Fala Produtor - Mensagem

  • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR 26/07/2019 08:11

    Liones Severo, o sr. poderia nos esclarecer sobre essa notícia de cancelamento de embarques pela China, pois sua informação é sempre fundamentada... abraços e obrigado!

    1
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Os exportadores dos EUA, em seus registros de vendas no USDA, sempre incluem origens opcionais, ou seja, poderão optar pela entrega do produto de qualquer dessas origens, negociados as diferenças de preços. Quando fazem a opção de entrega de soja brasileira, então cancelam o registro de soja americana no USDA. Os chineses não deixam de receber o produto, portanto não corresponde a um cancelamento de negócio, porque isto não existe, mas sim entrega de outra origem. Acontece que com os preços deprimidos da CBOT, os prêmios (basis) dos produtos americanos, tanto soja como milho, dispararam no mercado interno, porque os produtores resistem em vender nas bases atuais. Para agravar a situação os fretes marítimos dos EUA para a China/Ásia, dispararam e estão cerca de us$ 19,00 por ton ou 50 cents/bu, mais dispendioso do que da América do Sul (BR/AR) para o mesmo destino. O realce dos prêmios já engoliu a margem de processamento de milho para a produção de etanol que está sendo suspensa por grandes usinas, como a Plymonth Energy, que comunicou ao mercado que não mais irá operar com prejuízo. Também a margem da indústria de soja já está em níveis críticos, em níveis mais baixos dos últimos 10 anos. A discussão se estabelece que o governo americano não somente terá que socorrer aos produtores, como também os processadores e exportadores. Isto se não houver acordo na negociações com a China. Veja este comentário dos americanos "Havia muitas histórias sobre o programa de bem-estar do agricultor para pagar os agricultores por causa da falta de progresso nas negociações comerciais da China. "Parece que precisamos conversar com alguém sobre o comércio, porque toda a indústria americana está sofrendo. Talvez precisemos de subsídios para processadores e exportadores também. Se o governo dos EUA ficar sem dinheiro, eles podem ter que pegar emprestado da Cargill. Eles ainda têm dinheiro em sua conta bancária."

      Concluindo, a soja brasileira está mais barata que a soja norte-americana, mesmo com a eliminação da tarifa de 25% da China. abraços

      5