Fala Produtor - Mensagem

  • Antonio Nascimento campo mourão - PR 18/06/2018 12:11

    Sinuca de bico! Dias atras foi noticiado aqui no NA que estariamos com 48% de tendencia para El Nino para proxima safra verão, agora essa justamente o contrario. Inconstante como sempre. Vamos ter um acerto proximo ao plantio, neutralidade talvez , a velha cirurgia anuncia

    1
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Antonio, esse pessoal nao acerta nem previsao do dia, que dirá para daqui alguns dias ou meses. Aqui é quase tudo no achismo.

      3
    • JoãoDaiana Oliveira Goiânia - GO

      É difícil acertar Elton, sabe por que? Praticamente não existem estações meteorológicas no Brasil. Para você comparar: nos Estados Unidos a rede conectada é de mais de 30 mil estações, já no Brasil o número de estações do INMET não chega a 600. Aí complica!

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. João Oliveira, segue parte do abstratc do trabalho de diversos pesquisadores renomados do Brasil, cujo título é: Mapa de classificação climática de Köppen para o Brasil ... trabalho este editado em Fonte: Meteorologische Zeitschrift , Volume 22, Número 6, dezembro de 2013, pp. 711-728 (18) ... ... "Considerando a importância da classificação climática de Köppen para o Brasil (geografia, biologia, ecologia, meteorologia, hidrologia, agronomia, silvicultura e ciências ambientais), desenvolvemos um sistema de informações geográficas para identificar os tipos climáticos de Köppen com base em dados mensais de temperatura e precipitação de 2.950 estações meteorológicas. Os mapas de temperatura foram espacialmente descritos usando equações multivariadas que levaram em consideração as coordenadas geográficas e a altitude; e a resolução do mapa (100 m) foi semelhante ao modelo de elevação digital derivado da missão de topografia de radar de vaivém. Padrões de precipitação foram interpolados usando krigagem, com a mesma resolução de mapas de temperatura. O mapa climático final obtido para o Brasil (851.487.700 ha) possui alta resolução espacial (1 ha) que permite observar as variações climáticas ao nível da paisagem. Os resultados são apresentados em mapas, gráficos, diagramas e tabelas, permitindo aos usuários interpretar a ocorrência de tipos climáticos no Brasil. As zonas e os tipos de clima são referenciados às montanhas, planaltos e depressões mais importantes, marcos geográficos, rios e bacias hidrográficas e grandes cidades em todo o país, tornando a informação acessível a todos os níveis de usuários. O mapa climático não só mostrou que as zonas A, B e C representam aproximadamente 81%"... ... Veja que o número de estações é bem maior que as 600 do INMET...

      1
    • JoãoDaiana Oliveira Goiânia - GO

      Para fins de previsão do tempo, ao menos deveria ter dados de pressão barométrica, que é a principal variável modificadora do tempo. No estudo em questão, como em praticamente todas os sistemas de classificação climática, o que importa é a distribuição apenas de temperatura e precipitação. Nesse caso é possível encontrar mais de 600 estações, com certeza. Na verdade, atualmente esse número é próximo de 7 mil se considerarmos as estações da ANA, CEMADEN, aeroportos, INMET, fundações estaduais etc etc. Mas estações oficiais, completas, disponíveis como dado público, são apenas as do INMET e não passam de 600. O caminho é criar uma rede privada, aí todos ganham.

      0