Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 06/05/2019 05:57

    Nesta data o jornal paranaense Gazeta do Povo publicou um artigo cuja manchete é: ""Análise encontra agrotóxicos na água consumida pelos paranaenses". Segundo o artigo: "Uma mistura de diferentes agrotóxicos está presente na água que sai da torneira de mais de 90% das cidades do Paraná. A combinação foi detectada em coletas e análises realizadas por empresas de abastecimento do estado entre 2014 e 2017 e que integram relatórios do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde."

    Aí segue discorrendo dobre os pontos de vista dos lados que se opõem sob o tema. Aqueles que defendem a aplicação dos agroquímicos e os que atacam. Enfim é uma "guerra" de narrativas, onde prevalecem eufemismos do tipo: A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alertou que "a exposição crônica aos agrotóxicos, mesmo que em pequenas doses por longos períodos de tempo, podem causar diversos agravos à saúde da população". No entanto, garante que a água consumida no estado está dentro dos padrões de potabilidade.

    Lendo esse último depoimento da Sesa, que conclusão você chega?

    Enfim, a integra do artigo está no link ... ... https://www.gazetadopovo.com.br/parana/agrotoxicos-na-agua-cidades-do-parana/

    BOA LEITURA !!!

    6
    • Roberto Cadore Cruz Alta - RS

      Sr. Paulo, pelo que li na imprensa, 1.300 cidades no Brasil estariam com presença detectada de agrotóxicos, alguns potencialmente cancerígenos. Alguns estados fortes na agricultura são os mais afetados e áreas como as do arroz no RS, cultivado sob lâmina dágua, são claramente incidentes. É claro que teríamos que ampliar essas análises pra detectar também a contaminação pela população e pelas indústrias, mas no caso aqui estamos tratando de defensivos agrícolas. Não sei qual é a verdade e nem qual das atividades agrícolas está contribuindo mais com essa contaminação, mas, independente disso, nós agricultores temos de chamar a responsabilidade e ter consciência desses problemas e não tentar "negativar" nossa culpa.

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). Sr. Roberto, concordo com o Sr. Mas, ocorre que o buraco é mais embaixo. O "micro plastico" presente no meio ambiente, com certeza irá causas muito mais mazelas para a humanidade do que todos os outros poluentes produzidos pelo homem. ... ... Segue um link, que sempre tenho acessado pois, traz muitas "novidades" ... ... ... https://marsemfim.com.br/microplastico-descobertas-alarmantes/

      0