Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 03/08/2019 01:54

    Em todo assunto são os conceitos que falam mais alto.

    Bem, o conceito de economia é, segundo os entendidos: "uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais".

    Quanto a mercado: "se refere à área onde são realizadas transações econômicas, isto é, uma troca de bens e serviços entre particulares, empresas ou outro tipo de organização. A existência do mercado é de grande importância no desenvolvimento da economia, da sociedade e das instituições, além de ser a principal atividade econômica do homem".

    Qual a realidade que vivenciamos? Por acaso é diferente desses conceitos?

    Então, existem pessoas que seguem as ideias liberais, outras não.

    Lendo um artigo de Lucrezia Reichlin, ex-diretora de pesquisa do Banco Central Europeu, onde ela cita que a Zona do Euro cresceu bem menos do que os EUA, desde a crise de 2008. Os formuladores de políticas da zona do euro devem, portanto, encontrar a vontade política de elaborar um pacote abrangente de medidas financeiras e fiscais destinadas a injetar novas energias no projeto europeu. Essa abordagem combinada é essencial para enfrentar a profunda aversão ao risco que enfraquece o crescimento em toda a zona do euro".

    Em outra palavras: para obter crescimento econômico deve-se ser corajoso e enfrentar os riscos.

    Qual é o risco de governar um país como o Brasil?

    Acredito que são enormes. Então, na minha condição de "velho matuto", penso, só de estancar o grosso da corrupção já é o primeiro passo.

    E como para alcançar um objetivo, deve-se caminhar para chegar lá. Vejo que "de passo em passo", o objetivo será alcançado. Pois, a direção, no meu entender, está correta.

    Veja que não estou elencando "issos & aquilos" pois, não sou "expert" em economia ou qualquer outra área. Sou só um velho matuto sem rosto & sombra...

    2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Paulo, com relaçao ao mercado comum europeu a coisa e' complicada, porque faz pensar que se trata de um mercado unico, mas na realidade nao e'.... Se um empresario vende para fora da naçao e o cliente nao paga , e' extremamente dificil reaver o dinheiro... A inflaçao tem componente psicologico, entao ao longo do tempo a inflaçao e' diferente em cada naçao... Com isso a naçao cuja inflaçao e' menor, ganha poder competitivo em seus produtos ( Alemanha) mas onde a inflaçao e' mais alta (França/Italia) perde-se poder de compra... Os governos e a estrutura administrativa sao independentes em cada naçao , disso resulta em diferenças nos gastos e nos beneficios sociais... O grupo tenta neutralizar e contornar esses problemas anexando paulatinamente novas naçoes, para aproveitar o impulso inicial que esses novos mercados agregam... Entao a aprovaçao do Mercosul (que ficara' no forno mais dois ou tres anos) e' na realidade um abraço de afogados, que tentam se apoiar em novos mercados para nao afogar... A inglaterra percebeu o marasmo e se retirou... A nossa salvaçao sera' a briga de Macron com Bolsonaro, porque, apesar da França estar no grupo, ele defende com todo vigor seus agricultores...

      2