Fala Produtor - Mensagem

  • Tiago Gomes Goiânia - GO 10/03/2019 14:51

    Em escala macro concordo com a desprezível participação do ser humano na temperatura da terra. Físicos, astrofísicos e muitos climatologistas tem esse entendimento..., alguns poucos climatologistas, biólogos, geógrafos, artistas, politicos, esportistas, youtubers e cantores já entendem que a culpa de qualquer calor a mais é do ser humano. Fico com o primeiro grupo, que são os que de fato entendem da coisa em escala macro.

    Faço esse trabalho no dia a dia de alertar as pessoas sobre o as razões acerca desse possível aquecimento global, minimizando o sensacionalismo existente.

    Mas sempre pondero, em escala micro, temos de ter cuidado sim com o meio ambiente..., uso esse exemplo: imagine se reduzissemos pela metade a cobertura verde das cidades de Goiânia e Palmas (cidades quentes), imagina se colocássemos o gado para pastejar e pisotear aquela nascente do córrego, imagina se esses motores de ônibus ainda fossem aqueles antigos bastante poluentes, não pensando no caso em nossa camada de ozônio, mas sim no que respiramos diretamente daquela baforada?

    Não ganharíamos quase nada com isso e seríamos os prejudicados.

    O problema é quando essas questões de suposta culpa por aquecimento global entra na agenda mundial para de certa forma impedir o desenvolvimento de alguns países etc.

    22
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tiago, infelizmente voce não leu a carta do professor Molion na íntegra, e se leu não entendeu.... Eles encerram magistralmente,..."Esta perspectiva viabiliza a possibilidade de se universalizar "de uma forma inteiramente sustentável" os níveis gerais de bem-estar usufruídos pelos países mais avançados, em termos de infraestrutura de água, saneamento, energia, transportes, comunicações, serviços de saúde e educação e outras conquistas da vida civilizada moderna.

      A despeito dos falaciosos argumentos contrários a tal perspectiva, os principais obstáculos à sua concretização, em menos de duas gerações, são mentais e políticos, e não físicos e ambientais. Definitivamente, a política ambiental brasileira (aí incluída a agenda climática) precisa enquadrar-se nessa perspectiva".

      Essa sua "visão" de que algumas vacas podem "pastejar" perto de nascentes de córregos ou mesmo "acabar" com a nascente é absurda... Todas as nascentes do cerrado brasileiro são cercadas de brejos que impedem o transito de animais em sua proximidade. Se a vaca for pro brejo vai ficar atolada e morrer. A não ser que alguém julgue que os produtores rurais são burros e estúpidos e sequem essas nascentes por iniciativa própria..., mas nem assim, pois o máximo que se consegue é desviar ou armazenar essa água, pois ao contrário do que dizem, essa água não some. Como disse o professor e seu grupo..."A despeito dos falaciosos argumentos contrários a tal perspectiva, os principais obstáculos à sua concretização, em menos de duas gerações, são mentais e políticos, e não físicos e ambientais".

      13
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Rodrigo, li a carta e entendi, nenhuma ressalva a fazer. Ponderações que fiz foi em relação às minhas falas no dia a dia com as pessoas no assunto, só para se atentarem às questões macro e micro, e tentar desmitificar a questão da suposta culpa do aquecimento global. Quanto às nascentes, discordo, vc simplificou nascentes como brejos, locais em que as vacas não conseguem entrar?

      Não é por aí, amigo, em tempos de seca o gado circula por lá, pisoteando e compactado tudo, no passado até fazia sentido isso, como meu bisavô dizia era lá e na beira dos córregos que o gado comia um raminho verde para tentar vencer a seca e todos oravam para que nenhuma cabeça morresse na grota ou pastasse uma erva braba.., mas hoje isso não cabe mais com proteinados, etc.

      Vejo que a maioria hoje cerca, por motivos óbvios, pelo simples fato de ser infrutífero deixar gado pastando por ali.

      Evidentemente em alguns casos de nascentes difusas entendo ser viável o pastejo em parte da area encharcada... Afinal temos nascentes e nascentes e brejos e brejos.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      TIAGO, ninguem e' contrario às medidas necessarias de reduçao do aquecimento provocado pelo homem (carros, calefaçao, fabricas)... O que esta' errado e' utilizar o argumento para fins politicos jogando responsabilidades sobre causa que nada tem a ver... Alias, qualquer pessoa com um minimo de inteligencia sabe que se você direciona seus esforços sobre pontos errados... VOCÊ NAO CONSEGUE ALCANÇAR O OBJETIVO-----deu para entender???-----

      4