de votação distrital puro, coloca o eleito em constante contato com seu eleitorado, diminuindo bastante a possibilidade de tomadas de decisões "ausentes da realidade" de seus representados e, se durante a legislatura, o eleito se distanciasse de seus eleitores, o "recall" é uma boa ferramenta para "consertar" a escolha errada. Não se precisa esperar o tempo total do prazo da legislatura para "substituir" a peça errada no sistema.

    Não é o melhor dos mundos, mas com esses mecanismos, o "estica X encolhe" seria menos traumático.

    0