Fala Produtor - Mensagem

  • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS 17/03/2020 12:04

    O desrespeito e a ignorância sempre foram traços imutáveis do comportamento ocidental, mas no Brasil ganham maior intensidade ao se misturarem com a estupidez que se encontra increpada no DNA de alguns... Ontem, uma pseudo-liderança politica, me acusou de "comunista" por ter feito uma defesa a honra do povo chinês. Há muito tempo que me acostumei a rir de idiotas, ainda mais de quem puxou o saco do Lula/Dilma ontem e hoje lambe o chão onde o Governo Bolsonaro pisa, por haver se acostumado a parasitar a existência alheia, a não pagar as contas no vencimento e clamar por subsídios de todas as formas possíveis e imagináveis... Gente mal caráter, arrogante e burra no nosso setor, infelizmente, ainda existe e alguns conseguem arregimentar um rebanho de seguidores... O bom é que os novos ares e manifestações como as de 15/03 prometem gerar um contágio positivo que irá descontaminar o ambiente de figuras tão patogênicas... Quanto ao artigo, não fiz para agradar a ninguém e deixei exposto logo no início que estava aberto a controvérsias dirigidas com honestidade intelectual, respeito e senso do bem comum. Novamente, reitero que me renderei à mudança de opinião, se me forem apresentados argumentos sólidos, além de reconhecer publicamente e homenagear quem trouxer melhores fundamentos... É assim que crescemos... Por enquanto fica a constatação de que o Agro do Brasil sem a China não teria chegado ao nível que estamos... Como diz o meu Amigo Liones Severo, "a demanda é uma variável mais concreta do que a oferta que é uma promessa"... Nesse caso, o respeito é bom é necessário, já que conserva amigos e o fluxo de negocios tão necessários à nossa sobrevivência

    9
    • Alberto Maria Bento Dourados - MS

      Perfeito Eduardo, fostes de uma lucidez e de um conhecimento incrível, parabens !

      7
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Vou me permitir discordar totalmente do Sr. Eduardo. A China não é honesta, é suja. Quantos vírus, epidemias, pandeminias vem da China??? cinco, se não me engano em menos de quinze anos. Será que tem o direito de arriscarem nossas vidas por interesses comerciais?

      Passou da hora de dar um basta nisso.., ou até quando ficaremos de cabeça baixa dizendo "sim senhol". O Sr. Eduardo não me parece ser um produtor, não sente na carne os problemas que encontramos quando China ou Russia ou União Europeia aprontam alguma "molecagem". E não me parece ser gaúcho. E se for gaúcho devo lembrar-lhe de uma pequena frase no hino do Rio Grande: "Povo sem virtude acaba sendo escravo". Moro no Paraná, mas sou gaúcho das missões e colorado. Não me curvo diante de poderio econômico.

      34
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Segundo a CNN , o presidente Xi Jinping fez um discurso interno ao partido comunista no dia 07/01, admitindo a existência do SARS-CoV -2 . Publicamente ele somente admitiu em 20/01. Nestes 13 dias, o PC chinês organizou dois banquetes populares, com mais de 40 mil famílias em cada um, em Hubei, na tentativa de quebrar um recorde mundial, e mostrar normalidade. Além do mais, segundo os próprios oficias chineses, o primeiro caso de Covid foi constatado em 19/11. Por dois meses o governo tentou esconder o problema.

      6
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Não estou dizendo que este virus foi fabricado deliberadamente, mas muitas evidências mostram que o PC Chinês tentou abafar o caso. Lembram de Chernobil? quando a União Soviética admitiu a explosão do reator, a nuvem radioativa já estava na Alemanha. E assim como o Politburo russo, o governo Chinês é uma ditadura.

      7
    • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

      Prezado Sr. Cesar Augusto Schmitt, não me cabe tentar convencer-lhe de que os seus conceitos estão equivocados, pois não pretendo sustentar o bastião de dono da verdade. Nunca foi do meu perfil esse tipo de postura. Unicamente, antes de me expor gratuitamente e de forma pública com uma manifestação a partir de um artigo num veículo que possui mais de 130.000 visualizações diárias, a prudência me exige o cuidado de não ser leviano e de falar com conhecimento de causa, amparado em dados irrefutáveis. É dessa forma que procuro me posicionar.

      Quanto a impressão que lhe causei de não ser Produtor, posso dizer-lhe que o sr. está errado. Venho de família de produtores dos dois lados, participei como sócio de parcerias no cultivo de soja, milho e arroz e financiei a vários produtores com capital próprio durante anos, cobrindo uma área de alguns milhares de hectares. Através do meu conhecimento e relacionamento na China, em conjunto com o Noticias Agrícolas, contribuí decisivamente para que os Produtores Rurais do Brasil deixassem de pagar a tarifa antidumping do Glifosato, o que permitiu nos últimos 10 anos uma economia de superior a USD 5 bilhões. Me parece que os benefícios dessa economia o sr deva sentir, mesmo não sabendo de onde vem e/ou quem foi o responsável. Não cobrei um centavo por isso. Conheço muito bem as dores verdadeiras dos Produtores Rurais e há vários anos faço trabalhos "voluntários" para o setor, simplesmente por acreditar no valioso empreendedorismo e honestidade de muitos. Não apoio malandragens setoriais e muito menos a políticos emprenhadores de orelhas.

      Ao não lhe parecer gaúcho, novamente o sr se equivoca, pois sou gaúcho do tipo "pêlo duro" com a árvore genealógica concentrada na fronteira do Rio Grande do Sul. Meus descendentes guerrearam na Revolução Farroupilha pela Independência do Rio Grande e meu avô paterno lutou na Revolução de 1930. Por ser dessa estirpe peleadora, nunca tive medo de controvérsia, principalmente quando a causa vale a pena e o inimigo não é pequeno. Do meu lado gauchesco, a virtude está em brigar pelo que é certo, contra a ignorância, as injustiças e a ingratidão. Eu não me curvo diante do "poderio econômico" de quem quer que seja, talvez seja esse o nosso ponto de concordância, já que imagino que o Senhor - como eu - seja daqueles que paga 100% das contas à vista e não se financia com terceiros. Por isso, que me sinto tranquilo em chamar de sem vergonhas aqueles que acusam levianamente os chineses sem apresentarem provas cabais. Como gaúcho legítimo, de descendência sem cruza, não peço favor a ninguém e nem me vitimizo. Na minha família, crescemos com o sentimento de gratidão e respeito por quem nos ajudou. O mesmo carrego na minha vida profissional em relação aos meus clientes e aos clientes dos meus clientes, e assim, sucessivamente, mesmo aqueles que estão distantes como os chineses que se encontram no destino final.

      6
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Woah.....palavras ao vento..........sabedoria do povo navajo.

      5
    • Nevile Miotto Seberi - RS

      Nós, gaúchos, estamos mais prá "charruas"...

      1