Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 09/07/2019 07:37

    A frase "eu vejo, eu ouço" é uma referência ao versículo do Êxodo 3:7 da Bíblia, onde está escrito: "Disse o senhor: de fato tenho visto a opressão sobre o Meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo". Nos espaços religiosos, "eu vejo, eu ouço, eu sei" é usada para se referir informalmente ao trecho bíblico.

    Quanto ao "eu vejo, eu ouço" é uma ferramenta muito usada pela humanidade desde sempre.

    Tomemos como exemplo: A narrativa quanto a um elemento do binômio "solo-planta".

    A primeira atitude para se conhecer o solo é colher amostras e fazer uma análise laboratorial, para quantificar seus elementos químicos.

    Se for necessário o uso de corretivos, o argumento é que deve-se elevar o pH, corrigindo a acidez do solo, neutralizar o alumínio tóxico, melhorar as condições físico-química do solo. Enfim, "não vejo, não ouço" desde minha formação acadêmica, que o Ca e Mg, presentes no corretivo atuam de forma benéfica aos microrganismos do solo, proporcionando um meio apropriado para um melhor desenvolvimento da atividade microbiana do solo.

    Há uma corrente de empresas comerciais que estão caminhando para essa narrativa. Mas, como sempre, com interesses comerciais. Vendem microrganismos "ensacados", seres que vivem livres na natureza. Para que eles tenham um papel relevante na sua propriedade, é só proporcionar condições favoráveis que eles vão virar protagonistas. Eles estão aí há bilhões de anos...

    A prática do plantio direto (PD), além de evitar os ataques diretos do sol, chuva, vento e, outros processos físicos. Atua, também, proporcionando condições favoráveis a uma maior atividade microbiana do solo. Falta fazer os ajustes "finos" do violino "solo"... Para que a sinfonia "solo-planta" se torne uma melodia de alto valor e, que proporcione renda aos produtores.

    2
    • Antonio Nascimento campo mourão - PR

      Positivo! Sr Paulo, em uma boa mata tem EM de montão.

      0