Fala Produtor - Mensagem

  • Valdoel Da Silva Junior Guaxupé - MG 08/07/2019 18:23

    Que tal esse povo do mercado vir dar uma volta pelas milhares de lavouras afetadas e ver o quanto a produção do ano que vem será afetada!!! Eles só querem saber de se aproveitarem dos produtores - baixando os preços para terem maiores lucros, enquanto os produtores têm de vender sem nenhum ganho para cobrir os gastos... Lamentável!!!!

    2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Valdoel e Sr. André Mariani, longe de mim fazer a defesa do mercado financeiro, mas não há ninguém roubando o produtor rural... Aqui no MT eu pago a erva mate, produzida no RS, SC e PR, a 25 reais o kilo... e o café tenho aqui, o mais barato, por 16 reais o kilo... Então o mercado futuro fica tentando adivinhar o preço, ou seja, para cada investidor que compra acreditando que vai subir é preciso um vendedor que acredita que vai cair. Dessa forma, quando os agentes "inundam" o mercado com contratos de venda, existem obviamente compradores para esses contratos..., se cair, o vendedor ganha e se subir o comprador ganha... Ocorre também que nem sempre o mercado futuro é um jogo de soma zero, isso quer dizer que para alguém ganhar, um outro deve perder. Existem momentos em que um comprador que quer realizar lucro, vende sua posição... e isso não significa que quem comprou vai perder, pois o café pode continuar subindo e lá na frente este segundo comprador pode vender a outro, que também pode não incorrer em prejuízo, pois ainda pode o café pode continuar subindo... Quero dizer com isso (apenas é uma tentativa) de demonstrar que se você acredita que, lá na frente, o preço vai subir, compre opções (Call) E se perceber que o preço pode cair, compre uma put. Existem só dois tipos, a opção de venda e a opção de compra, ambas a um preço determinado, com uma data também determinada. As corretoras ligadas à B3 estão aí para explicar melhor do que eu. Os preços dos prêmios variam conforme a oferta e a procura. Geralmente ficam em torno de 2% do valor do produto ... O importante é o produtor ficar protegido. Quem fica fora do mercado futuro é um especulador.. É isso o que penso... enquanto o produtor não usar a sabedoria que possui e utilizar no mercado de futuros as dificuldades serão maiores toda vez que o preço cair. Se não pude ser claro o suficiente, isso se deve às minha limitações.

      4
    • Valdoel Da Silva Junior Guaxupé - MG

      Sr. Rodrigo, primeiramente gostaria de esclarecer que eu entendo como o mercado funciona. (comprar na baixa e vender na alta). Isso é que não dá para entender... A geada ocorreu, isso é um fato!!! Lavouras foram atingidas! Dezenas de milhares de pés de café irão morrer ou terão sua produção do ano que vem afetadas! As regiões que mais produzem foram atingidas! Isso é visível a quem quiser ver. Produtores relatam queda de 20 a 30% de suas produções totais para o ano que vem. Eu ja te digo, vai haver falta de café para atender o consumo que só cresce! Ano que vem não haverá uma safra recorde como muitos apontam por causa desta geada. Um contra ponto que poderia amenizar a frustração do produtor pelas perdas é o preço e o mesmo é desanimador! Estamos em época de colheira e precisamos de dinheiro para cobrir os custos. Este vem da venda do café! O problema maior para nó produtores é que não podemos esperar até o mercado enxergar a realidade que está ai após esta geada. Estou expressando aqui minha frustração e meu desanimo para continuar produzindo algo que não tem o devido valor no mercado. Acredito que os produtores de café tem que ter muito mais paciência para aguardar preços acima dos R$ 500,00 a saca, que para mim é um valor justo e animador, do que motivação para plantar mais!

      1