Fala Produtor - Mensagem
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 03/06/2019 20:28
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
É quase um chavão, mas vou responder. Para garantir renda em qualquer atividade e aumentar os lucros é necessário reduzir os custos e aumentar a produtividade ao mesmo tempo. A terra é o principal componente do capital economico, sem ela não dá para plantar, e por isso os MST da vida entoaram loas à terra. Um homem ou um grupo de homens não necessita de multinacionais, de tratores, de plantadeiras sofisticadas para sobreviver, ele só precisa de terra e água. Não foi o homem quem inventou isso, esse serzinho boçal que anda por ai se achando o tal. Em todo manual de economia que leio é consenso, o trabalhador americano, o trabalhador alemão, tem renda maior que do trabalhador brasileiro por que produz até 4 vezes mais, ou seja, aquilo que um brasileiro leva uma hora para fazer, eles fazem em 15 minutos. Sobre as diversidades, elas sempre existiram e existirão até o fim dos tempos, mesmo assim existem inúmeros mecanismos de proteção no mercado de futuros, onde qualquer produtor disposto a isso pode travar os preços. Finalizo aqui Sr. Rensi com uma provocação, uma pergunta que eu mesmo reponderei... voce sabe qual o custo da corrupção no Brasil? A construção de uma estrada, o fornecimento de educação pública, de previdencia pública, de saúde pública e inúmeros outros que voce pode se divertir pensando. Mesmo não sendo dificil de entender isso vou explicar. Para que burocratas e politicos tenham lucro com a corrupção é preciso construir coisas, elaborar e executar projetos e outras coisas mais, o custo para se ter lucro nesse tipo de negócio são as obras de infraestrutura, a educação pública, a previdencia pública etc... Tudo isso foi feito para nos roubar, e de lambuja acrescentam um estado pantagruélico comedor de inúmeros impostos...e as principais dificuldades dos empreendedores do país, os legitimos não esses mequetrefes que vivem pendurados no bolso da pobreza, são essas;
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
... "OU SEJA" ... A "complicação" somos nós que criamos... As "instituições" que criamos para descomplicar a convivência, na verdade elas servem para ... COMPLICAR !!!
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Tenho plena consciência de que não possuo qualidades de um "Ramanujan". Cada dia que passa, a necessidade em aplicar conhecimentos matemáticos que vão da álgebra, integrais e matemática financeira, para calcular o (possível) resultado da renda na atividade agropecuária.
Graças a Deus que hoje existem Apps para tudo Mas, diante de tantos sacolejos, me pergunto: O que é mais importante?
Perseguir aumento de produtividade?
Perseguir redução de custo?
Perseguir o que? ... Para garantir renda na atividade...
Veja que, quanto mais se pergunta, mais complexas ficam as respostas...
Nós estufamos o peito em afirmar que "o Brasil é o celeiro do mundo". Mas diante de tanto protagonismo, quais os fundamentos que garantem a resiliência em nos manter na atividade?
Sei que não são os fortes ou os fracos que se sagram vencedores. Mas, sim àqueles que se adaptam as circunstâncias. Mas quais circunstâncias?
Existem: diversidades climáticas, políticas, econômicas e, eteceteras...
Como muitos dizem: "É COMPLICADO" !!!