Fala Produtor - Mensagem
-
João Paulo 19/07/2019 16:31
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
China: as estatais chinesas e alguns grandes grupos de industriais privados estão pedindo ao governo a liberação de tarifa para a importação de 6,0 MMT de soja americana, por 30 dias. São duas as principais razões : 1) o governo anunciou o desbloqueio da peste suína em 24 províncias onde a peste foi contida, o que aumentará a demanda por proteína para a formulação de rações; 2) alegam o baixo conteúdo de proteína da soja brasileira e precisam da soja americana para fins comparativos.... Nesse contexto já perdemos boa parte do prêmio que remunerava melhor a soja brasileira pela qualidade... Todos sabemos que o mixing de soja ardida reduz drasticamente a solubilidade do farelo de soja e prejudica o apronte dos rebanhos, com grandes prejuízos para a cadeia. Produtores devem analisar se é resultado na semente intacta, porque esta tem se mostrado muito vulnerável até para armazenamento de longo prazo.
-
Gilberto Rossetto
Brianorte - MT
Liones Severo sempre sendo muito claro em suas explanações, parabéns... Fica a dica dele, que acho que deveríamos começar a avaliar seriamente: vale a pena fazer altos investimentos para colher 10 sacos a mais e depois perdê-los por falta de demanda? Outro conselho de Liones: será que o Brasil está de aliando ao país certo? Se referindo a aproximação do atual governo brasileiro com os EUA em detrimento a China e demais países compradores dos nossos produtos agrícolas... Sobre a produção, está claro que, sem demanda, é burrice aumentar a produção, mais maior burrice ainda seria se essa produção tem base em custos adicionais, tipo alta tecnologia, insumos e maquinários - que só servem para enriquecer as fornecedores de insumos e fabricantes de máquinas... Sobre os parceiros comerciais, acho que não devemos fechar as portas para ninguém..., quem tiver mais fome que compre nossos produtos (e pelo jeito não serão os americanos).
-
leandro carlos amaral
Itambé - PR
Sobre a qualidade da soja brasileira... é fácil joga a culpa no produtor, mas temos de lembrar que grande parte dos produtores entregam sua safra em cooperativas, cerealistas, etc, ... importante: entregamos a soja já descontada de impurezas e umidade..., e quando essas firmas embarcam o produto, as impurezas reaparecem... colocam água nas esteiras de embarques para voltar a umidade ... não seria esse o problema?...
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Que excelente entrevista. Pela primeira vez vejo aqui um analista que defende o produtor brasileiro com muito entusiasmo.