Fala Produtor - Mensagem
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 08/05/2019 03:25
-
Cassiano aozane
Vila nova do sul - RS
Buenas, pelo jeito nós, agropecuaristas, é que vamos pagar o pato da conta, sr Rensi, já que também na produtividade dependemos do clima e temos que aceitar o que vier..., quando tudo favorece, é uma beleza, mas quando a coisa atravessa...
-
Cassiano aozane
Vila nova do sul - RS
Qual é a situação atual dos sojicultores brasileiros?
Essa é a pergunta que mais dói nos ouvidos da classe dos produtores rurais. Existem respostas de toda ordem. Mas o que realmente importa?
O que é necessário para se obter renda na atividade?
Há duas saídas.
I- Aumento de preço
II- Redução de custo
No caso do setor produtivo de commodities agrícolas, as leis de mercado são da concorrência perfeita. O produtor é tomador de preços dos insumos e, tomador de preço do seu bem produzido. Ou seja, diante dessa realidade a primeira "saída" está fora de questão. Resta a segunda opção.
Mas, como ele, também, é tomador de preços dos insumos. Qual é alternativa que lhe resta?
Vivemos tempos de grandes mudanças: Globalização, Mudanças de costumes, de valores sociais. Mas, àquela semente que vai germinar, crescer, florir e, frutificar. Ainda é colocada no mesmo "chão" formado há milhares de anos e, que ainda pouco o conhecemos.
Ah! Outro item que deve ser focado é o "peso" tributário a que somos submetidos. Tanto como produtores de riquezas e, como consumidores de bens e serviços; dentro desse território que chamamos de "meu" país. Será mesmo que somos mesmo donos dele, ou são aqueles que dizem nos governar.
O povo tem o poder de eleger. Mas não tem o poder de "demitir" o eleito ! É esse o objetivo que deve ser buscado e alcançado, para que nossas vidas tenham rumo. Nós somos os donos delas!!!