Fala Produtor - Mensagem

  • carlo meloni sao paulo - SP 16/04/2019 09:48

    O Vietna, naçao com territorio do tamanho do Estado de Sao Paulo e com 94 milhoes de habitantes , deslocou o Brasil em 2018 nas exportaçoes -------O pais tem governo marxista sendo que as empresas estatais so' representam 40% das industrias-----E' o segundo produtor mundial de cafe' e so' tem um segredo (como a China)... o cambio

    2
    • elcio sakai vianópolis - GO

      Lembro que há 25 anos o Vietnã iniciou um investimento agressivo em plantações de café. Hoje este país é o segundo maior exportador..., como as coisas mudam rápido.

      0
    • GERALDO JOSE DO AMARAL GENTILE Ibaiti, Parana, Brasil - PR

      Atençao cafeicultores... Agora vem a ETIÓPIA! milhões, milhões e milhões de cafeeiros estão sendo plantados naquele formoso País. Boas terras, mão de obra farta e barata. Vai ser um terrível concorrente. O Brasil deve dar adeus à cafeicultura tradicional pois o custo da mão de obra torna impossível concorrer com estes países. A cafeicultura brasileira deve se deslocar para o Oeste da Bahia e tornar-se totalmente mecanizada. A alternativa é produzir cafés de altíssima qualidade (muito difíceis no País onde produzimos - quando muito - um café mole como o Mineiro), ou bons cafés para liga com os suaves Colombianos. Triste, mas verdadeiro.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Geraldo eu acho que a sugestao do seu comentario e' o caminho certo para o Brasil---O Vietna' produziu o ano passado 28 milhoes de sacas da variedade robusta---Tanto o Vietna quanto a Etiopia sao naçoes comunistas, onde os agricultores sao posseiros da terra, e nao consideram no custo de produçao o custo da terra..

      0