Fala Produtor - Mensagem

  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO 16/07/2020 15:38

    De grande valor os pontos levantados e discutidos pelo ENTREVISTADOR E ENTREVISTADO, relacionados ao tema SEMENTES...

    No entanto, dois comentários de relevância, no meu entendimento:

    1) A menor "vida útil" de uma cultivar no mercado, pela maior velocidade de lançamento de novos materiais(cultivares), não é, necessariamente, POSITIVO para nós, produtores de grãos! A "busca" pela "CULTIVAR PERFEITA" acaba afetando negativamente, a ponto, por exemplo, de nem se "APRENDER" a trabalhar com determinada variedade em uma situação específica de solo, manejo, microclima, etc., e vamos atrás de outra..., e outra. Inúmeros e bons materiais acabam sendo "sacrificados" e substituídos... Nessa mesma linha de raciocínio, tantas outras cultivares são "PRECOCEMENTE LANÇADOS" e só vão "APRESENTAR DEFEITOS" depois de alguns anos de uso comercial.

    2) Com o uso de sementes certificadas, quando algum problema a campo acontece, ainda que teoricamente haja A QUEM RECORRER(por uma garantia de GERMINAÇÃO, por exemplo) em muitos casos só gera desgastes e não se assume as responsabilidades devidas.., deixando "A BOMBA" nas mãos do AGRICULTOR, situação mais comum do que se pensa..

    Esta última situação, muitas das vezes até desencoraja o Agricultor a gastar quatro, cinco.., ou mais reais por kg de sementes ditas "CERTIFICADAS" em detrimento do uso de sementes SALVAS...

    Finalizando, há muito que se trabalhar para chegarmos a uma situação, digamos, se não ideal, mas pelo menos razoável e sustentável para todos os elos envolvidos.

    De qualquer forma, é preciso os agentes do processo sentarem-se à mesa para discussão dos gargalos e proposição de soluções factíveis e inteligentes.., o que resultará em benefícios para todos!

    3