Fala Produtor - Mensagem

  • Yoshio Hinata São Paulo - SP 23/11/2018 07:49

    Se não me engano o saudoso Antonio E. de Moraes falava que os índios deveriam ser inseridos na sociedade, e não se criar reservas.

    1
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      Quem conhece o MS observa nas ruas e estradas a miséria que os índios da região vivem: as aldeias são verdadeiras favelas rurais. Ao mesmo tempo o setor público tem um exército de burocratas pra assistí-los, mas cujas políticas só perpetuam essa miséria e não transformam os mesmos em cidadãos. A meu ver são manipulados, por ideologia ou pelo lucro, como no caso da absurda demarcação entre Terra Roxa e Guaira. Como lembro o sr. Yoshio acima, o índígena tem de ser inserido na sociedade, entrar no mercado de trabalho. Muitos trabalham no Mato Grosso do Sul , sem diferencial nenhum do "homem branco". O que existe é muita discriminação e intolerância, e não é isolando o índio em aldeias paupérrimas que se resolverá , muito menos tomando terras tornadas produtivas pelo trabalho dos agricultores.

      0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Sr. Luiz Alfredo, correta sua observação com relação a atual situação em que vivem os indígenas no MS , jogados à própria sorte pelos funcionários públicos da Funai..., não fosse os povos das regiões que os auxiliam com ajudas em alimentos e roupas , estes estariam em situação miserável .

      O que devemos ter sim a possibilidade de incluí-los na vida cotidiana dos povos brancos , os quais poderiam ter um emprego , uma profissão com qualificação e assim seriam inceridos na sociedade . ( Ex: os haitianos que hoje vivem no Brasil , apesar das diferenças de cultura , não tem tido dificuldade de se integrarem a sociedade).

      Com relação a intenção de demarcações em Terra Roxa e Guaíra é o maior crime que poderiam fazer . Não existe a mínima possibilidade de os índios se manterem , pois as áreas são todas agricultáveis .

      Graças ao novo Governo Bolsonaro que irá assumir este não irá permitir está barbaridade . E estes " Indígenas Fabricados " terão que retornar as suas regiões onde foram importados .

      O respeito a estes povos devem sempre ocorrer , nas os que realmente são índios, não os infiltrados por ONGs, Funai e Países estrangeiros que pretendem impedir o crescimento do Brasil.

      0
    • Yoshio Hinata São Paulo - SP

      Srs Luiz Alfredo e Edmilson, muito obrigado pelas opiniões... tambem estamos com muita esperança nas mudanças com novo governo Pres Bolsonaro... Esperamos que tenhamos oportunidades iguais para todos sem cotas etc.... importante e o governo voltar ao que fala Constituicao sobre o que é o papel do Estado, educacao, saude, seguranca, transporte, infraestrutura ... o restante deixe por conta do setor privado que, com certeza, vai gerar oportunidades iguais a todos.

      0